Quem acompanha a nossa coluna já percebeu que Curitiba não desaponta quando o assunto é a oferta gratuita de eventos relacionados às artes. Acontece que, além de espetáculos nos principais teatros e exposições nos museus, a produção independente da cidade também não deixa a desejar.
Facilmente encontramos feiras, mostras, exposições, shows e outras coisas bacanas por aqui, geralmente acontecendo na rua mesmo. Para as próximas semanas, temos dois eventos confirmados que prometem unir uma boa parte dos artistas visuais locais.
Arte de todo tipo e para todo gosto
Editoras, coletivos e artistas independentes em geral vão se encontrar na Mamute, feira gráfica de produções gráficas, que acontece no dia 10 de Novembro.
A programação da feira terá, além de exposições com trabalhos de artistas locais, shows de música, venda de comidas e bebidas, mesas redondas, lançamentos de livros e práticas gráficas abertas à comunidade.
O foco do evento, no entanto, fica com a exposição de dezenas de artistas locais. Gravuras, desenhos, adesivos, postais, cartazes, HQs, zines, fotografias, livros, tatuagem, moda autoral, entre outros. Todo o trabalho exposto também estará à venda.
O intuito da Mamute é aproximar todo esse grande e diverso grupo de produtores locais com um público consumidor, criando um ambiente possível para trocas e muito conhecimento sobre a cultura local. Vale lembrar que a maior parte das obras exibidas estarão à venda.
Para as próximas semanas, temos dois eventos confirmados que prometem unir uma boa parte dos artistas visuais locais.
A Mamute acontece na Casa 102, que fica na Alameda Júlia da Costa, 102, em Curitiba. Mais informações podem ser conferidas na página do evento no Facebook.
Para conhecer os(as) fotógrafos(as) locais
O photo.lab, que já está na sua oitava edição, é um evento que traz a oportunidade para fotógrafas e fotógrafos locais de exibir e comercializar suas produções.
Em 2018, o evento acontece também no dia 10 de Novembro, a partir das 15 horas, no Jambu Bar. A feira mostrará produções fotográficas em diversos formatos diferentes, dos mais compactos ao mais elaborados: zines, prints, postais, etc.
Vale dizer que o photo.lab não é apenas um evento, mas um coletivo de artistas que trabalham com fotografia de forma artística, e também profissional. Portanto, a preocupação do evento não é de apenas expor os trabalhos dos artistas, mas também mostrar sua produção de forma a abrir possibilidades comerciais.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página do mesmo no Facebook.
O photo.lab é um projeto com participação da fotógrafa curitibana Janis Lima, que está no Instagram no perfil @janisjfl. O trabalho de Janis é reconhecido principalmente através de seus retratos femininos, bastante intimistas e sensíveis.
Estes dois eventos são apenas alguns exemplos daqueles que acontecem em Curitiba em apoio à produção artística local.
Aqui, na coluna “Zero Pila”, continuaremos informando sobre as iniciativas que mostram a cara da arte curitibana.