• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
17 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘A Freira’: cinema de horror carola

Coluna discute como filmes como 'Invocação do Mal', 'A Freira' e 'O Exorcista' funcionam como peças de propaganda cristã.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
21 de novembro de 2018
em Espanto
A A
Cinema de horror carola

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Há uma natureza bastante conservadora nos filmes de horror que tratam de possessões demoníacas. Isso se dá, muitas vezes, pelo modo como essas narrativas constroem suas ameaças a partir de um ponto de vista religioso, não raro reforçando uma mensagem cristã para seus espectadores.

Títulos como Invocação do Mal (2013), O Último Exorcista (2010) e O Exorcismo de Emily Rose (2005) olham para o mal como o elemento desconhecido. Muitas vezes, fenômenos sem explicações fáceis são atribuídas como evidências da existência do diabo. Nesses casos, o que salva é a fé em Jesus Cristo.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O tema ganha contornos ainda mais complexos quando as tramas usam objetos e ícones de outras culturas para materializar o mal. Em O Exorcista (1973), o personagem de Max von Sydow encontra, no Iraque, uma estátua de Pazuzu. A demonização de uma imagem religiosa em um país marcadamente muçulmano soa, no mínimo, eurocêntrica – para não dizer preconceituosa.

Como público, precisamos estar alertas para não adotarmos a ficção como regra, temendo religião e práticas que nos são estranhas.

Em A Freira (2018), o diretor Corin Hardy e o roteirista Gary Dauberman contam a origem do demônio Valak, visto em Invocação do Mal 2 (2016). A criatura, que assume o manto de uma freira, teria sua origem em um ritual ocultista durante a Idade Média. Uma relíquia cristã e a presença de cavaleiros templários teriam impedido que a entidade invadisse o mundo naquela época.

A referência ao sangue milenar de Jesus Cristo e às Cruzadas dão uma boa noção de como a produção olha para o passado ocidental. Historicamente controversos, um por ser uma conhecida farsa católica para angariar dinheiro de fiéis e o outro por promover violentos conflitos pelo domínio de terras em nome da Igreja, esses temas ganham contornos heroicos e se tornam o motivo pelo qual os personagens são salvos.

Em um artigo para a Vice de 2016, Josiah Hesse afirma que muitos longas-metragens de horror condenam a fé em religiões que não são cristãs, enquadrando-as como sinistras. O autor defende, inclusive, que produções como as do universo de Invocação do Mal – que inclui Annabelle e a própria A Freira – são intencionalmente criadas como propagandas do cristianismo. A afirmação de que alguns desses enredos são baseados em fatos reais só reforça essa ideia.

Nada disso parece tirar a validade da experiência cinematográfica dessas obras, que continuam eficientes na construção de grandes imagens e de ambientes de medo. Como público, porém, precisamos estar alertas para não adotarmos a ficção como regra, temendo religião e práticas que nos são estranhas – simplesmente identificando-as como demoníacas.

Tags: A FreiraAnnabellecinema de horrorcristianismoHorrorInvocação do MalO ExorcistaPropaganda Cristã
Post Anterior

Da novela ‘Verão 90’ aos discos do Trem da Alegria nas plataformas digitais

Próximo Post

Euclides da Cunha é homenageado da Flip 2019

Posts Relacionados

'Varan, o Monstro do Oriente' foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022
'Os Bárbaros Invadem a Terra' é ficção científica 'puro-sangue' de Ishirô Honda

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022

‘No Mundo dos Monstros Pré-Históricos’ é charmosa fita barata de monstros e dinossauros

2 de março de 2022

‘O Monstro Submarino’ repete clichês de ‘O Monstro do Mar’

16 de fevereiro de 2022

‘The Crater Lake Monster’ é uma incompreensível e bagunçada narrativa de monstro gigante

9 de fevereiro de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In