• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

O cinema de horror brasileiro em 2019

Coluna faz um balanço sobre como foi o ano do horror no cinema brasileiro. Ao menos uma dezena de títulos do gênero chegou às salas comerciais do país.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
18 de dezembro de 2019
em Espanto
A A

Cena do filme 'Morto Não Fala', de Dennison Ramalho. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Há um velho ditado entre consumidores de cinema de horror que diz que tempos sombrios rendem filmes sombrios. Diante de um cenário político-cultural de ascensão de movimentos autoritários e de censura, parece natural que a arte responda à conjuntura social – mesmo que de forma inconsciente – com produções repletas de alegorias e imagens de violência.

A associação entre o momento em que vivemos e o que se produz e se consome nas telas pode parecer forçada a alguns. De qualquer forma, estamos passando por uma “Era de Ouro” do horror no cinema brasileiro durante um período muito difícil para nossa democracia.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

A instabilidade política e o favorecimento às classes sociais mais altas, por exemplo, aparecem fortemente em títulos como Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, e O Clube dos Canibais (2018), de Guto Parente. No primeiro, uma cidade do sertão nordestino está prestes a ser dizimada por ricos caçadores norte-americanos. No segundo, membros da alta sociedade cearense devoram seus empregados em rituais de luxúria.

O paternalismo da sociedade brasileira é certamente colocado em xeque por títulos como A Sombra do Pai (2019), de Gabriela Amaral Almeida, que retrata uma família em que a criança assume as responsabilidades do pai doente e da mãe morta; e Morto Não Fala (2018), de Dennison Ramalho, uma obra sobre um homem que mata a própria esposa usando informações repassadas por defuntos em um necrotério e precisa lidar com o espírito vingativo da mulher.

O futuro da indústria cinematográfica nacional, diante dos ataques ao financiamento estatal por parte do governo, ainda é bastante incerto.

Podemos pensar que as imagens dos adolescentes sem essência espiritual de A Noite Amarela (2019), de Ramon Porto Mota, funcionem como uma metáfora para a juventude brasileira, que vive sem perspectivas de um futuro melhor. Da mesma forma, é possível interpretar que a maldição do escravo vivido por Criolo contra a linhagem de uma família branca no filme O Juízo (2019), de Andrucha Waddington, ecoa o modo como nossa sociedade foi construída sobre a violenta exploração de mão de obra negra.

A política é inerente ao cinema de horror (leia mais). Se o gênero funciona como um mapa dos nossos medos, este 2019 rendeu um prato cheio de obras que nos ajudam a entender os temores do Brasil contemporâneo. Um levantamento feito pela coluna, ao lado dos jornalista Marcelo Miranda, do podcast Saco de Ossos, e Carlos Primati, da Filmoteca do Horror Brasileiro, mostrou que foram lançados comercialmente ao menos 14 produções de horror nas salas brasileiras este ano. Isso sem contar os títulos independentes e/ou que circularam somente em festivais. Confira a lista abaixo:

– Albatroz (2019), de Daniel Augusto;
– Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles;
– Clube dos Canibais (2019), de Guto Parente;
– A Fera na Selva (2017), de Paulo Betti e Eliane Giardini;
– Histórias Estranhas (2017), de Marcos DeBrito, Ricardo Ghiorzi; Rodrigo Brandão, Kapel Furman, Taísa Ennes Marques, Paulo Biscaia Filho, Claudio Ellovitch e Filipe Ferreira;
– Intruso (2019), de Paulo Fontenelle;
– Os Jovens Baumann (2018), de Bruna Carvalho Almeida;
– O Juízo (2019), de Andrucha Waddington;
– Mal Nosso (2017), de Samuel Galli;
– Mormaço (2019), de Marina Meliande;
– Morto Não Fala (2018), de Dennison de Oliveira;
– A Noite Amarela (2019), de Ramon Porto Mota;
– Recife Assombrado (2019), de Adriano Portela;
– A Sombra do Pai (2019), de Gabriela Amaral Almeida.

O futuro da indústria cinematográfica nacional, diante dos ataques ao financiamento estatal por parte do governo, ainda é bastante incerto. De qualquer forma, muitas produções já despontam no horizonte mostrando que os artistas do horror brasileiro estão dispostos a manter o ritmo de produção. Para o próximo ano, podemos esperar pelas estreias de O Cemitério das Almas Perdidas (2020), um épico de vampiros do cineasta Rodrigo Aragão; o drama de horror Sem Seu Sangue (20190), de Alice Furtado; e o suspense Macabro (2019), de Marcos Prado; entre outros.

Nosso cinema vai resistir o quanto puder.

Fizemos um vídeo para celebrar o filmes lançados em 2019. Confira abaixo:

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: A sombra do paiBacurauCinema Nacionalcinema nacional de horrorClube dos CanibaisDennison Ramalhohorror brasileiro em 2019horror no cinema brasileiroMorto Não Falaretrospectiva do horror brasileiro
Post Anterior

Santa ceia

Próximo Post

O que acontece com aqueles que abandonam Omelas?

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In