• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Teatro Em Cena

‘O Jornal – The Rolling Stone’ discute alteridade e extremismo a partir de romance gay – Festival de Curitiba

Marianna Holtz por Marianna Holtz
7 de abril de 2018
em Em Cena
A A
O Jornal - The Rolling Stone

Imagem: Jorge Bispo.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Desde 20 de fevereiro de 2014, a homossexualidade é punida de maneira ainda mais severa na Uganda, onde já era oficialmente crime. Agora, em caso de reincidência, pode levar à prisão perpétua. A lei, promulgada pelo presidente Yoweri Museveni, era um projeto que tramitava no parlamento desde 2009 e sofreu diversas represálias de diferentes nações, em especial da ONU (Organização das Nações unidas). A homossexualidade ainda é considerada crime em 72 países no mundo, com penas que variam de reclusão à pena de morte.

Em 2010, o jornal ugandense The Rolling Stone divulgou fotos e nomes de cerca de cem supostos criminosos. A acusação: práticas gays. O periódico também incentivou a perseguição e linchamento dos acusados. Diante deste cenário, o espetáculo O Jornal – The Rolling Stone, texto original de Chris Urch e com tradução de Diego Teza, fala de homossexualidade, família e religião.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Joe (André Luiz Miranda), Dembe (Danilo Ferreira) e Wummie (Indira Nascimento) são três irmãos que após a recente perda do pai tentam reconstruir suas vidas com a ajuda de Mama (Heloísa Jorge) e sua filha (Marcella Gobatti), tendo como alicerce valores morais e culturais extremamente enraizados e, principalmente, apoiando-se na religião.

Joe torna-se reverendo da congregação que frequentam, assumindo também o papel de referência religiosa e moral para a comunidade. Wummie, a caçula, tem de tomar a difícil decisão entre trabalhar para ajudar a família ou estudar. Dembe conhece Sam (Marcos Guian), um médico mestiço, filho de uma ugandesa com um irlandês, que por ter crescido na Europa tem outras convicções morais e é inclusive ateu. Para que os dois possam viver esse amor proibido, o fazem secretamente, mas a patrulha moral constante os atormenta e persegue.

Talvez o ponto mais importante da dramaturgia e direção do espetáculo seja o fato de que a reflexão proposta não é polarizada e simples, com uma dicotomia clara, mas sim uma construção complexa sobre a linha tênue entre tolerar, aceitar e odiar.

De maneira leve e por vezes divertida, a peça, com direção de Kiko Mascarenhas e codireção de Lázaro Ramos, passeia por esses temas que, infelizmente, se fazem tão atuais.

Talvez o ponto mais importante da dramaturgia e direção do espetáculo seja o fato de que a reflexão proposta não é polarizada e simples, com uma dicotomia clara, mas sim uma construção complexa sobre a linha tênue entre tolerar, aceitar e odiar. A percepção do outro parece ter importância apenas enquanto personagem do seu discurso pessoal e moral, mas não cabe a figura do outro no exercício da alteridade. Quando a figura do outro não existe, “aceitar” é mais sobre si do que qualquer outra coisa. E respeitar e tolerar são quase opostos no que tange à deficiência da percepção do próximo e não de si.

O Jornal – The Rolling Stone, em especial pelo dilema do reverendo Joe, trata sobre como regras e crenças culturais e religiosas extremistas podem tornar pessoas boas em assassinos ou incitadores de discursos de ódio na crença de um bem superior.

Em Curitiba, o espetáculo foi apresentado nos dias 2 e 3 de abril no Teatro Guairinha no 27º Festival de Curitiba. Algumas marcações mais distantes do proscênio prejudicaram o entendimento das falas. O cenário de Mauro Vicente Ferreira é bastante simples e trabalha apenas com as cores da madeira: a estrutura de um pequeno barco e uma espécie de caixotes com luzes que servem como bancos. Os figurinos (de Teresa Nabuco) seguem uma paleta bastante coesa. A iluminação (assinada por Paulo César Medeiros) cria com brilhantismo imagens bastante sensíveis.

Apesar de no início do espetáculo a pronúncia e eloquência estarem levemente prejudicadas, tornando difícil a compreensão do texto, merece destaque a construção de Heloísa Jorge. Marcella Gobatti faz também uma representação sutil e ao mesmo tempo grandiosa.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: crimecrítica teatralfestival de curitibagayHomossexualidadeintolerânciaKiko MascarenhasLázaro RamosO Jornal - The Rolling StoneresenhareviewUganda
Post Anterior

O ator na sua reprodução artística

Próximo Post

Alvaro Posselt e o haicai: a captura do instante

Posts Relacionados

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

10 de junho de 2022
Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

12 de abril de 2022

Crítica: ‘Pessoas Brutas’ discute a possibilidade de ética e felicidade no Brasil – Festival de Curitiba

8 de abril de 2022

Crítica: ‘O Mistério de Irma Vap’ ganha tom político no Teatro Guaíra – Festival de Curitiba

4 de abril de 2022

Crítica: ‘G.A.L.A.’ é uma viagem ao fim do mundo – Festival de Curitiba

30 de março de 2022

Festival de Curitiba vai começar; confira indicações da mostra principal

25 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In