• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

‘Segundo Sol’ leva axé ao horário nobre

Releituras de clássicos do axé marcam a trilha sonora da primeira semana de 'Segundo Sol', nova novela das nove da Rede Globo.

porTaiany Gonçalves
19 de maio de 2018
em Televisão
A A
'Segundo Sol' leva axé ao horário nobre

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O destaque na semana de estreia do novo folhetim das nove, Segundo Sol, foi a sua trilha musical. Ambientada na Bahia, a novela resgata alguns sucessos do axé em novas versões e nas vozes de cantores que fazem grande sucesso na atualidade.

Já em algumas chamadas anteriores à estreia, era possível perceber que a direção apostaria mesmo nas releituras musicais para a trilha sonora da trama. A música “Swing da Cor”, famosa na voz de Daniela Mercury, apareceu em uma versão em inglês – “Swing all the Colors”, confira no vídeo abaixo – feita especialmente para a novela pela I Koko, uma dupla de DJs. Em outras chamadas, era possível ver “O Mais Belo dos Belos”, do Ilê Aiyê – primeiro bloco afro do Brasil, na voz de Alcione.

A trilha sonora funciona, portanto, como um elemento simbólico de identificação cultural.

O primeiro capítulo retrata o carnaval baiano de 1999. As primeiras cenas trazem imagens reais, com “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury, ao fundo. Em seguida, Beto Falcão (Emílio Dantas), o protagonista da novela, sobe no trio elétrico para realizar seu show. Inicia cantando seu hit, “Axé Pelô”, mas logo para por não ter nenhum público. Na sequência, têm-se as seguintes músicas embalando o carnaval: “Milla”, de Netinho, e “Chame gente”, de Armandinho, Dodô e Osmar.

Nada de diferente até então, já que o que se retrata nos primeiros momentos é o famoso Carnaval de Salvador. É esperado, portanto, que esse estilo musical predomine nessas cenas. Mas o carnaval acaba, e as músicas do axé music não. O que se viu nas chamadas começa a aparecer e se destacar.

“Beleza Rara”, conhecida na voz de Ivete Sangalo, ganhou uma nova versão na voz do cantor de pagode Thiaguinho e aparece como fundo para as imagens da ilha de Boiporã. “Me Abraça, Me Beija”, também sucesso com Ivete, ficou ainda mais romântica com Anavitória. Não por acaso é tema do casal Beto/Miguel (Emílio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli). Outra canção que embala o romance dos dois é “Baianidade Nagô”, da Banda Mel, que foi repaginada com Maria Gadú.

Ainda é aguardado para os próximos capítulos “Vem Meu Amor”, da Banda Eva, na voz de Wesley Safadão; “Mal Acostumado”, originalmente da banda Ara Ketu, ao som da dupla Simone e Simaria, e “Beija-Flor”, do Timbalada, regravado por Johnny Hooker.

A música “Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê”, composta por Caetano Veloso, em 1982, também apareceu, e, embora não seja um axé, faz uma enorme reverência ao bloco baiano Ilê Aiyê.

Outra menção sonora à Bahia e que estará presente em todos os dias na abertura da novela é a releitura de “O Segundo Sol” pelo grupo soteropolitano BaianaSystem, que foi gravada originalmente por Cássia Eller.

O diretor artístico de Segundo Sol, Dennis Carvalho, disse que a ideia era trazer grandes clássicos do Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencial. “Então, reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, regravadas por outros cantores, com arranjos novos”.

Gostos musicais à parte, essas releituras reforçam a baianidade que autor e diretores pretendem transmitir, já que, mesmo em ritmos diferentes, o telespectador vincula as canções ao axé, à Bahia. O modo com que os recursos audiovisuais são conjugados determina a condução da narração e a apresentação desta frente ao público. A trilha sonora funciona, portanto, como um elemento simbólico de identificação cultural.

As novas versões e vozes, por sua vez, vêm para atender a uma nova demanda dos consumidores, já que o axé perdeu espaço no mercado com a ascensão de outros gêneros, como o sertanejo.

Mesmo não sendo as únicas canções presentes na novela, as releituras se destacam por, além de conseguir situar o telespectador no ambiente baiano, serem nostálgicas e atuais ao mesmo tempo. Adaptada ao novo contexto musical, a gloriosa década do axé é reverenciada no horário nobre.

Tags: AxéBahiaBaianaSystembaianidadeDaniela MercuryDennis CarvalhoEmílio DantasGiovanna Antonellihorário nobreIvete SangaloMaria GadúRede Globosegundo soltrilha sonora

VEJA TAMBÉM

No episódio do último dia 13, Lucimar (Ingrid Gaigher) faz download do aplicativo da Defensoria Pública. Imagem: TV Globo / Reprodução.
Reportagem

‘Vale Tudo’ mostra que as novelas ainda têm força entre os brasileiros

23 de maio de 2025
Clara Moneke conduz trama de 'Dona de Mim'. Imagem: TV Globo / Divulgação.
Televisão

‘Dona de Mim’ encontra força no afeto e na presença de sua protagonista

21 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.