• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

O cinema de horror e a representação dos nossos medos em ‘It: A Coisa’

Coluna discute como 'It: A Coisa', romance de Stephen King, traz algumas ideias sobre o modo como o cinema de horror afeta os nossos medos.

porRodolfo Stancki
22 de janeiro de 2020
em Espanto
A A
Cena do filme 'I Was a Teenage Werewolf'

Cena do filme 'I Was a Teenage Werewolf'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Originalmente lançado em 1986, o romance It: A Coisa, de Stephen King, traz conceitos interessantes sobre o modo como o cinema de horror afeta os nossos medos. Na obra, que adapta elementos da infância do autor no Maine, nos Estados Unidos, as crianças são assombradas por uma entidade que assume a aparência de seus maiores temores.

Quando encontra a ameaça, o personagem Richie Tozier a enxerga como uma versão mais assustadora do monstro de I Was a Teenage Werewolf (1957), de Gene Fowler Jr. Dias antes de seu primeiro enfrentamento como o monstro que devora crianças em Derry, o garoto havia visto o filme em uma matinê.

O primeiro encontro de Mike Hanlon com a Coisa ocorre em um buraco, em uma edificação abandonada. Diante de seus olhos, a ameaça assumia a forma de um pássaro gigante e ameaçador. Em algum momento da narrativa, o jovem o associa ao pré-histórico vilão de Rodan!… O Monstro do Espaço (1956), de ishirô Honda. O longa-metragem da Toho havia passado em um cinema da cidade semanas antes.

De certa forma, essas cenas parecem mostrar que o escritor acredita que cinema é a porta para muitos de nossos medos mais profundos.

Para Ben Hanscom, o palhaço Pennywise surge como uma múmia, semelhante à dos filmes da Hammer. A que avista na narrativa do livro, no entanto, é muito mais aterradora, pois estão “sem aquelas ataduras que parecem falsas”.

Há outros casos semelhantes espalhados pelo romance de King. De certa forma, essas cenas parecem mostrar que o escritor acredita que o cinema é a porta para muitos de nossos medos mais profundos. Ao menos na infância.

Também podemos pensar esses momentos criados pelo autor como uma maneira de atestar que nossos medos se materializam por meio de imagens. Afinal, uma sensação de insegurança não pode ser vista, como um lobisomem ou uma ave pré-histórica. Ao construir uma visualidade, os filmes dão um rosto para o que nos assusta.

King sempre descreve a si mesmo quando criança como alguém muito amedrontado. Como tinha medo de tudo, ir ao cinema o fazia se sentir mais vivo. Não por acaso, os filmes que assustam as crianças de It: A Coisa são aqueles que o assustaram em algum momento da década de 1950.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: A CoisaCinemaDerryHorrorI Was a Teenage WerewolfIt - A CoisaLiteraturaPennywiseRodan!... O Monstro do EspaçoStephen King

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.