• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

Em 'Tre Piani', baseado em romance do israelense Eshkol Nevo, Nanni Moretti apresenta um panorama bastante complexo da burguesia italiana contemporânea.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
5 de maio de 2022
em Central de Cinema
A A

Em 'Tre Piani', Nanni Moretti (1º à esq.), também diretor do filme, é um juiz cuja família vive um grande abalo no ínicio do filme./Divulgação

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

No longa-metragem italiano Tre Piani, do cineasta Nanni Moretti, diretor de filmes importantes como Caro Diário e O Quarto do Filho, o micro é uma forma de melhor entender o marcro.

O filme, em cartaz nos cinemas, conta a história de três famílias que vivem em diferentes andares de um mesmo velho edifício de classe média alta em Roma.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Os destinos desses moradores, de diferentes gerações, se entrecruzam a partir de uma noite que parecia como outra qualquer, mas acaba sendo o ponto de partida de uma série de mudanças que demonstram, segundo o olhar de Moretti, a complexidade de uma sociedade, sim, bastante conservadora e elitista, mas, também em processo de mutações.

O filho rebelde de dois juízes (vividos pelo próprio Moretti e pela grande Margherita Buy), Andréa, interpretado pelo novato Alessandro Sperduti, atropela e mata uma pedestre ao tentar desviar uma vizinha Monica, papel da excelente Alba Rohrwacher (de Laços), que, em trabalho de parto, tentava chegar por conta própria à maternidade. Seu marido, Giorgio (Adiano Giannini, filho do astro Giancarlo Giannini), que trabalha em outra cidade e, constantemente a deixa só.

Nesse mesmo acidente, Andrea entra com o carro na sala de outro vizinho Lucio (Riccardo Scamarcio, do ótimo O Primeiro Que Disse), um pai que logo terá uma complicação legal quando sua filha de 6, 7 anos desaparece por algumas horas sob os cuidados de um vizinho idoso, que começa a apresentar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer.

Cada um desses moradores do mesmo prédio em Roma terá sua vida alterada, em uma narrativa que se aproxima do melodrama, mas não como mero artifício.

Cada um desses moradores do mesmo prédio em Roma, enquanto os anos passam, terá sua vida alterada, em uma narrativa que se aproxima do melodrama, ou de um folhetim televisivo, mas não como mero artifício.

Em Tre Piani, baseado em um romance do israelense Eshkol Nevo, Moretti se apropria dessa estrutura, para apresentar um panorama bastante complexo da burguesia italiana contemporânea.

O edifício é uma espécie de metáfora poderosa dessas transformações: ao longo de dez anos, seus moradores sofrem grandes abalos, vários morrem, outros crescem, se transformam, e quase todos se mudam do imóvel, o deixando, por diferentes motivos para trás.

Moretti, seja em comédias, como Aprile e Caro Diário, ou em dramas, da envergadura de O Quarto do Filho, vencedor da Palma de Ouro, é um aguçado observador social. Muitas vezes irônico, e quase sempre cirúrgico, nunca é banal. Nos três andares de Tre Piani, podemos encontrar todo um universo de relações sociais e afetivas.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

 

Tags: Alba RohrwacherBurguesiaCinemacinema italianocrítica cinematográficacrítica de cinemafilm reviewMargherita BuymelodramaNanni MorettiresenhaRiccardo ScamarcioRomaTre Piani
Post Anterior

‘Anatomia de um Escândalo’ desperdiça potencial em narrativa frágil

Próximo Post

Cinema made in Hong Kong

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022

‘Medida Provisória’ coloca o dedo na ferida do racismo estrutural no Brasil

14 de abril de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Matt Damon brilha como pai atormentado de ‘Stillwater’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In