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Home Teatro Intersecção

Crítica – ‘Pequeno Monólogo de Julieta’ – Festival de Curitiba

Guylherme Custódio por Guylherme Custódio
31 de março de 2017
em Intersecção
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‘Pequeno Monólogo de Julieta’ reescreve momento crucial do clássico Shakespeariano

E se Julieta tivesse tempo?

Se pudesse pensar no que faria?

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Se pudesse conversar consigo mesma?

Se pudesse refletir sobre o acontecido e o que aconteceria?

Se pudesse voltar viva para sua família?

Se tivesse a chance de aproveitar a vida que teria pela frente?

Se vivesse em outro tempo?

Se aceitasse o efêmero invés da eternidade?

E se tivesse se casado com o fidalgo Páris?

Ou se permanecesse ali diante do corpo de Romeu, aguardando a sua decomposição para que, assim, seu amor por ele também morresse.

Também responsável pela autoria, Scheiner já havia trazido a montagem para Curitiba em anos anteriores.

Essas são algumas das questões colocadas em jogo no espetáculo Pequeno Monólogo de Julieta, apresentado na última quinta-feira (30) na Casa do Damaceno como parte da programação do Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, e que presta uma homenagem não só a William Shakespeare, mas também ao extinto Grupo Círculo e seu diretor, Christiano Scheiner, falecido em 2015.

Também responsável pela autoria, Scheiner já havia trazido a montagem para Curitiba em anos anteriores. Em 2017, coube à atriz Gilca Rigotti e a Lapso Cia Cênica a responsabilidade de mostrar em 45 minutos o que teria acontecido naquele pequeno espaço de tempo em que Julieta decide se juntar a Romeu e tornar o seu amor perpétuo.

No entanto, a imagem que temos da doce Julieta ganha um tom muito mais colérico quando ela entra no palco com passos lentos e, ofegante, dispara: “Eu te odeio”.

Inverter essa perspectiva e reescrever o momento decisivo de uma das peças mais famosas do mundo não é pouca responsabilidade, mas a atriz a assume e faz com que, sozinha em cena, seu corpo, sua fala e suas expressões se transformem em um coração cheio de questionamentos.

Tags: Casa do DamacenoChristiano Scheinercrítica teatralfestival de curitibaFestival de Teatro de CuritibaFringeGilca RigottiLapso Cia CênicaPequeno Monólogo de JulietaRomeu e JulietaShakespeareteatroteatro curitibaWilliam Shakespeare
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