• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
21 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘Segundo Sol’: uma trama com diversas histórias dignas do quadro “teste de DNA”

Novela 'Segundo Sol' aposta em enredos envolvendo falsas maternidades e paternidades.

Gabrielle Russi por Gabrielle Russi
24 de outubro de 2018
em Canal Zero
A A
Luzia (Giovanna Antonelli) e Valentim (Danilo Mesquita) conversam

Luzia (Giovanna Antonelli) e Valentim (Danilo Mesquita) conversam. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

A atual novela das nove está chegando ao fim. Semana passada, pudemos acompanhar em Segundo Sol a descoberta de um dos principais mistérios da trama: Valentim (Danilo Mesquita) é filho de Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão (Emílio Dantas) e foi roubado da mãe materna por Karola (Débora Secco), que tramou para que o bebê se passasse por seu filho.

Não entrando no mérito do quanto este tipo de enredo é clichê na história da teledramaturgia, podemos afirmar que, durante toda a trama da novela das nove, histórias envolvendo falsas paternidades não faltaram. Quase toda semana alguém descobre que não é filho ou pai de quem pensava ser. Quer ver?

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Podemos afirmar que durante toda a trama da novela das nove, histórias envolvendo falsas paternidades não faltaram. Quase toda semana alguém descobre que não é filho ou pai de quem pensava ser.

Logo no início da novela, Roberval (Fabrício Boliveira) descobriu que Severo Athayde (Odilon Wagner), seu patrão e de sua mãe Zefa (Cláudia di Moura), era o seu pai. No mesmo núcleo, Zefa (Cláudia di Moura) também escondeu que Edgar (Caco Ciocler) na verdade é filho dela, porém foi criado como sendo filho da falecida mulher de Athayde (personagem de Cássia Kiss). Sendo assim, Roberval e Edgar são irmãos por parte de pai e mãe.

Quando Luzia voltou para o Brasil como a mundialmente famosa DJ Ariella, ela se reaproximou dos filhos, mas sem revelar que era mãe de Manu (Luísa Arraes) e Ícaro (Chay Suede). Vários capítulos foram dedicados a essa descoberta.

O menino Badu (Davi Queiroz) é o que mais troca de pai durante a trama. Primeiro Gorete (Thalita Carauta) se envolveu com Clóvis (Luis Lobianco) sem contar que seu filho era filho do seu pai, Dodô (José de Abreu). Foi um choque para toda a família Falcão descobrir que o filho estava quase assumindo a paternidade do irmão.

Após capítulos enganando todos e ter feito Dodô acreditar que o menino era seu filho, no capítulo do dia 8 de outubro (segunda-feira), o policial Ionan (Armando Babaioff) pressionou Gorete (Thalita Carauta) e ela revelou que o verdadeiro pai do menino Badu na verdade é Natalino (Leandro Daniel), personagem novo criado para dar uma sobrevida à personagem.

Há pouco tempo, o público também descobriu que Laureta (Adriana Esteves) é filha de Nestor (Francisco Cuoco). No capítulo do dia 08 de outubro, Naná (Arlete Salles) revelou e explicou o segredo a Beto (Emílio Dantas). Anteriormente, veio à tona a revelação de que Remy (Vladimir Brichta) não era filho de Naná com Dodô (José de Abreu), como se pensava, mas de Naná e Nestor.

Rosa (Letícia Colin) também mentiu sobre a paternidade do bebê que carrega na barriga, escondendo que é filho de Ícaro, e não de Valentim – fato esclarecido na trama recentemente. Além disso, antes do grande segredo ser revelado, Laureta (Adriana Esteves) e Karola armaram uma história envolvendo uma falsa filha de Luzia (Giovanna Antonelli): Emily (Lucélia Pontes). E falta ainda ser revelado o grande segredo da ligação de Karola e Laureta. Tudo indica que o segredo vai ser algo nesse quesito.

Uma novela que está sofrendo tantas críticas pelos enredos clichês aposta em repetir o mesmo ponto tantas vezes? História ainda que era a mesma do principal segredo da trama, tirando o peso da revelação do principal mistério. Segundo Sol apostou em se utilizar de várias revelações e reviravoltas para tornar a trama ágil, mas só conseguiu soar rasa, sem criatividade e fraca.

Tags: análise de novelaCríticafinal segundo solJoão Emanuel Carneiromaternidadenovelanovela das novepaternidadesegundo soltelevisãotrama clichê
Post Anterior

Humor nos tempos de cólera

Próximo Post

Quais serão os novos rumos de Angélica?

Posts Relacionados

Netflix: confira o que chega ao catálogo em maio

Netflix: confira o que chega ao catálogo em maio

27 de abril de 2022
Faltou entrosamento a Tiago Leifert e Casimiro na Amazon Prime Video

Faltou entrosamento a Tiago Leifert e Casimiro na Amazon Prime Video

22 de abril de 2022

‘Pantanal’ quer resgatar a tradição da “novela-evento”

29 de março de 2022

Netflix: confira o que chega ao catálogo em abril

24 de março de 2022

José Hamilton Ribeiro: “parece que eu fiz o serviço certo”

21 de março de 2022

A celebração do sofrimento em reality shows

14 de março de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Em ‘Davi e Golias’, Malcolm Gladwell desafia o leitor com seu “jornalismo de autoajuda”

    19 shares
    Share 19 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In