• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Psicodelia, punk e improviso movem sinfonia desconstrutiva da Massarifest

Em uma celebração única dos 60 anos de Fabio Massari, os shows de Acid Mothers Temple, Devotos e Patife Band no Espaço Fabrique transformaram a noite de São Paulo em um turbilhão sonoro e emocional, que misturou a liberdade psicodélica, a energia punk e o experimentalismo brutal.

porAlejandro Mercado
24 de setembro de 2024
em Música
A A
Show do Acid Mothers Temple terminou com guitarra no teto do Espaço Fabrique. Imagem: Alejandro Mercado / Escotilha.

Show do Acid Mothers Temple terminou com guitarra no teto do Espaço Fabrique. Imagem: Alejandro Mercado / Escotilha.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Fabio Massari, mais do que um jornalista, é um ícone da cultura alternativa no Brasil. Seus 60 anos não poderiam ser celebrados de outra forma senão com a união de três bandas que representam a pluralidade de sua curadoria musical ao longo das décadas: Acid Mothers Temple, Devotos e Patife Band. A Massarifest, que aconteceu na última sexta-feira no Espaço Fabrique, em São Paulo, foi uma imersão sonora e visual, à altura de sua história.

Em uma época em que a música muitas vezes parece enlatada e pré-programada, as três bandas trouxeram a incerteza, o improviso e a energia bruta de volta ao centro do palco. Acid Mothers Temple, Devotos e Patife Band não poderiam ser mais diferentes entre si, mas é exatamente essa diversidade que fez a noite especial.

Para quem estava lá, o Massarifest não foi apenas uma homenagem ao aniversariante, mas uma reafirmação de que a música, em todas as suas formas mais radicais, ainda pode ser uma experiência transcendental. O público saiu do Fabrique não apenas com os ouvidos zunindo, mas com o sentimento de ter testemunhado algo verdadeiramente único.

Devotos: o punk visceral que pulsa nas veias do Recife

Incubidos de abrir a noite, Devotos fez show cru e direto para público desconectado. Imagem: Alejandro Mercado / Escotilha.

Primeiros a subirem ao palco, em claro contraste com a complexidade psicodélica dos japoneses, os pernambucanos do Devotos trouxeram uma energia crua e direta. Com mais de três décadas de estrada, Cannibal e sua gangue transformaram o Fabrique Club em uma arena punk onde cada riff ecoava as lutas de resistência da periferia brasileira. Seu som, que combina hardcore, punk e elementos de metal, é um grito de guerra contra o sistema, ao qual parte do público não respondeu à altura.

Buscando interagir de forma intensa com o público, Cannibal mostrou o mesmo ímpeto quase espiritual que imprime nas apresentações do trio, tentando repetidas vezes criar uma atmosfera de irmandade que só se vê em shows de bandas que, como o Devotos, respiram a luta cotidiana do povo.

Os Devotos canalizaram o som de forma direta, como um soco no estômago. E isso é exatamente o que o punk representa: a expressão bruta, sem filtros, da realidade ao redor. A performance deles no Massarifest foi um lembrete de que o punk brasileiro está vivo e mais relevante do que nunca.

Patife Band: o experimentalismo brutal de Paulo Barnabé

Experimentalismo da Patife Band subiu ao palco da Fabrique no Massarifest. Imagem: Alejandro Mercado / Escotilha.

Para quem estava lá, o Massarifest não foi apenas uma homenagem ao aniversariante, mas uma reafirmação de que a música, em todas as suas formas mais radicais, ainda pode ser uma experiência transcendental.

Responsável pelo meio de campo entre a crueza dos Devots e a desconstrução psicodélica do Acid Mothers Temple, a Patife Band trouxe o caos controlado e desconcertante de seu som experimental. Paulo Barnabé, um dos nomes mais inovadores da música brasileira, liderou o grupo em uma performance que misturou o pós-punk com influências de vanguarda, criando um som que é tão desconfortável quanto cativante.

A percussão é, como sempre, a espinha dorsal da banda. Barnabé, com seu carisma enigmático, deu vida a canções como “Tô Tenso” e “Pregador Maldito”, clássicos do repertório da Patife Band, com uma energia que parecia carregar décadas de frustração e inquietação artística. O que a banda faz não é apenas música; é uma performance que explode as convenções, desafiando o público a se envolver de maneira ativa.

Se Devotos trouxe a força do punk, a Patife Band foi a síntese caótica e brutal da noite. O som deles não é fácil de digerir, mas é absolutamente necessário para qualquer um que busque mais do que entretenimento na música ao vivo.

Acid Mothers Temple: um tornado psicodélico

Acid Mothers Temple encerrou a noite com um show catártico. Imagem: Alejandro Mercado / Escotilha.

Em contraste com a crueza dos Devotos e a experimentação da Patife Band, os japoneses da Acid Mothers Temple encerraram o Massarifest com uma tempestade sônica complexa, alta e ruidosa. A banda, que encarna o espírito livre do rock psicodélico, entregou um show de improviso visceral e extático, que desafia qualquer expectativa pré-concebida sobre o gênero. Não há como catalogar as camadas de ruído, distorção e improviso que eles constroem e destroem a cada minuto.

Makoto Kawabata, o cérebro por trás dessa nave sonora, regeu sua guitarra como um condutor louco, levando a plateia a uma viagem que oscilava entre o transcendental e o brutalmente terreno. A sessão rítmica, densa e pulsante, moldava o caos com uma precisão quase alienígena. O público, envolto em camadas de efeitos e texturas cósmicas, se deixou levar, como se o Espaço Fabrique tivesse sido temporariamente suspenso no tempo e no espaço.

O Acid Mothers Temple não é uma banda fácil de ouvir, muito menos de ver ao vivo, mas essa complexidade se torna o núcleo de sua atratividade. Eles instigam, desafiam e obrigam o ouvinte a sair de sua zona de conforto. Não à toa, a apresentação foi encerrada com a guitarra de Kawabata pendurada, com o braço para baixo, no teto. Na Massarifest, os japoneses foram o elemento comburente de uma noite explosiva desde o início.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Acid Mothers TempleDevotosFabio MassariMassarifestMúsicaPatife Band

VEJA TAMBÉM

Músico partiu aos 88 anos, deixando imenso legado à música brasileira. Imagem: Reprodução.
Música

Bira Presidente: o legado de um gigante do samba

16 de junho de 2025
Retrato da edição 2024 da FIMS. Imagem: Oruê Brasileiro.
Música

Feira Internacional da Música do Sul impulsiona a profissionalização musical na região e no país

4 de junho de 2025

FIQUE POR DENTRO

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.