• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
13 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Música Caixa Acústica

‘Psicorixádelia’: um tributo a ‘Os Afro-Sambas’

'Os Afro-Sambas', icônico disco de Baden Powell e Vinicius de Moraes, ganha tributo de grupos da nova cena psicodélica brasileira. Ouça 'Psicorixádelia'.

Escotilha - O Jornal da Cultura por Escotilha - O Jornal da Cultura
21 de julho de 2017
em Caixa Acústica
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Poucos discos se conectam entre 1960 e 2010 no Brasil como Os Afro-Sambas. Quando iniciou a pesquisa para o que viria a ser o álbum dividido com o parceiro Baden Powell, o Poetinha Vinicius de Moraes não pensava em produzir um sucesso radiofônico de massa, muito pelo contrário, para ele o repertório de Os Afro-Sambas não tinha “um mínimo de interesse comercial” (ele grafou a frase na histórica contracapa do vinil lançado em 1966, relembrando um tempo em que os releases de apresentação vinham anexados à arte do álbum).

Daí que 51 anos depois, uma nova geração se junta para prestar homenagem ao álbum mítico, o que revela não só a sedução e atemporalidade de um dos discos mais importantes de toda a música brasileira como também sua conexão com a juventude brasileira dos anos 2000, que sambou a dois com o Los Hermanos sem vergonha e apaixonadamente. Em 1966, Os Afro-Sambas foi um álbum histórico demarcador de fronteiras – antes, Bossa Nova, depois, Tropicália – que talvez não tenha sido perfeitamente entendido.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Em 2017, porém, Os Afro-Sambas surge perfeitamente sincronizado com a intensa busca pela brasilidade da nova Vanguarda Paulista; com as batidas afrobeat de BaianaSystem, Iconili e Ifá; com o batidão dançante e politizado do BaianaSystem; com as guitarradas paraenses, com o belíssimo Ascensão, de Serena Assumpção, que, assim como Os Afro-Sambas, nem soa um disco, mas uma oração compartilhada por Karina Buhr, Luê, Tulipa, Tatá Aeroplano, Curumin, Anelis, Domenico, Bem Gil, Céu, Mariana Aydar e Filipe Catto, a nova música brasileira.

Mais do que a internacional Bossa Nova, do que a descolada Tropicália e do que a inocente Jovem Guarda, três estilos que miravam o mundo anglo-saxão num momento em que o Brasil passava por um duro golpe militar (dois anos antes do disco, militares haviam deposto João Goulart; dois anos depois do disco, eles promulgariam o AI5 e colocariam o Brasil num período de trevas), Os Afro-Sambas olhavam para a África dialogando com suas influências, que foram decisivas no modo de cada um nascido neste pobre país ser orgulhosamente… brasileiro.

Desta forma, a música brasileira pariu diversos álbuns clássicos em mais de 100 anos de história discográfica, mas poucos, muito poucos são os discos que mantém o status intacto de Os Afro-Sambas, soando tão atual e revolucionário em 1966 quanto em 2017. Segundo Baden Powell, ele e Vinicius estavam estudando a cultura brasileira quando decidiram mergulhar nos Os Afro-Sambas. O resultado final conta um pouco da história do Brasil. É possível esperar mais de um long play? Saravá.

Texto por Marcelo Costa, jornalista, criador e editor do Scream & Yell

OUÇA E BAIXE ‘OS AFRO-SAMBAS: PSICORIXÁDELIA’ GRATUITAMENTE

FICHA TÉCNICA

Idealização: Alejandro Mercado;
Realização: Escotilha;
Masterização: Tiago Brandão, Estúdio Vox Dei Music (Curitiba – PR);
Produção artística: Alejandro Mercado e Jorge Wagner;
Produção executiva: Alejandro Mercado;
Projeto Gráfico: Lucaz Mathias, Estúdio Cão (São José dos Campos – SP);
Textos de introdução: Marcelo Costa, Scream & Yell.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Aeromoças e Tenistas RussasAgoristasAnelisBaden PowellBaianaSystembanda-fôrraBem GilBikeBonifratecéuCuruminDomenicoFilipe CattoGraxaHierofante PúrpuraJudeKarina BuhrLuêMarcelo CostaMariana AydarmúsicaOs Afro-sambasPsicorixádeliarock psicodélicoScream & YellTatá AeroplanotributoTulipaVanguarda PaulistaVinicius de Moraes
Post Anterior

‘Expresso 2222’ e o modernismo vintage de Gilberto Gil

Próximo Post

Terceira temporada de ‘Mister Brau’ chega ao fim com maestria

Posts Relacionados

‘Mercedes Sosa: A Voz da Esperança’ é mais tributo do que biografia

‘Mercedes Sosa: A Voz da Esperança’ é mais tributo do que biografia

15 de julho de 2022
‘Sobre Viver’ é disco para mais versados em rap

‘Sobre Viver’ é disco do rapper Criolo para mais versados em rap

17 de junho de 2022

Antonina Blues Festival começa hoje

16 de junho de 2022

Banda-fôrra elucida quem cantará a salvação do mundo em novo disco

8 de junho de 2022

O Coolritiba é amanhã; o que esperar do festival

20 de maio de 2022

‘Love Sux’, novo álbum de Avril Lavigne, é pop punk empoeirado

3 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Procura-se’ trabalha suspense a partir do desespero de casal com filha desaparecida

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In