• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
8 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Artes Visuais Mirante

Os pequenos e sublimes formatos de Masao Yamamoto

Em exposição no MON, 'O Sensei das Imagens Pequenas' nos permite vislumbrar o incrível e peculiar conjunto da obra do fotógrafo japonês Masao Yamamoto.

Mariana Benevides por Mariana Benevides
27 de agosto de 2017
em Mirante
A A
Os pequenos e sublimes formatos de Masao Yamamoto

Da série "Nakazora", Masao Yamamoto. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Fui ao Museu Oscar Niemeyer (MON) com o exclusivo intuito de conhecer o trabalho de Masao Yamamoto. Antes de minha visita, ao pesquisá-lo brevemente na internet, me surpreendi com fotos analógicas diferentes de qualquer coisa que eu tenha visto nos últimos tempos.

Não é só o fato de que Yamamoto é conhecido por fotografias de pequeno formato, com impressões que cabem na palma da mão – é que suas obras carregam uma atmosfera fantasmagórica, caracterizada por ambientes isolados e monocromáticos. É como poder segurar entre os dedos o retrato de um mundo diferente do nosso; frio e desértico, porém instigante e sedutor.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Na sala de exibição do museu, grandes molduras protegem as frágeis obras de Masao Yamamoto, que, endosso mais uma vez, são tão pequenas quanto a mão de quem vos escreve. Além disso, suas impressões têm as bordas mastigadas, ligeiramente rasgadas e carcomidas pelo tempo.

Que o leitor não se engane quanto à qualidade e ao prestígio do fotógrafo com as características pré-citadas: elas reforçam justamente todo o misticismo que revolve os universos criados por Yamamoto.

O caráter intimista das fotografias evidencia também seu olhar meticuloso, atento a detalhes que podem passar facilmente despercebidos a outrem.

Os amassados das impressões são propositais – esse aspecto envelhecido e carcomido resulta da inquietude do artista, que carrega suas fotografias impressas no bolso, justamente com o intuito de imprimir-lhes a particularidade da ação do tempo.

O caráter intimista das fotografias evidencia também seu olhar meticuloso, atento a detalhes que podem passar facilmente despercebidos a outrem. Natureza, sombras, nuvens e céu carregam em peso O Sensei das Imagens Pequenas.

Os jogos de luz empregados pelo Sensei – mestre, em japonês – direcionam os olhos para os pontos mais intensos das imagens, que considero bastante minimalistas. Tanto em tamanho quanto em elementos que carregam a atmosfera de suas obras, Yamamoto prova que “menos é mais”. Um trabalho potente, intenso e imperdível, que merece ser visto de perto.

SERVIÇO | Masao Yamamoto: O Sensei das Imagens Pequenas

Quando: De 23 de agosto a 22 de outubro de 2017, terça a domingo, das 10h às 18h;
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON) – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico;
Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: artes visuaisCuritibaexposiçãofotoFotografiaJapãomasao yamamotoMONMuseu Oscar NiemeyerO Sensei das Imagens Pequenassensei
Post Anterior

Cinemarden: Filmes da minha vida #2

Próximo Post

‘Como Nossos Pais’ traz uma profunda reflexão sobre estruturas familiares

Posts Relacionados

‘Grid’ leva o abstracionismo geométrico de Ascânio MMM ao MON

‘Grid’ leva o abstracionismo geométrico de Ascânio MMM ao MON

2 de agosto de 2022
‘Bancos Indígenas do Brasil’ coloca arte indígena no MON

‘Bancos Indígenas do Brasil’ coloca arte indígena no MON

8 de julho de 2022

Salão Arte em Vidro Brasil 2022 torna Curitiba o centro da arte vidreira

4 de julho de 2022

‘Noite Ciborgue’ chega à Caixa Cultural Curitiba refletindo relação ser humano e tecnologia

30 de junho de 2022

Museu da Imigração Japonesa inaugura novo andar com destaque à cultura pop

27 de junho de 2022

RIOFESTIV.AL: horas e mais horas de imersão artística virtual

1 de setembro de 2018

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’: o amor pelo que ele é (e não é)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In