• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Música Prata da Casa

Abraskadabra retorna sem rodeios em ‘Welcome’

Alejandro Mercado por Alejandro Mercado
14 de março de 2018
em Prata da Casa
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O ska já está marcado no imaginário do ouvinte (ou assim deveria ser) e na história da música contemporânea. Sem dúvida que muito mudou do final dos anos 50 para o ska que temos ouvido hoje. E toda essa mudança passa pelas ondas que foram sendo consolidadas ao longo dos anos, combinando elementos caribenhos com a influência do R&B, jazz e, mais recentemente (um recente com quase 30 anos de distância) as vertentes roqueiras, especialmente o hardcore.

Não é erro dizer que nossa memória estará mais condicionada aos exemplos norte-americanos como The Mighty Mighty Bosstones, Voodoo Glow Skulls ou mesmo o Sublime, mas nós, latinos, também abraçamos com muito amor o ritmo, como nos mostram os argentinos da Fabulosos Cadillacs e os mexicanos da Maldita Vecindad.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

No Brasil, de Os Paralamas do Sucesso a Skuba, Raimundos e Los Hermanos (em sua fase pré-Anna Júlia, importante frisar), passando por uma diluição na sonoridade do Móveis Coloniais de Acaju ou na tradição da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, o ska passou a frequentar de forma mais comum o mainstream da música nacional – no início dos anos 90, era difícil um artista nacional não ter em seu repertório ao menos uma canção à la ska.

Em perspectiva aos trabalhos anteriores do grupo curitibano, Welcome deixa de lado referências mais díspares para marcar seus riffs pelo tradicionalismo da terceira onda ska.

Para nós do Paraná, mais especificamente de Curitiba, é quase impossível não citar a Abraskadabra, banda que acaba de lançar seu segundo álbum completo, o sem rodeios, frontal, aberto e sincero Welcome, um registro com poderosos acordes melódicos, agressivo na medida exata, unindo brilhantismo técnico com uma visão acurada e cheia de multiplicidade musical.

Em perspectiva aos trabalhos anteriores do grupo curitibano, Welcome deixa de lado referências mais díspares para marcar seus riffs pelo tradicionalismo da terceira onda ska, sem, no entanto, fazer uso da invariabilidade estética ou se apegar a uma rigidez harmônica. O resultado disso é um disco pungente, direto, que se conecta ao público especialmente por sua urgência, rítmica e lírica, conectadas pelos temas abordados em suas canções.

A Abraskadabra é feliz na sua estratégia de criar uma roupagem cativante através dessa maior aproximação com o skacore, uma vertente que apara preciosismos e se foca em seus propósitos, seja pelo caráter mais jovial ou mesmo pela própria urgência de que a mensagem seja rapidamente transmitida e absorvida pelo público. Não obstante, cria-se uma similitude nas faixas, que ecoa quase como um ruído, menos perceptível ao ouvinte médio, mas que dá a impressão de que essa mínima amplitude, ou seja, a carência de um ápice, torna o álbum muito homogêneo. Para sorte de todos, ao menos uniformidade é em alto nível.

Ouça ‘Welcome’ na íntegra no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Abraskadabrabandas curitibanasbandas paranaensescrítica musicalhardcoremusic reviewmúsicaOrquestra Brasileira de Música JamaicanaOs Paralamas do SucessoPunkRaimundosresenhareviewskaskacoreSkubaThe Mighty Mighty BosstonesVoodoo Glow SkullsWelcome
Post Anterior

‘Malhação – Viva a Diferença’ deixou difícil tarefa para ‘Vidas Brasileiras’

Próximo Post

Fantasma

Posts Relacionados

O sujeito periférico da Imperador Sem Teto

4 de julho de 2019

O incontornável ‘Matagal’, da Naftalanja

27 de junho de 2019

Cadillac Dinossauros faz jogo de espelhos em ‘Disco Riscado’

6 de junho de 2019

Com ‘Mutt’, The Old Skull Guz confirma o momento ímpar da música em Maringá

23 de maio de 2019

Montanas Trio: os petardos de groove de ‘Serviço Comunitário’

16 de maio de 2019

As transições de Dow Raiz

9 de maio de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In