• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Colhendo ‘As Flores do Mal’ com Charles Baudelaire

'As Flores do Mal', obra marcante de Charles Baudelaire, oferece um solo fértil para considerações maior do que seu imaginário aparenta.

porWalter Bach
28 de julho de 2016
em Literatura
A A
Colhendo 'As Flores do Mal' com Charles Baudelaire

O autor Charles Baudelaire. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Se Charles Baudelaire (1821-1867) fosse vivo seria taxado de alternativo, ou seria confundido com alguém que se veste a caráter pra uma festa à fantasia e resolve interpretar o personagem fora dela. De qualquer modo, pareceria excêntrico à nossa época, pseudo acostumada com tribos tão diversas quanto plantas, e Baudelaire veria nisso um solo fértil para jogar as sementes de suas As Flores do Mal.

Talvez não levasse tão a sério nosso mundo petrificado e carente de natureza, mas qualquer paisagem meio escura serviria para o poeta se encostar, matar o tédio da existência com bebida barata e plantar seus versos em folhas de guardanapo roubadas do bar mais próximo.

Baudelaire seria taxado de amoral para baixo por religiosos conservadores. Litanias, versos a Satã, blasfêmias, fácil imaginá-lo condenado ao inferno graças a parte de sua poesia, que beira entre provocações espirituosas e mera autoafirmação camuflada com imaginário metido a profano. Confrontado, responderia com linhas mais sutis, mas não menos venenosas.

Se Charles Baudelaire fosse vivo seria taxado de alternativo, ou seria confundido com alguém que se veste a caráter pra uma festa à fantasia e resolve interpretar o personagem fora dela.

Seria idolatrado por tribos e simpatizantes da única certeza da vida. Os versos mórbidos e grotescos adotados como mantras, estampados em camisetas pretas e grafados com letras góticas, e Baudelaire seria convocado para declamar poesia em porões mal iluminados de propósito, convidado para sessões de qualquer evento ligado ao que hoje entendemos por macabro. Quem sabe até seria chamado pra ensinar sobre isso.

O lado sinistro de sua produção talvez seja sua planta mais colhida, mas seu jardim era mais vasto. Por baixo da pose de quem nunca sorriu e de todo o ideário em torno dele, havia um escritor cuidadoso com as formas de seus versos; quase um ficcionista disfarçado de poeta – é fácil imaginar micro narrativas a partir de alguns poemas seus, principalmente quando elencava divindades mitológicas de personagens. Seus versos podem ser interpretados como dramáticos e até abstratos, oferecendo a própria visão de “beleza” com sua voz autoral, sem preocupações com as possíveis colheitas. Isso não chega a ser um problema, pois também foi um autor que fazia questão de incitar questionamentos sobre o que se lia, inclusive a si mesmo – embora suas flores menos “malvadas” peçam paciência para serem encontradas.

“Epígrafe para um livro Condenado”

Leitor pacífico e bucólico,
Homem de bem, austero e lhano,
Joga fora este saturniano
Livro, orgíaco e melancólico.

Se não herdaste o dom hipnótico
De Satã, o astuto decano,
Irias ler-me por engano,
Ou me terias por neurótico.

Mas se, sem teus olhos piscar,
Do abismo os horrores conheces,
Lê-me afinal que me hás de amar;

Alma curiosa que padeces
E buscas no éden teu abrigo,
Tem dó de mim… Ou te maldigo!

AS FLORES DO MAL | Charles Baudelaire

Editora: Penguin;
Tradução: Júlio Castañon Guimarães;
Tamanho: 656 págs.;
Lançamento: Outubro, 2019.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: As Flores do MalBaudelaireBook ReviewCharles BaudelaireCrítica LiteráriaLiteraturaLiteratura ClássicaPoesiaResenhaSéculo XIX

VEJA TAMBÉM

Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.
Literatura

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Itamar Vieira Junior é um dos autores brasileiros contemporâneos mais bem-sucedidos. Imagem: Adenor Gondin / Reprodução.
Literatura

‘Salvar o Fogo’, de Itamar Vieira Junior, reacende a memória

12 de setembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Gael García Bernal interpreta Octavio em 'Amores Brutos', filme que catapultou a carreira de 
Alejandro G. Iñárritu. Imagem: Zeta Films / DIvulgação.

‘Amores Brutos’ revela o instinto e a ferocidade do humano

7 de outubro de 2025
Festival do Rio começa nesta quinta-feira. Imagem: Divulgação.

Festival do Rio 2025 começa nova edição celebrando o cinema brasileiro em sua diversidade máxima

1 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.