• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Os Amores Dela’ tem protagonista irritante, mas libertária

O drama francês 'Os Amores Dela', da estreante Charline Bourgeois-Tacquet, traz a atriz revelação Anaïs Demoustier no papel de uma jovem estudante em busca do amor e de seu lugar no mundo.

porPaulo Camargo
19 de agosto de 2022
em Cinema
A A
'Os Amores Dela' tem protagonista irritante, mas libertária

Anaïs Demoustier vive Anaïs e a ótima Valeria Bruni Tedeschi interpreta Emilie. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É impossível não pensar no filme norueguês A Pior Pessoa do Mundo ao assistir a comédia dramática Os Amores Dela, longa-metragem estreia da cineasta francesa Charline Bourgeois-Tacquet. Como a personagem principal do drama de Joachim Trier, sua protagonista, Anaïs (vivida pela revelação Anaïs Demoustier) é uma jovem mulher em busca de seu lugar no mundo.

Estudante de Literatura, Anais chega a ser irritante devido a sua aparente autoconfiança e instabilidade, que, por um outro lado, também podem ser interpretadas como liberdade. Ela prepara, sem muita pressa ou convicção, uma tese sobre a representação do amor romântico nas letras francesas dos séculos XVII e XVIII.

Ao mesmo tempo, Anaïs tenta driblar o desemprego, a falta de dinheiro para pagar o aluguel e um relacionamento morno com o namorado, Raoul, ao lado de quem não suporta a ideia de dormir, mas que a engravida por acidente – ela nem cogita ter a criança. O rapaz a acusa de ser autocentrada demais, de pensar somente em si, o que parece, de certa forma, ser verdade.

O grande trunfo de Os Amores Dela é nos conduzir, como espectadores, pela subjetividade errática de sua protagonista, que é tudo menos uma heroína romântica tradicional, virtuosa.

Na ressaca desse desencontro, e de um rompimento, Anais conhece Daniel (Denis Podalydès, integrante da Comédie Française), um meio vizinho bem mais velho que ela, como quem vive um caso fugidio, pouco significativo.

Dona de uma personalidade ao mesmo tempo muito cativante, porém invasiva, inconveniente, ela tem a capacidade de atrair e repelir com a mesma destreza. Até mesmo com o pai e a mãe, doente de câncer, a personagem vive uma relação oscilante, afetuosa, mas também refratária.

Do affair com Daniel, Anais sai com um súbito interesse, quase obsessão, pela companheira do amante, a escritora Emilie (a premiada atriz e diretora Valeria Bruni-Tedeschi, de A Fratura), que ela conhece primeiro apenas por seus escritos, com os quais se identifica prontamente. É como tivesse encontrado uma versão sua mais madura, experiente e bastante letrada. E, após um encontro acidental, Anais não hesita em se aproximar da autora e fazer valer seu desejo.

O grande trunfo de Os Amores Dela, que participou da Semana da Crítica, no Festival de Cannes 2021, é nos conduzir, como espectadores, pela subjetividade errática de sua protagonista, que é tudo menos uma heroína romântica tradicional, virtuosa.

Enquanto não descobre exatamente o que pretende da vida, ela tenta, erra, mete os pés pelas mãos, fere e se machuca, em nome de seu direito de ser o que é. Não é uma personagem fácil de gostar, porque, talvez, nos desafie em nossa busca burguesa, conservadora mesmo, por estabilidade e definições.

O filme, que como sua protagonista parece um tanto perdido na primeira metade, cresce muito à medida em que o relacionamento entre Anaïs e Emilie se aprofunda, e tensiona a vida de ambas, até sua explosão sensual, em uma linda cena de amor numa praia deserta. A direção sensível de Bourgeois-Tacquet anuncia o surgimento de uma cineasta promissora, ousada.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Anaïs DemoustieCharline Bourgeois-TacquetCinemaFestival de CannesOs Amores DelaResenhaValeria Bruni Tedeschi

VEJA TAMBÉM

Jesuíta Barbosa encarna Ney Matogrosso na cinebiografia do cantor. Imagem: Paris Filmes / Divulgação.
Cinema

‘Homem com H’ revela a insurgência de Ney Matogrosso sem recorrer a mitificações fáceis

7 de maio de 2025
'Setembro 5': cobertura heroica da equipe de esportes. Imagem: Projected Picture Works / Divulgação.
Cinema

‘Setembro 5’ entrega tensão e nostalgia do jornalismo do passado

6 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Exposição ficará até abril de 2026. Imagem: Gabriel Barrera / Divulgação.

Exposição na Estação Luz celebra a Clarice Lispector centenária

8 de maio de 2025
Grupo indiano chega ao Brasil com disco novo, em parte de extensa turnê de lançamento. Imagem: Tenzing Dakpa / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Peter Cat Recording Co.

8 de maio de 2025
O escritor José Falero. Imagem: Reprodução.

Contundente e emocionante, ‘Vera’ evidencia a alta qualidade da literatura de José Falero

7 de maio de 2025
Jesuíta Barbosa encarna Ney Matogrosso na cinebiografia do cantor. Imagem: Paris Filmes / Divulgação.

‘Homem com H’ revela a insurgência de Ney Matogrosso sem recorrer a mitificações fáceis

7 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.