• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Entrevistas

Renato Terra: “Jô Soares talvez seja a personalidade mais original da TV brasileira”

Em entrevista à Escotilha, o diretor Renato Terra fala sobre as escolhas que precisou fazer para produzir a série documental 'Um Beijo do Gordo', que fala sobre o apresentador e humorista Jô Soares.

porMaura Martins
20 de agosto de 2024
em Entrevistas, Televisão
A A
O documentarista Renato Terra. Imagem: Leo Aversa.

O documentarista Renato Terra. Imagem: Leo Aversa.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O publicitário e cineasta Renato Terra tem dedicado sua carreira a registrar boa parte da história da cultura popular brasileira. Em seu currículo, já estão documentários como Uma noite em 67, que resgata o Festival de Música Popular Brasileira, ocorrido em outubro de 1967, Narciso em férias, que trata do período de prisão de Caetano Veloso durante a ditadura militar, entre vários outros filmes marcantes.

Recentemente, ele estreou na Globoplay a série documental Um Beijo do Gordo, que, em quatro capítulos, busca evidenciar a vida e a carreira de Jô Soares, um dos grandes gênios da TV brasileira. Nesta entrevista exclusiva à Escotilha, Renato fala sobre a dificuldade para escolher o que retratar dentro de uma história tão profícua, e sobre a possibilidade que um artista completo como Jô surja novamente neste veículo.

Escotilha » A série Um Beijo do Gordo faz um grande trabalho de pesquisa de momentos marcantes dentro de uma carreira imensa, como foi a do Jô Soares. Ao mesmo tempo, os episódios desenvolvem temas específicos com profundidade, ao invés de abordar muitos assuntos de forma mais apressada. O quão difícil foi selecionar histórias e cenas do Jô para exibir na série?

Renato Terra » Um dos maiores desafios foi encontrar um raciocínio para organizar cada episódio. Esse foi o primeiro passo. Decidi que os episódios teriam grandes temas e que todos os assuntos relativos a esse tema não transbordariam para os outros. No primeiro episódio, tracei a linha do “humorista” e decidi que não teria nenhuma cena do Jô Soares entrevistador. Era uma regra muito fácil de ser quebrada, mas foi importante pra dar unidade pra série.

No episódio 2, sobre o Jô Soares Onze e Meia, conseguimos ver a consolidação do programa. Como colocamos ali somente imagens do Jô Soares Onze e Meia, é possível ver como o cenário foi evoluindo, como o Derico se tornou uma peça fundamental, como o programa foi se formando. E assim por diante, cada episódio com sua “prisão”. Isso nos ajudou a organizar a quantidade infinita de coisas espetaculares que o Jô Soares realizou.

Jô Soares no Viva o Gordo
O humor de Jô Soares caracterizou-se pelo tom político. Imagem: TV Globo / Reprodução.

“O Jô mudou o jeito de se fazer humor na TV”.

Renato Terra

Algo que me chamou a atenção é que, mesmo que seja claramente uma homenagem, a série não evita tratar de certas “polêmicas” (como a ida do SBT para a Globo, uma certa rusga com Fábio Porchat) de alguém que, de alguma forma, tinha um respeito unânime das pessoas. Havia uma intenção de fugir de uma narrativa apenas elogiosa?

A intenção sempre foi fazer um documentário e não uma homenagem. Acontece que, ao mergulhar na personalidade do Jô, é impossível não ressaltar suas qualidades geniais, seu pioneirismo, sua coragem e sua generosidade. Isso é parte inseparável da personalidade dele. E eu acredito muito no documentário que tem a ambição de trazer em imagens, sons e sentimentos a personalidade do retratado. Falo muito sobre isso no Curso de Documentários que gravei e está disponível no meu site.

Jô Soares foi, sem dúvida, uma pessoa única na TV brasileira, com um grau de erudição raro para o veículo. Ao realizar essa série documental, você teve algumas percepções a mais sobre a sua importância para a construção da TV brasileira? Há alguém que hoje se aproxima minimamente do papel que ele desempenhava?

O Jô talvez seja a personalidade mais original da TV brasileira de todos os tempos. Desde que ele estreou, a grande atração era a personalidade dele. O Jô mudou o jeito de se fazer humor na TV. Depois mudou o jeito de se fazer entrevistas na TV. E tudo tinha o seu DNA. As pessoas ligavam a TV pra ver o Jô. Eu acho que a TV mudou muito desde que o Programa do Jô saiu do ar. Tudo hoje é mais fragmentado, disperso. Por isso, acho difícil aparecer outro Jô.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: EntrevistaGloboplayJô SoaresRenato TerraUm Beijo do Gordo

VEJA TAMBÉM

Tom Sturridge é perfeito como Sandman. Imagem: Netflix / Divulgação.
Televisão

Em temporada irregular, ‘Sandman’ se despede do público

30 de setembro de 2025
Will Sharpe e Meg Stalter em 'Too Much'. Imagem: Working Title Television / Divulgação.
Televisão

‘Too Much’ reinventa a comédia romântica com o talento de Lena Dunham

26 de setembro de 2025

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.