• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Canal Zero

A morte do romance rosa

Matheus Urbano por Matheus Urbano
9 de novembro de 2018
em Canal Zero
A A
'Mil e Uma Noites' é um claro representativo da morte do romance rosa

'Mil e Uma Noites' é um claro representativo da morte do romance rosa, até a mais "tradicional" das tramas guarda lá suas doses de renovação. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Meus caros, estamos aqui para velar aquele gênero que nos trouxe alegrias, tristezas, risadas, maldades, bondades e paixão, muita paixão. Morre a inesquecível… novela, ou quase, para algumas pessoas como a escritora cubana Delia Fiallo, a responsável por trás de sucessos mundiais como Esmeralda, Rosalinda, O Privilégio de Amar, Sigo Te Amando e tantas outras, realmente: o gênero morreu de vez. Mas, ao menos para o mercado, isso não vai acontecer tão cedo.

Para Delia, talvez a novela na qual a mocinha é vulnerável, os vilões são maniqueístas e o mocinho é altamente conquistador perdeu seu contorno romântico. Hoje, é muito mais fácil você encontrar uma narrativa dessas em qualquer livro da série Cinquenta Tons do que na TV. E ainda assim, para o amante da novela clássica, esse é um livro que na TV faria o telespectador, na melhor das hipóteses, corar.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Eis que, com a chegada da década de 2010, a sangria foi estancada. Em todo o mundo, algo que era impensável acabou por dar sobrevida as tramas: o amor em segundo plano

Foi necessária a renovação. A crise começou a se deflagar no meio dos anos 2000, quando as audiências em todo o mundo começaram a cair vertiginosamente. Alguém consegue lembrar do enredo de novelas como Desejo Proibido, Três Irmãs e Beleza Pura sem consultar o Google? Pois é, nem eu. No México, então, maior exportador do filão, os sucessos de audiência no próprio país e internacionalmente falando começaram a ser cada vez mais raros.

Eis que, com a chegada da década de 2010, a sangria foi estancada. Em todo o mundo, algo que era impensável acabou por dar sobrevida as tramas: o amor em segundo plano. Agora, o amor que era o mote central passa a ser algo que acontece e se acontece. 200 capítulos? Quem tem tempo e dinheiro para isso? Agora, uma novela adulta tem 100/150 capítulos, no máximo e os enredos ganham contornos muito mais sérios.

Isso sem falar dos aspectos técnicos: agora novela ganha um aspecto cinematográfico com uma fotografia e iluminação muito bem pensada. Se antes você podia acompanhar dois ou três capítulos da novela e tudo bem, dava para entender a história, agora é o contrário: perca três capítulos e corre para a plataforma de streaming mais próxima para maratonar.

Mas, afinal, a novela em sua forma original morreu de vez? Não exatamente. Talvez ainda encontre seus últimos suspiros na mais nova queridinha do mercado internacional: as novelas turcas. Com a crescente leva de fracassos da Televisa, as novelas turcas ganharam as emissoras de televisão de frente com resultados interessantes, mas mesmo essas guardam rupturas que eram impensáveis em tempos anteriores.

Afinal, Mil e Uma Noites traz como ponto de partida um dilema que gera empatia em qualquer um: “você aceitaria dormir com um ricaço para salvar a vida de seu filho?”. Só essa frase gera discussão, imagine como trama principal de uma novela? É o bastião do “TV to talk about”, quanto mais ruptura e discussão melhor. Dava até para listar uma penca de novelas que tem esse norte, mas isso é papo para um próximo artigo.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: mil e uma noitesnovelaSBTtelenovelaTelevisatelevisãoTurquiaTv Globo
Post Anterior

O projeto artístico ambicioso “escondido” no calçadão da Rua XV

Próximo Post

Fernanda Torres: a rotina também é resistência

Posts Relacionados

O insustentável fetiche pelas imagens chocantes no telejornalismo

O insustentável fetiche pelas imagens chocantes no telejornalismo

27 de junho de 2022
Netflix: confira o que chega ao catálogo em julho

Netflix: confira o que chega ao catálogo em julho

23 de junho de 2022

De quem é a casa do ‘É de Casa’?

20 de junho de 2022

O silêncio como mensagem jornalística

13 de junho de 2022

Netflix: confira o que chega ao catálogo em junho

26 de maio de 2022

Netflix: confira o que chega ao catálogo em maio

27 de abril de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In