• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
25 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘Birdman’ tem protagonista que parece um “Ícaro hollywoodiano”

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
7 de agosto de 2018
em Central de Cinema
A A
Birdman - Alejandro González Iñarritu

Michael Keaton em 'Birdman'. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Muito se falou de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) assim que foi lançado, em 2014. Comentou-se que este integrante da filmografia de Alejandro González Iñárritu é de alta qualidade por misturar, com capricho, a discussão de temas caros à própria arte, investir na metalinguagem ao tratar de cinema, indústria cultural, celebridades e ego e, além disso, pela escolha técnica de ousar na edição. Tudo foi filmado para parecer que se trata de um único e longo plano-sequência, destacando a impressão de não haver cortes entre uma cena e outra.

Pode-se dizer que todo esse falatório é justificável. Birdman mostra-se extremamente sarcástico com o próprio universo cinematográfico (e artístico em geral), alfinetando atores e diretores sem piedade e brincando com a avalanche de filmes de super-heróis que domina o cinema hollywoodiano. Sobrou até para a crítica. E isso é ótimo. A plateia ri aqui e ali. Entre um riso e outro, no entanto, há muita acidez séria sobre esse meio que pode ser tão libertador e inebriante, mas, também, tão claustrofóbico e vazio.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Cômico e multirreferencial, Birdman torna difícil não lembrar da conexão existente entre o ator/personagem Riggan Thomas/Birdman (ficção) e o ator/personagem Michael Keaton/Batman (realidade).

A história lança os holofotes sobre Riggan Thomson, interpretado por Michael Keaton. Riggan é um ator que ainda sobrevive no imaginário popular por ter interpretado no cinema, por vários anos, o super-herói Birdman. Agora decadente e atormentado por uma voz misteriosa, ele tenta provar seu talento dirigindo e protagonizando uma peça na Broadway. O filme acompanha Thomas nessa empreitada e sua conturbada convivência com todos que o cercam, incluindo a filha Sam (Emma Stone).

Por mais que possa não parecer, Birdman ainda é uma obra de coloração mais alegre em meio aos demais integrantes da filmografia de Iñárritu, na qual constam diversas produções densas. É o caso de Amores Brutos, 21 Gramas, Babel e Biutiful (que, de bonita, só tem o arremedo do título em inglês). Cômico e multirreferencial, Birdman torna difícil não lembrar da conexão existente entre o ator/personagem Riggan Thomas/Birdman (ficção) e o ator/personagem Michael Keaton/Batman (realidade). Afinal, Keaton encarnou o super-herói na franquia comandada por Tim Burton.

O protagonista é uma espécie de “Ícaro hollywoodiano”, alguém que faz de tudo para alçar voos elevados, mas as condições do meio elevam as chances de fazê-lo cair. O resultado, no geral, é surpreendente, com todo o elenco entregando-se apaixonadamente à tarefa de dar vida aos personagens. Vale destacar, ainda, o sarcasmo que jorra da situação que explica o porquê de o filme também chamar-se A Inesperada Virtude da Ignorância.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Alejandro González IñárrituBatmanBirdmanBirdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)Cinemacrítica cinematográficaEmma StoneMichael Keatonmovie reviewresenhareviewRiggan ThomsonTim Burton
Post Anterior

Onde anda você?

Próximo Post

Seis autoras independentes pra ficar de olho

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Matt Damon brilha como pai atormentado de ‘Stillwater’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In