• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
20 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘O Dilema das Redes’ oscila entre o esclarecimento e o assombro

Documentário ‘O Dilema das Redes’, dirigido por Jeff Orlowski e produzido pela Netflix, é um filme que soa catastrófico, mas alimenta uma discussão importante a ser feita: a manipulação arquitetada pelas grandes empresas de tecnologia para privilegiar o lucro.

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
19 de outubro de 2021
em Central de Cinema
A A
O Dilema das Redes, de Jeff Orlowski

Documentário combina entrevistas com dramatização para falar de manipulação digital. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O início de outubro foi desafiador para o conglomerado digital de Mark Zuckerberg. Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, fez várias acusações sobre a preocupação da empresa em privilegiar o lucro ao invés da segurança de seus usuários. A ação de Haugen parece ser uma continuação, fragmento ou mesmo recordação do documentário O Dilema das Redes (2020), que foi lançado pela Netflix pouco mais de um ano antes.

O filme combina entrevistas com dramatização para falar da manipulação das grandes empresas de tecnologia, as big techs, em favor da monetização e do direcionamento estratégico de publicidade, o chamado microtargeting. O depoimento da ex-funcionária atualiza ainda mais o documentário e reforça o que é visto em uma hora e meia de filme.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

São várias as facetas do assunto debatidas pelos especialistas ouvidos. O Facebook estaria comprometendo a democracia por entregar ao usuário um conjunto de informações conforme a sua visão de mundo, dificultando o diálogo, facilitando o conflito e desafiando a compreensão mais ampla da realidade. Uma das consequências disso seria a polarização política. O Instagram, por sua vez, com sua multiplicidade de filtros e possibilidades de interação, estaria ligado ao aumento do número de suicídios de adolescentes, insatisfeitos e inseguros com a aprovação coletiva de sua imagem.

As fake news e o discurso de ódio seriam combatidos com pouco vigor pelo Facebook, afinal, mensagens chamativas e negativas tendem a espalhar-se com maior velocidade, angariando mais seguidores, prendendo a atenção das pessoas por mais tempo e, consequentemente, aumentando as possibilidades de os anunciantes venderem. Essas são apenas algumas das acusações feitas.

Pelo tema e pelo formato, O Dilema das Redes lembra muito outro documentário recentemente lançado pelo Telecine: Precisamos Falar Sobre A.I., também de 2020. As duas produções trazem tantas informações que chegam a cansar. Mas ambas têm seu mérito de provocar discussões que, sim, precisam ser feitas por toda a sociedade.

Um dos entrevistados é Tristan Harris, ex-designer ético do Google e que recebeu de alguns o rótulo de “a voz da consciência do Vale do Silício”. Em uma de suas falas, ele provoca: “Ao perguntar às pessoas qual é o problema da indústria da tecnologia, haverá uma cacofonia de queixas e escândalos sobre o ‘roubo de dados’ e o vício em tecnologia, além das fake news, da polarização e da influência nas eleições. Mas será que existe algo mais na raiz de todos esses problemas, algo que faz com que tudo isso aconteça de uma vez?”

A resposta caminha para o conceito de “capitalismo da vigilância”. O próprio Harris explica: trata-se do “capitalismo obtendo lucro pelo rastreamento infinito do que cada pessoa faz, monitoradas por empresas de tecnologia, que têm como modelo de negócios a garantia de que os anunciantes terão o máximo de sucesso”. Alguns especialistas ouvidos mencionam a necessidade de regulamentação por parte dos governos. Uma das propostas é taxar as empresas de tecnologia pelos dados que armazenam, incentivando a redução desse armazenamento que concede a elas tanto poder.

Difícil avaliar o documentário dirigido por Jeff Orlowski para além do conteúdo, considerando que o formato é bem convencional, com a inserção de muitas entrevistas. O pequeno diferencial é o uso de atores para dramatizar o fato de os usuários das redes sociais serem tratados como marionetes e de que forma uma família é afetada pelo vício em celular. Quanto ao conteúdo, pode-se considerar o tema bastante importante e a abordagem válida, apesar de ficar a sensação de que o tom catastrófico, apocalíptico, suplanta a busca (a busca, destaque-se, e não o alcance, que é impossível) de um tratamento mais imparcial sobre o tema. Afinal, haveria apenas desvantagem no uso de redes sociais? Com certeza não. Os entrevistados ouvidos até pincelam algumas reflexões a respeito. Mas não passam disto: pinceladas.

Pelo tema e pelo formato, O Dilema das Redes lembra muito outro documentário recentemente lançado pelo Telecine: Precisamos Falar Sobre A.I., também de 2020. As duas produções trazem tantas informações que chegam a cansar. Mas ambas têm seu mérito de provocar discussões que, sim, precisam ser feitas por toda a sociedade.

Tags: CinemaCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemadocumentáriofilm reviewJeff Orlowskimovie reviewNetflixO Dilema das RedesPrecisamos Falar Sobre A.Iresenhareview
Post Anterior

O começo do fim?

Próximo Post

Mulher do 3×4

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In