• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘Pacarrete’ é um dos melhores filmes de 2020

Com um impressionante desempenho de Marcélia Cartaxo no papel-título, 'Pacarrete' apresenta a arte como peça de resistência à barbárie, ao embrutecimento.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
3 de dezembro de 2020
em Central de Cinema
A A
‘Pacarrete’ é um dos melhores filmes de 2020

Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Pacarrete, um dos longas-metragens brasileiros mais premiados e originais de 2020, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado neste ano, apresenta a arte como peça de resistência à barbárie, ao embrutecimento. O filme, em cartaz em poucas salas no Brasil, entre elas o Cine Passeio, em Curitiba, não poderia ser mais atual e pertinente.

Pacarrete (a estupenda Marcélia Cartaxo, de A Hora da Estrela) nasceu e agora, na velhice, vive na pequena cidade de Russas, no interior do Ceará. Estudou em colégio interno, onde aprendeu um tanto de francês e teve suas primeiras lições de balê. Adulta, morou na capital, Fortaleza, onde foi professora e aperfeiçoou-se na dança, que nunca abandonou totalmente seus sonhos ou seu corpo.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

A doença da irmã Chiquinha (Zezita Matos), presa a uma cadeira de rodas, traz Pacarrete de volta a Russas, onde não encontra mais o seu lugar. Enquanto cuida da irmã, com quem divide a casa, tenta não esquecer quem um dia foi: exercita seus passos de balé diante da televisão, assistindo a uma velha fita VHS que guarda como um tesoura, e dá seus passos vida à fora. Seus conterrâneos, contudo, a enxergam como uma excêntrica, por conta do jeito anacrônico de se vestir, linguajar rebuscado e certa arrogância no trato com quem não aprecia seus gostos e manias.

Inspirada em uma personagem real, Maria Araújo, vizinha do cineasta Allan Deberton na cidade de Russas, o filme é, ao mesmo tempo, um mergulho do diretor nas memórias afetivas de sua terra natal e um potente estudo de personagem.

Na cidade, apenas Miguel (João Miguel, de Estômago), dono de um bar,  trata Pacarrete com consideração. Percebe sua fragilidade e aprecia sua história, seus talentos e gostos. Ele a encanta com galanteios quase inocentes e ela o escolhe como uma espécie de cavaleiro andante salvador, capaz de protegê-la de alguma forma de um mundo que não a aprecia.

Apesar de cuidar da irmã, Pacarrete, que visivelmente um dia pertenceu à elite local, não desce de seu pedestal. Na sua casa, é a empregada Maria (Soia Lira) a responsável pelos afazeres domésticos, pelo serviço pesado e, muitas vezes, também alvo da arrogância e altivez da protagonista.

Quando Russas está prestes a celebrar seu 200º aniversário, Pacarrete se empolga: os festejos serão a grande oportunidade para ela mostrar sua arte no palco das comemorações, mas a ex-bailarina não é levada a sério e recusa-se a aceitar a rejeição.

Inspirado em uma personagem real, Maria Araújo, vizinha do cineasta Allan Deberton na cidade de Russas, o filme é, ao mesmo tempo, um mergulho do diretor nas memórias afetivas de sua terra natal e um potente estudo de personagem. Pacarrete é tão bem construída pelo roteiro e pela impressionante atuação de Marcélia Cartaxo que, sem exagero, está fadada a entrar para a galeria de grandes protagonistas femininas do cinema brasileiro.

Apesar de tomar a vida real como base, Deberton, em sua busca pela subjetividade de Pacarrete, uma mulher que caiu de seu tempo e vive no fio da navalha da sanidade, a recria como uma figura quixotesca, que se embate contra um mundo que perdeu a delicadeza e a capacidade de compreender sua ânsia e sua dor. Fez um filme emocionante.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Allan DebertonbalébarbárieCearáCinema Brasileirocrítica cinematográficaembrutecimentoFestival de Gramadofilm reviewJoão Miguelmovie reviewPacarreteresenhaRussas
Post Anterior

Três viagens pela Ásia

Próximo Post

Booktubers: em busca do leitor ingênuo

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In