Criatividade, assim como a presunção exacerbada, reinam na mostra de curta da Outros Olhares neste 4º Olhar de Cinema. A busca acertada pelo não convencional também se mostrou presente. Ficção científica, fábulas metafóricas, experimentalismo e documentário político com pegada surrealista provam o quão subjetivo e diversificado é o cinema contemporâneo.
Numa vibe cyber psicodélica, The Events at Mr. Yamamoto’s Alpine Residence (Os eventos na casa dos Alpes do Sr. Yamamoto, Tilman Singer) acerta em cheio no tom de absurdo e em sua dinâmica cômica. Cheio de referências sci-fi, o curta é uma experimentação que entretém e intriga sem exageros ou obviedades deixando o espectador, ao fim, com aquele gostinho de quero mais.
Já Cat (Gata, Phillipe Lesry), surpreende pela sutileza lírica ao colocar no palco Emma, uma moça que participa de um grupo de jovens com necessidades especiais e tenta, sob a luz da ribalta, aprender a expressar seus sentimentos. Ela nunca se recuperou de uma situação do seu passado em que foi obrigada pelos pais a dar sua gatinha na infância.
Ficção científica, fábulas metafóricas, experimentalismo e documentário político com pegada surrealista provam o quão subjetivo e diversificado é o cinema contemporâneo.
Ao externalizar o trauma em forma de representação teatral, seus colegas reencenam este momento tão triste de sua vida. Emma torna-se, assim, diretora da própria vida e, pela primeiras vez, assume o comando de suas dores. No preguiçoso e presunçoso experimental Children’s Playground (Playground das crianças, Pablo Molina Guerrero), o diretor remonta trechos de antigos filmes de terror com crianças cruéis, na intenção de estabelecer uma relação entre crianças, sexualidade e violência… e só.
Pascal Flörks, diretor do cômico, sensível e hipercriativo Bear (Urso, Pascal Flörks), recria imagens históricas e de arquivo familiar para contar a história da vida de seu avô, com um pequeno detalhe: nas fotos seu avô é um urso. Por fim, Escape From My Eyes (Fuja dos meus olhos, Felipe Bragança) é um filme político, cuja mistura entre realidade e ficção surrealista nos ajuda a adentrar na mente desses três refugiados de guerra que ocupam uma praça no coração de Berlim. Em tom alegórico, este três homens contam suas vidas, falam sobre seus medos, traumas e como a vida de conflitos que deixaram para trás os transformou.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.