• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Laços’ retrata cenas de um casamento italiano

Drama do premiado cineasta Danielle Luchetti, 'Laços' conta, em três tempos narrativos, os encontros e desencontros de um casal.

porPaulo Camargo
5 de agosto de 2021
em Cinema
A A
Luigi Lo Cascio e Alba Rohrwacher protagonizam 'Laços'

Luigi Lo Cascio e Alba Rohrwacher protagonizam 'Laços'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Há um cinema italiano contemporâneo, menos conhecido fora do país insular, que merece mais atenção do que efetivamente tem. São filmes cujas narrativas são conduzidas por seus personagens, e não tanto pelos enredos, com forte ênfase nos diálogos. Laços, drama familiar de Danielle Luchetti (de Meu Irmão É Filho Único), encaixa-se nessa categoria.

Baseado no romance de Domenico Starnone, o longa-metragem retrata, em três tempos, a relação de um casal, Vanda (Alda Wohrwacher, de Feliz como Lázaro) e Aldo (Luigi Lo Cascio, de O Melhor da Juventude). Ela é dona de casa e ele um jornalista relativamente conhecido que comanda um programa de rádio especializado em literatura, transmitido pela RAI, empresa de comunicação estatal italiana. Moram em Nápoles com os filhos pequenos, Anna e Sandro, mas Aldo trabalha em Roma, onde ele tem uma relação extra-conjugal com Lidia (Linda Caridi, de Entre Tempos).

Com ótimas atuações de todo o elenco, o filme se beneficia também da inventiva estrutura não linear do roteiro e de diálogos fortes.

O primeiro tempo de Laços se dá quando Aldo revela a Vanda o caso amoroso, ela o expulsa de casa e os dois se separam. No terceiro, os vemos 30 anos mais tarde, reconciliados, mas infelizes. Nessa fase, os personagens são vividos pelos veteranos Laura Morante (de O Quarto do Filho) e Silvio Orlando (de O Criocodilo), que veem traumas do passado emergir quando, ao retornar de uma viagem, encontram seu apartamento vandalizado após um suposto assalto.

O segundo tempo narrativo, intermediário, mostra o casal, alguns anos depois do divórcio e após um longo afastamento, se reconectando, mesmo que separado, por conta dos filhos. Aldo passa a visitar a família nos fins de semana, o que desestabiliza sua relação com Lidia.

Com ótimas atuações de todo o elenco, o filme se beneficia também da inventiva estrutura não linear do roteiro e de diálogos fortes, que proporcionam aos atores grandes momentos. Incluem-se ai Giovanna Mezzogiorno (de Vencer) e Alessandro Giannini (filho do astro italiano Giancarlo Giannini), que vivem os filhos do casal, já adultos e protagonistas do surpreendente epílogo de Laços.

Luchetti reafirma aqui seu talento na condução de dramas intimistas, quase sempre focados em relações familiares tensas, que ele sabe investigar com sua câmera que cola nos personagens e suas vicissitudes. O filme pode ser visto no Now, canal pay-per-view da Net Claro.

Tags: Alba RohrwacherCríticaCrítica CinematográficaDaniele Luchettidrama familiarFilm ReviewGiovanna MezzogionoLaçosLuigi Lo CascioMovie ReviewResenha

VEJA TAMBÉM

Jacob Elordi dá vida ao Frankenstein de Guillermo del Toro. Imagem: Bluegrass Films / Divulgação.
Cinema

‘Frankenstein’ de Del Toro verte humanidade

12 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.
Cinema

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Imagem: Divulgação.

‘Sharon Van Etten & The Attachment Theory’ abre uma nova fresta emocional em meio ao caos

15 de dezembro de 2025
Jacob Elordi dá vida ao Frankenstein de Guillermo del Toro. Imagem: Bluegrass Films / Divulgação.

‘Frankenstein’ de Del Toro verte humanidade

12 de dezembro de 2025
Provável aquisição deve representar perigo para setor audiovisual brasileiro. Imagem: Escotilha.

Netflix compra Warner: o que vai mudar no Brasil?

10 de dezembro de 2025
Filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Imagem: Jafar Panahi Film Productions / Divulgação.

Jafar Panahi e os cárceres que carregamos em ‘Foi Apenas um Acidente’

9 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.