• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

A permanente influência de ‘Além da Imaginação’

Coluna discute como a série 'Além da Imaginação', criada por Rod Serling, continua a influenciar as produções de cinema fantástico no mundo contemporâneo.

porRodolfo Stancki
27 de março de 2019
em Espanto
A A
A permanente influência de 'Além da Imaginação'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma menina desaparece dentro de casa, mas ainda pode ser ouvida pelos seus pais. Ela foi parar em uma nova dimensão, perigosa por ser habitada por estranhas criaturas. A premissa é do episódio “Little Girl Lost”, da terceira temporada de Além da Imaginação, mas poderia muito bem ser aplicada para descrever a trama de Poltergeist – O Fenômeno (1982).

Escrevi em algumas oportunidades que o seriado criado por Rod Serling é uma das produções mais influentes da segunda metade do século XX (leia mais). Stephen King, talvez o nome mais expressivo do horror nesse período, assume ter sido profundamente afetado pelo tipo de história narrada pela série. Outro admirador do programa é Steven Spielberg, que chegou a bancar uma versão cinematográfica da série em No Limite da Realidade (1983). O filme tinha como colaboradores John Landis, Joe Dante e George Miller.

Melhor do que em nenhum outro programa de televisão, Além da Imaginação soube entender o que significa uma ficção fantástica.

Spielberg, inclusive, criou sua própria versão de Além da Imaginação nos anos 80, com Amazing Stories (1985 – 1987). Praticamente toda a cinematografia do diretor parece descender do tipo de narrativa existente na zona do crepúsculo. De Encurralado (1971) a Jogador Nº 1 (2018), sua obra fantástica parece pensar o extraordinário como uma condição a ser enfrentada no mundo real, colocando os personagens para reagir como nós mesmos reagiríamos diante de um alienígena que bate à nossa porta. Exatamente como na série.

Existe, porém, no seriado exibido entre 1959 e 1964 um outro tipo de impacto. O das refilmagens espirituais. Protagonizada por Jim Carrey, a comédia O Mentiroso (1997) usa o mesmo argumento do episódio “The Whole Truth”, da segunda temporada. O mesmo pode se dizer de Trocando os Pés (2014), estrelado por Adam Sandler, e “Dead Man Shoes”, episódio da terceira temporada sobre um homem que coloca os sapatos de alguém que morreu e passa a viver a mesma vida de quem o usava anteriormente. Gigantes de Aço (2011), de Shawn Levy, não apenas empresta a premissa de um capítulo do quinto ano  como assumidamente se baseia no roteiro de “Steel”, assinado por Richard Matheson.

Pela internet é possível encontrar inúmeras listas apontando coincidências de enredos em outras tramas, que incluem um paralelo temático entre Toy Story (1995) e “Cinco Personagens à Procura de uma Saída”, da terceira temporada; entre o boneco malvado que fala e mata em Brinquedo Assassino (1988) e a ameaçadora boneca de “Living Doll”, da quinta temporada; e até entre a morte que encontra Anthony Hopkins no romance Encontro Marcado (1998) e a que encontra Ed Wynn no episódio “One For the Angels” (1959), da primeira temporada.

Melhor do que em nenhum outro programa de televisão, Além da Imaginação soube entender o que significa uma ficção fantástica. Por isso o fato de sempre a retomarmos como referência quando estamos diante de programas como Black Mirror ou Arquivo X.

Sua permanência na cultura americana certamente deve muito também a seu público mais famoso, sempre disposto a ressaltar sua importância para as novas gerações. Não por acaso, Jordan Peele, profundo admirador da série e amplamente em evidência agora por causa do sucesso de Nós (2019), está prestes a lançar uma nova versão de Além da Imaginação, que estreia em alguns dias nos Estados Unidos.

Tags: Além da ImaginaçãoAmazing StoriesCinema de HorrorJordan PeelePoltergeist: O FenômenoRichard MathesonRod SerlingStephen KingSteven Spielberg

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024

FIQUE POR DENTRO

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.