Expectativa é um problema. Fiquei ansioso quando descobri meses atrás que Alex Turner e Miles Kane se reuniriam novamente em um segundo disco do The Last Shadow Puppets. The Age of The Understatement (2008) é um grande disco e certamente o projeto mais ambicioso do frontman do Arctic Monkeys e seu amigo até hoje. Fugia completamente da linha indie rock dos dois em seus projetos oficiais e trazia detalhes clássicos, orquestras que pareciam tocar trilhas de Ennio Morricone, um ar dramático e dois jovens com visuais de Beatles em começo de carreira. O problema é que oito anos se passaram, Alex Turner virou talvez um dos maiores rockstars da nova geração e Miles Kane seguiu no lado B, com discos razoáveis em carreira solo como uma versão underground do seu amigo famoso.
Everything You’ve Come to Expect foi lançado semana passada e traz o mesmo estilo do primeiro trabalho do projeto paralelo da dupla, mas sem o fator surpreendente que tinha na época e com momentos um tanto quanto irritantes. De alguma maneira que eu não sei explicar, Alex Turner virou uma espécie de Justin Bieber do rock. Desde o estrondoso AM (2013), o vocalista do Arctic Monkeys faz questão de manter uma pose sexy, fazer clipes com modelos e cantar músicas sobre ser um cara sensual que conquista mulheres tão sensuais quanto ele, quase como a versão 2.0 de Bieber. Miles Kane, pelo outro lado, está igual ao Ewan McGregor no filme Trainspotting.
Problemas estéticos à parte, o disco começa muito bem. As cinco primeiras faixas de Everything… são o mais próximo que o The Last Shadow Puppets chega do disco de estreia. Há aqui uma classe, uma formalidade digna de trilha de cinema, uma belíssima orquestra de fundo comandada pelo ótimo Owen Pallett e bons vocais combinados de Turner e Kane no mais sincero bromance do indie rock. “Bad Habits”, a sexta faixa, é uma das mais fracas do álbum e quebra a boa sequência do álbum com uma tentativa ruim de trilha sonora de perseguição em filme do James Bond.
Há aqui uma classe, uma formalidade digna de trilha de cinema, uma belíssima orquestra de fundo comandada pelo ótimo Owen Pallett.
Na sequência vem a razoável “Sweet Dreams, TN” que lembra bastante a ótima “Piledriver Waltz”, uma das melhores faixas de Suck it and See (2011), do Arctic Monkeys. Um pouco depois o disco nos apresenta uma sincera canção sobre fazer sexo em arbustos (mas de uma forma sensual, pois esse é o Alex Turner de 2016). As baladas “The Dream Synopsis” e “The Bourne Identity” fecham o disco mostrando que a dupla sabe caprichar nas músicas lentas, algo que sempre funcionou no Arctic Monkeys desde “505”.
Everything You’ve Come to Expect não é um disco ruim, mas sente a falta de músicas marcantes como “Standing Next to Me”, “My Mistakes Were Made For You”, “The Age of the Understatement” e outras que fizeram do primeiro disco do The Last Shadow Puppets um trabalho tão bom. A versão da banda oito anos depois chega a soar como Turner e Kane emulando o que fizeram em 2008, mas em um momento em que eles são mais famosos e moram em Los Angeles, não dois garotos tímidos da Inglaterra.