• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

‘Varan, o Monstro do Oriente’ foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

Produção japonesa de monstro gigante, 'Varan, o Monstro do Oriente' é dirigida por Ishirô Honda e considerada uma obra menor na carreira do cineasta, por ter sido realizada com pressa e repleta de contratempos.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
20 de abril de 2022
em Espanto
A A
'Varan, o Monstro do Oriente' foi originalmente pensado para ser um telefilme para o mercado americano

Cena do filme 'Varan, o Monstro do Oriente'. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O sucesso do corte norte-americano de Godzilla (1954), que muda aspectos substanciais da obra de Ishirô Honda, abriu um caminho para um interesse generalizado em ficções científicas japonesas com monstros gigantes. Rodan – O Monstro do Espaço (1956) e Os Bárbaros Invadem a Terra (1957) ganharam novas edições, também muito distintas dos originais, para agradar o público ocidental.

No coração desse namoro com Hollywood estavam as próprias produções dos Estados Unidos que também lidavam com insetos, lagartos e alienígenas enormes e destruidores de cidades. Para aproveitar o filão, a Toho decidiu produzir um telefilme em parceria com uma emissora norte-americana.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

De acordo com os biógrafos de Honda, Steve Ryfle e Ed Godziszewski, os detalhes desse acordo são meio contraditórios. O que se sabe é que dali nasce um filme chamado Varan, o Monstro do Oriente (1958), rodado em preto e branco e pensado para ser uma fita dividida em três episódios para a televisão.

Honda dirigiria o filme com os parceiros habituais. Eiji Tsuburaya realizaria os efeitos visuais, Akira Ifukube assinaria a trilha sonora e Haruo Nakajima vestiria a fantasia do monstro. Nada seria original no enredo, que apresentaria um grupo de cientistas exploradores que desaparece ao investigar uma rara borboleta que vive em uma ilha. Um grupo de repórteres decide investigar o caso e descobre que ali vive uma criatura mítica temida e adorada pela população local.

O acordo com a emissora ocidental cai por terra pouco tempo depois de a produção começar. Isso forçou a Toho a rever os planos pouco ambiciosos para a produção e apressar o desenvolvimento para um lançamento comercial nos cinemas. O tal corte em três episódios nunca chegou a ser exibido dentro ou fora do Japão.

Honda diria mais tarde que ‘Varan, o Monstro do Oriente’ sofreu com os contratempos e a correria de finalização.

A mudança afetou o aspecto da tela, originalmente rodado em tamanho 4:3, formato padrão dos televisores da época. No cinema, a imagem ficou comprimida e estranha. O orçamento, drasticamente menor, também interferiu no visual, que parece muito mais barato do que o próprio Godzilla, que havia estreado quatro anos antes.

Honda diria mais tarde que Varan, o Monstro do Oriente sofreu com os contratempos e a correria de finalização. O prazo era mais apertado do que as demais produções que havia dirigido, a escolha pelo e preto e branco não se justificava e a trama era pouco desenvolvida, lenta e repetitiva quando comparada a outros lançamentos do gênero no Japão.

Varan, o Monstro do Oriente acabaria se tornando uma fita menor de Honda, pouco lembrada mesmo por aqueles que conhecem bem o cinema kaiju. Um corte americano, novamente com inúmeras e muito significativas modificações, foi lançado em 1962, substituindo os protagonistas por atores ocidentais e reduzindo a duração em mais de meia-hora. Curiosamente, a versão exibida no Brasil em 1959 foi a japonesa, por meio de um contrato realizado por um representante da Toho no país.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: cinema de horrorcinema de monstro gigantecinema japonêsCinema kaijuGodzillaIshirô Hondamonstro giganteTohoVaran - O Monstro do Oriente
Post Anterior

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

Próximo Post

‘A Vida Mentirosa dos Adultos’: um pequeno grande romance sobre as dores do crescimento

Posts Relacionados

Arte promocional de 'Godzilla Contra a Ilha Sagrada'

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022
'Gorath' e 'Atragon' inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

‘Os Bárbaros Invadem a Terra’ é ficção científica ‘puro-sangue’ de Ishirô Honda

23 de março de 2022

‘Rodan – O Monstro do Espaço’ foi tentativa da Toho de manter o interesse do público pelo cinema kaiju

16 de março de 2022

‘No Mundo dos Monstros Pré-Históricos’ é charmosa fita barata de monstros e dinossauros

2 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In