• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Dou-lhes um ano’ tem humor bem trabalhado

História de casal que luta para chegar aos doze meses de união, ‘Dou-lhes um ano’ tem várias situações cômicas inseridas logo após poucos segundos de diálogos mais sérios.

porTiago Bubniak
2 de fevereiro de 2021
em Cinema
A A
Dou-lhes um ano, de Dan Mazer

Cena do filme 'Dou-lhes um ano'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mesmo que a comédia seja um gênero popular, virou clichê dizer que fazer chorar é bem mais fácil que fazer rir. Como muito bem aponta a escritora e crítica de cinema Ana Maria Bahiana, “enquanto o que nos faz rir é em grande parte específico e cultural, o que nos faz chorar e emocionar é universal, suplantando fronteiras, idiomas e peculiaridades culturais”. Ela continua: “A comédia é sempre mais arriscada. O que é hilário na França pode ser ofensivo em Cingapura; filmes que arrancam gargalhadas no México podem fazer uma plateia britânica dormir. E por aí vai”.

É possível ir mais longe. As motivações que fazem rir podem variar não apenas entre um país e outro, uma cultura e outra, mas entre uma pessoa e outra, mesmo dentro do próprio país. E viva a subjetividade, o modo tão particular que cada um tem de ver o mundo e de relacionar-se com ele! Por isso torna-se difícil fazer crítica de comédia e recomendar obras desse gênero. O que para o crítico/resenhista pode ser um espetáculo de comicidade, para o leitor pode ser um oceano de chatice. Mas vamos lá.

A dica aqui, hoje, é Dou-lhes um ano (2013), com roteiro e direção de Dan Mazer, britânico que é um dos quatro roteiristas de Borat (2006). Este filme de 2013 também tem em sua ficha técnica os mesmos produtores da trilogia O Diário de Bridget Jones (2001), Bridget Jones – No Limite da Razão (2004) e O Bebê de Bridget Jones (2016). Com essas informações, é possível ter uma suave noção do tipo de humor que é trabalhado em Dou-lhes um ano: muito investimento em ironia e relacionamentos amorosos como tema central.

A história (…) é bem simples, mas é engraçada por pontuar uma série de situações que investem, principalmente, no constrangimento.

Na trama, Nat (Rose Byrne) e Josh (Rafe Spall) conhecem-se e logo casam, estimulando a desconfiança em amigos e parentes de que eles não vão manter esse relacionamento por muito tempo. Inclusive, apenas alguns meses após oficializarem a união, os dois já estão fazendo terapia de casal. A meta é chegar a um ano de casamento porque, segundo muitos dizem, se passarem de doze meses, continuarão juntos por muito tempo.

A história, como se vê, é bem simples, mas é engraçada por pontuar uma série de situações que investem, principalmente, no constrangimento. Stephen Merchant interpreta Danny, um amigão de Josh e padrinho de casamento que é a encarnação da falta de noção na espécie humana, fazendo piadas que, de tão sem graça e embaraçosas, tendem a provocar risos em quem assiste. Constrangedora e engraçada, também, é a cena na qual a terapeuta de casais que atende Nat e Josh tem uma briga dos diabos com o próprio marido sem preocupar-se com o fato de que os clientes estão ouvindo tudo. E ouvindo muito bem, porque, afinal, ela grita muito. Que casal confiaria em uma terapeuta dessas? Eis a pergunta óbvia. E hilária.

Continuando com os destaques, é possível mencionar a cena em que Nat e Josh veem fotos de sua viagem de lua de mel junto com os pais de Nat e, em determinado momento, imagens muito íntimas do casal começam a pipocar na tela do porta-retrato eletrônico. O nível de vexame é diretamente proporcional ao nível de comicidade que as reações dos personagens provoca. Durante a subida dos créditos finais é possível rir com a cena em que os pais da dupla de protagonistas discutem a divisão de uma conta de restaurante.

Dou-lhes um ano, enfim, é uma dica leve e divertida, com o timing do humor bem trabalhado, criando situações cômicas logo após poucos segundos de diálogos mais sérios.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Ana Maria BahianaBridget JonesCinemaCríticaCrítica CinematográficaCrítica de CinemaDan MazerDou-lhes um anoMovie ReviewResenhaReview

VEJA TAMBÉM

Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.
Cinema

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
12ª edição começa nesta quarta-feira. Imagem: Divulgação.
Cinema

8 ½ Festa do Cinema Italiano reúne produções de ontem e hoje

25 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, produção é nova aposta da Globo. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Guerreiros do Sol’ e a reinvenção do cangaço na dramaturgia brasileira contemporânea

26 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.