• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
21 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘O Capital’ apresenta Robin Hood às avessas

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
5 de fevereiro de 2019
em Central de Cinema
A A
O Capital Constantin Costa-Gravas

Cena de 'O Capital', filme do diretor greco-francês Constantin Costa-Gavras. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O Capital (2012), dirigido pelo greco-francês Constantin Costa-Gavras e baseado na novela de mesmo nome escrita pelo francês Stéphane Osmont, não tem os palavrões, as drogas e as relações sexuais de O Lobo de Wall Street. No entanto, o filme vindo da França apresenta um forte aspecto em comum com a quinta parceria entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio: ser um retrato estonteante da ganância, dos jogos de interesses, da forma como relacionamentos são formatados em nome do lucro. É um retrato de cores carregadas, enfim, da relação do ser humano com o dinheiro e o poder.

Gad Elmaleh dá vida ao protagonista Marc Tourneuil, funcionário de um grande banco da Europa. O banco, sugestivamente, é chamado de Phenix, a ave mitológica que renasce das cinzas. Tourneuil é alçado ao posto de presidente da instituição bancária graças a um câncer nos testículos do presidente anterior. A ideia do conselho do banco é mantê-lo no cargo provisoriamente, mas Tourneuil aproveita a oportunidade e, fazendo uso de uma série de estratégias, procura manter-se no comando. Enquanto está à frente do Phenix, ele sofrerá pressões também de um grupo estadunidense liderado por Dittmar, interpretado por Gabriel Byrne, que tem um plano de aquisição da instituição europeia.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O Capital é extremamente oportuno em um mundo pós-crise de 2008, que acompanha o colapso da economia em várias partes do mundo. É um filme que reflete sobre o atual modelo de capitalismo globalizado e da financeirização da economia.

Dentre as cenas emblemáticas está a reunião por videoconferência do presidente com os 100.407 funcionários do banco em 49 países, a primeira desse gênero em toda a história da instituição. Para o espectador, tende ser estimulante acompanhar a diferença gritante na reação dos participantes da reunião após a fala de Tourneuil: de um lado, os altos executivos que acompanham o líder presencialmente; de outro, os funcionários, que são representados apenas como rostos em um grande painel que permite a videoconferência.

Também é instigante notar o porquê da reunião. Outra cena de impacto enfoca um almoço em família, no qual Tourneuil é questionado sobre assuntos como salário exorbitante e influências do modelo de gestão da instituição na vida dos cidadãos.

Cada fotograma de O Capital destila acidez contra o sistema bancário e suas consequências na sociedade. Sem dúvida, é um filme extremamente oportuno em um mundo pós-crise de 2008, que acompanha o colapso da economia em várias partes do mundo. É um filme que reflete sobre o atual modelo de capitalismo globalizado e da financeirização da economia. Um filme que apresenta uma espécie de “Robin Hood às avessas” por ter um protagonista que se orgulha de roubar dos pobres para repassar aos ricos.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Cinemacinema francêsConstantin Costa-GavrasCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemaGabriel ByrneGad ElmalehLeonardo DiCaprioMartin ScorseseO CapitalO Lobo de Wall StreetresenhaStéphane Osmont
Post Anterior

Sonho de uma tarde de verão

Próximo Post

‘No Paraíso, com Gio Ewbank’ é o ‘Estrelas’ do canal GNT

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Em ‘Davi e Golias’, Malcolm Gladwell desafia o leitor com seu “jornalismo de autoajuda”

    19 shares
    Share 19 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In