O ano era 1986. A Rede Globo trazia em suas manhãs o TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, que, apesar de ser muito elogiado pela crítica, era freguês histórico de um programa da concorrência: o infantil Programa do Bozo. A franquia norte-americana virou febre no Brasil e a emissora dos Marinho decidiu contra-atacar com um programa infantil que conseguisse barrar de vez o palhaço. Xuxa Meneghel, a ex-namorada do Pelé e apresentadora do Clube da Criança na TV Manchete, é contratada para essa missão tão inglória, que muitos executivos da emissora afirmavam com todas as letras: “não dura três meses”.
Nessa nova fase não se pouparam investimentos. Xuxa agora tinha um cenário desenhado por Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. De uma nave espacial, descia para aquele mundo colorido onde seres como o mosquito Dengue, a tartaruga Praga e quatro soldadinhas intituladas Paquitas davam conta de organizar a brincadeira da criançada. Essa era a fórmula do Xou da Xuxa, que estreava em 30 de junho de 1986.
Após a estreia do programa, a previsão dos três meses caía por terra. Isso porque o programa infantil desacreditado logo se revelou um fenômeno. Só no Brasil, conferiu às manhãs uma relevância comercial que nem mesmo a líder de audiência possuía, com cotas de patrocínio e licenciamento de produtos como bonecas, roupas e vendas de discos. E como já dizia Chacrinha: “na TV nada se cria, tudo se copia”, logo as emissoras foram atrás de uma Xuxa para chamar de sua. No SBT, foi a consagração de Mara Maravilha; na Manchete, foi o nascimento de Angélica.
Derrotar o Bozo, que tinha anos de tradição na TV americana como uma franquia consolidada, já era um feito e tanto, mas logo a América Latina inteira se rendeu à “rainha dos baixinhos”. Tanto que formatos similares como El Clan de Patsy, na Argentina, e o El Show de Xiomy, na Colômbia, tentaram beber da mesma fonte, sem sucesso. A influência de Xuxa sob a criançada chegava a nível mundial. Logo, a apresentadora tinha um faturamento maior do que astros como Mel Gibson e aparecia em listas de mulheres influentes ao lado de Margaret Thatcher.
A influência de Xuxa sob a criançada chegava a nível mundial. Logo, a apresentadora tinha um faturamento maior do que astros como Mel Gibson e aparecia em listas de mulheres influentes ao lado de Margaret Thatcher.
Seguindo um caminho que guarda muitas similaridades com o hoje trilhado pela cantora Anitta, Xuxa resolveu apostar no mercado espanhol. Um namoro com a Televisa (maior produtora de conteúdo para televisão em espanhol no mundo) quase foi pra frente. Mas por ser mais perto e pra evitar atritos com a Globo, já que historicamente a Televisa sempre foi parceira do SBT, a loira leva seu programa para a argentina Telefé e o Xou da Xuxa começa a ser transmitido simultaneamente para todos os países da América Latina, com exceção do México. Até mesmo nos Estados Unidos, pela rede Univision, Xuxa deixou sua marquinha.
Em 1993, Xuxa chegava à fronteira final. Convencidos do fenômeno, os americanos, que tradicionalmente preferiam o palhaço Bozo, resolveram apostar na força da loira. Mesmo com um inglês parco, Xuxa fez sucesso na terra do Tio Sam, dessa vez, moderadamente. Sua boneca foi o brinquedo mais vendido daquele ano, mas o programa durou apenas uma temporada, que foi reprisada por três anos. Xuxa já dava sinais de cansaço e, ironicamente, quando finalmente conquistou o mercado mais difícil de todos, desistiu.
Entretanto, o Xou da Xuxa não é só um fenômeno de audiência a nível nacional. É um fenômeno global. Até hoje, apenas a loira e Carmen Miranda conseguiram se consolidar de tal maneira na história da televisão mundial. E não só isso, o Xou, até os dias de hoje, foi a primeira (e única) atração com formato 100% nacional a ganhar as telinhas do mundo inteiro. Um feito e tanto. Hoje, Xuxa está na Record apresentando o Dancing Brasil, mas já tem planos de retomar sua carreira na Argentina. Se o sucesso vem, ninguém sabe, mas, com certeza, é curioso pensar que um projeto que sempre foi desacreditado virou um (com o perdão do trocadilho) arrasa-quarteirão global.