• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
24 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

Um mapa do cinema de horror na América do Sul

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
4 de dezembro de 2019
em Espanto
A A
Cinema de horror na América do Sul

Cena dos filmes 'Aterrorizados' (2017), 'À Meia-Noite Levarei Sua Alma' (1964) e 'Trauma' (2017). Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

No início do ano, a jornalista gaúcha Maitê Mendonça realizou uma série de entrevistas com diretores latino-americanos de cinema de horror em seu blog Final Girl. O projeto, que todo mundo deveria conhecer (leia mais), inclui conversas com cineastas como Javier Vargas, da República Dominicana; Issa López, diretora mexicana do incrível Os Tigres Não Têm Medo (2017); e o cubano Alejandro Brugués, de Juan dos Mortos (2011).

As entrevistas feitas por Maitê revelam que a América Latina tem uma produção muito consistente de cinema de horror. Isso talvez não seja exatamente novidade em países como o Brasil e a Argentina, mas eu mesmo não fazia ideia de que existiam produções do gênero em Trindade e Tobago, Panamá e Guatemala.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Na América do Sul, em especial, há longas-metragens de horror desde a década de 1930, como é o caso do argentino El Hombre Bestia o La Aventura del Capitán Richard (1935). Países como a Bolívia e a Venezuela, por outro lado, parecem ter apostado no gênero somente nos últimos anos. Segundo os dados de Maitê, o primeiro filme boliviano de terror é Casting, de 2012, e o primeiro venezuelano é A Casa do Fim dos Tempos, também de 2012.

Veja a lista abaixo:

Fonte: Blog Final Girl.

A América Latina tem uma produção muito consistente de cinema de horror.

Com base nisso, fiquei inspirado em transformar essas informações sobre a produção latino-americana de horror em algum tipo de infográfico. A ideia de construir um mapa veio do contato com experiências semelhantes em “The United States of Horror” (veja aqui) e “United States Settings of Horror Movies” (veja aqui), que mapeiam os estado norte-americano nos quais as histórias mais famosas do gênero são ambientadas.

Assim nasceu o mapa “O cinema de horror na América do Sul”, que você vê abaixo. A ideia é expandir o projeto para um mapeamento do restante da América Latina daqui algum tempo. A seleção de filmes é uma curadoria minha e da própria Maitê, que sugeriu a maior parte dos títulos (muitos dos quais eu nunca tinha ouvido falar). A lista também teve a colaboração de Carlos Primati, Luciano de Miranda e Ivo Costa.

Cada nação sul-americana do mapa tem vinculado ao menos um longa-metragem, com exceção das duas guianas. A ideia era encontrar produções que tivessem algum tipo de popularidade, fossem facilmente reconhecidos e inegavelmente importantes – o que justifica, em alguma medida, a presença de À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), As Boas Maneiras (2018) e Morto Não Fala (2018) como representantes brasileiros.

Países como o Suriname e a Bolívia foram associados a um único filme porque foi o que conseguimos encontrar. É possível que o mapa, por não seguir uma metodologia muito rígida de pesquisa, deixe de lado títulos importantes. Lembramos que o objetivo é apresentar um panorama das produções e mostrar que há muito cinema de horror na América Latina.

Veja abaixo o mapa O cinema de horror na América do Sul.

mapa do cinema de horror na AMérica do Sul
Imagem: Escotilha. 

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: cinema de horrorCinema de horror na América do Sulcinema latino-americanocinema sul-americanoFinal GirlHorrorhorror latino-americanoHorror sul-americanoMaitê MendonçaMapa do cinema de horror na América do Sul
Post Anterior

As tradicionais matérias de final de ano

Próximo Post

‘Atlantique’, uma história de amor fantasmagórica

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

20 de abril de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In