• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘Todas as Canções de Amor’ testa grau de sensibilidade do espectador

Filme da diretora Joana Mariani, ‘Todas as Canções de Amor’ transforma trilha sonora farta e de bom gosto em personagem para exibir narrativa de dois casais com histórias interligadas.

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
8 de dezembro de 2020
em Central de Cinema
A A
‘Todas as Canções de Amor’ testa grau de sensibilidade do espectador

Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Alguns filmes doem um pouco. De tão bonitos. Claro: afirmar isso é muito relativo. Afinal, o efeito que uma obra tem sobre cada ser humano depende do grau de sensibilidade de cada um, das experiências já vividas pelo espectador, das reflexões que ele costuma fazer sobre os temas que deslizam diante do seu olhar na tela. Mas Todas as Canções de Amor (2018), da diretora Joana Mariani, tende a ser um desses filmes que doem.

Desses que misturam o prazer de ser assistido com a dor de ser sentido. E refletido. Um dos principais motivos para isso é que, além do roteiro bem estruturado, a trilha sonora – farta, de muito bom gosto e muito bem inserida nos momentos oportunos – é estrategicamente transformada em personagem. Tanto que o filme tem o título que tem.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Todas as Canções de Amor mostra a história de Ana (Marina Ruy Barbosa) e Chico (Bruno Gagliasso). Eles acabaram de casar e organizam o apartamento para o qual mudaram. Em um cômodo escuro e de poucas dimensões, Ana encontra um aparelho de som antigo com uma fita cassete na qual está escrito “Todas as Canções de Amor” e, também, o seguinte: “De Clarice para Daniel”. Clarice (Luiza Mariani) e Daniel (Julio Andrade) formam o casal que ocupava o apartamento antes de Ana e Chico.

Seria bom se viesse um Todas as Canções de Amor 2 capaz de manter a carga dramática, a poesia, a tristeza, a sensibilidade, a lindeza e o grau de realismo do primeiro.

Ana, que é escritora, passa a imaginar como teria sido a história de amor entre os antigos moradores enquanto escuta cada uma das músicas gravadas na fita cassete que encontrou. Nesse sentido, o filme ganha uma ponta de complexidade: em que medida a história de Clarice e Daniel aconteceu?Em que medida ela é produto da imaginação de Ana?

Investindo nessa estratégia, o roteiro relaciona a trajetória de Ana e Chico e de Clarice e Daniel, provocando diversas reflexões sobre relacionamentos amorosos, vida a dois, amor, enfim.

A já comentada “trilha sonora-personagem” inclui músicas como “Eu sei que vou te Amar”, interpretada por Maria Gadú; “Acontece”, na voz de Cartola; a sertaneja “Não Aprendi Dizer Adeus”, de Leandro e Leonardo; a lambada “Chorando se foi”, cantada pelo grupo Kaoma; “Não sei Dançar”, com Marina Lima; “Drão”, na voz de Gilberto Gil; “Codinome Beija-Flor”, com Cazuza; “Baby”, na voz de Gal Costa; e “Menino Bonito”, interpretada por Rita Lee.

Uma das cenas é embalada por “I Will Survive”, na voz do trio Liniker, Iza e Nina Maia. Enquanto a música tem seus fortes e sensíveis acordes na voz de seus fortes e sensíveis intérpretes, a câmera afasta-se de uma janela pelo lado de fora do apartamento. A janela vai ficando distante, soma-se a outras janelas, que formam um prédio, que está no meio de vários outros prédios em uma São Paulo gigantesca. Ou seja: a história que se passou (ou as histórias que se passaram) naquele pequeno espaço abrem-se para muitas outras histórias (semelhantes ou não) que aconteceram (e acontecem) em muitos outros pequenos espaços.

Essa cena e a qualidade constante, do início ao fim, leva à conclusão de que se trata de um filme poético, triste, sensível, lindo e realista. Tudo ao mesmo tempo. Do lado de cá da tela só resta a torcida para que Clarice tenha gravado outra fita para Daniel ou que Daniel tenha gravado uma fita para Clarice ou que Ana resolva fazer isso para Chico ou que Chico tenha a ideia de gravar uma fita para Ana. Ou que Ana grave uma fita imaginando outras músicas para a história de Clarice e Daniel. Enfim, seria bom se viesse um Todas as Canções de Amor 2 capaz de manter a carga dramática, a poesia, a tristeza, a sensibilidade, a lindeza e o grau de realismo do primeiro.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCinema NacionalCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemaJoana MarianiresenhareviewTelecineTodas as Canções de Amor
Post Anterior

Dani Calabresa e a coragem de denunciar a cultura do assédio

Próximo Post

Pandemia de um homem só

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Matt Damon brilha como pai atormentado de ‘Stillwater’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In