• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Teatro Intersecção

‘Coração’: espetáculo do Grupo Obragem de Teatro se divide em duas peças distintas

Marianna Holtz por Marianna Holtz
8 de maio de 2018
em Intersecção
A A
Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

A peça Coração, da Companhia de Teatro Obragem (Curitiba), estreou na quinta-feira, 19, no teatro-sede da companhia. O espetáculo, dirigido por Olga Nenevê, é dividido em dois: cada um com elenco, enredo e propostas de encenação distintas.

No primeiro, intitulado “Coração“, Greice Barros faz uma encenação solo sobre um anjo que questiona a respeito do ser humano e sua essência. Este parece muito mais preocupado em comunicar através da forma e dos recursos cênicos. O segundo tem um formato mais realista e o enredo é também mais linear: um garoto chamado Valentim (Olga Nenevê) e sua avó (Eduardo Giacomini) partem em busca do pai, apresentando ao longo da jornada diferentes elementos do mundo adulto para o garoto. Esta segunda parte é intitulada “O Céu de Valentim”.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Em “Coração“, o figurino (de Paulo Vinícius) é muito bonito e coerente, a sonoplastia (de Vadeco Schettini) é sutil e lógica. O cenário (de Eduardo Giacomini) é simples e se resume a pedras que são realocadas constantemente. Como objeto de cena, para além das pedras, merece destaque a criação visual feita através do uso da luz refletida em um pequeno cubo de espelhos. A luz (de Lucas Amado) é bem feita, mas por vezes tem mudanças demais, o que junto a interpretação, soa preocupada demais com a forma e desatenta a essência.

O Céu de Valentim cria uma linguagem simples que pode ser acessada por crianças e adultos.

No segundo ato, os figurinos (de Giacomini) seguem a mesma paleta e também são bonitos e coerentes. A sonoplastia (novamente de Schettini) mantém uma linearidade que une os dois atos, o mesmo faz a direção ao usar os objetos de cena (no primeiro ato as pedras e no segundo as bagagens) como cenário sem excessos ou desperdícios. A iluminação neste ato é mais sutil. Na transição das cenas é utilizada de maneira poética projeções, que aparecem também ao longo do segundo ato.

No entanto, a construção da personagem da avó (Giacomini) é bastante confusa, em especial vocalmente e não é possível perceber com clareza se a personagem é uma mulher ou um homem.

A produção fez uma parceria com os Centros Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em que os estudantes que apresentassem a carteirinha do curso pagariam meia da meia entrada.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Centro AcadêmicoCoraçãocrítica teatralCuritibaEduardo GiacominiestudantesGrupo Obragem de TeatroOlga NenevêPaulo Viníciusteatroteatro curitibanoteatro paranaense
Post Anterior

Carta para o infinito

Próximo Post

Scholastique Mukasonga reverencia as ruandesas em ‘A Mulher de Pés Descalços’

Posts Relacionados

Registro do Festival de Curitiba

Festival de Curitiba: confira indicações da programação popular

28 de março de 2022
Espetáculo Sete segue em cartaz no Miniauditório do Guaíra

‘Sete’: o grito da mulher que renasce toma o teatro curitibano

11 de outubro de 2019

‘CriÂnsia’: quando morreu a criança que existe em você?

3 de dezembro de 2018

‘Flor’ tem curta temporada de apresentações em Curitiba

19 de novembro de 2018

Mostra AP da 13 movimenta programação teatral em Curitiba

12 de novembro de 2018

Sobre o mundo, o medo e outras relações: ‘Relatório Popcorn’

15 de outubro de 2018

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In