• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
26 de maio de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados

‘7 Caixas’ e a criatividade que vem do Paraguai

Tiago Bubniak por Tiago Bubniak
14 de maio de 2019
em Central de Cinema
A A
7 Caixas, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori

Em '7 Caixas', boa parte do roteiro usa como cenário uma grande feira no centro da capital paraguaia. Imagem: Divulgação.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Embarcar em um filme vindo de um país que não tem tradição cinematográfica é uma experiência instigante para qualquer cinéfilo. Não falta curiosidade para saber o que, enfim, o país em questão tem a oferecer. É isso o que acontece com 7 Caixas (2012), o primeiro longa-metragem dos diretores paraguaios Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori. E, ao fim da viagem, a sensação é a de que os realizadores conseguiram entregar um trabalho muito acima da média do que se vê nas produções cinematográficas em geral.

A trama coloca em destaque diante dos olhos do espectador Victor (Celso Franco), um carregador de mercadorias encantado com o mundo ficcional das imagens da televisão e do cinema. Em vários momentos, o roteiro mostrará o adolescente “hipnotizado” diante de produções audiovisuais. A possibilidade de se aproximar um pouco mais desse universo aumenta quando Victor é apresentado a um celular com câmera. Mas a realidade abafa o sonho: falta grana para adquirir o tão desejado aparelho.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Praticamente todas as tomadas (se não todas) são fruto de câmera na mão. Os diretores também apostam em ângulos inusitados (como a inserção de uma filmadora no carrinho de transporte da carga) e em câmera subjetiva.

Esse distanciamento tem a chance de ser eliminado quando o protagonista recebe uma proposta de pagamento considerável para transportar uma misteriosa carga: as tais sete caixas que dão nome ao filme. No entanto, o que poderia ser uma tarefa simples acaba tornando-se bastante complicada: uma das caixas é roubada, acontecem mudanças de planos dos contratantes do serviço e surge um grupo de adversários violentos dispostos a tudo para roubar as mercadorias.

A maior parte da história acontece no Mercado 4, uma grande feira no centro da capital do Paraguai, cenário de muita pobreza, ronda de policiais, disputa por fregueses. Dentre os destaques estão as cenas de perseguição. Praticamente todas as tomadas (se não todas) são fruto de câmera na mão. Os diretores também apostam em ângulos inusitados (como a inserção de uma filmadora no carrinho de transporte da carga) e em câmera subjetiva (aquela na qual o espectador vê exatamente o que o personagem vê, como se os olhos de um fossem os olhos do outro). Esse conjunto de recursos técnicos deixa quem assiste bem mais próximo da sensação vivida pelos personagens em sua dinâmica de caça e fuga.

No transcorrer do filme, a trama fica gradualmente mais intrincada, mas não há incoerência. O roteiro consegue transitar com muita coesão por gêneros como a ação, o policial, o suspense e a comédia, com pitadas (bastante suaves, mas existentes) de drama e romance. Pela coerência, atores competentes, trabalho considerável com os figurantes, apuro técnico e o seu final, 7 Caixas é uma produção que merece ser prestigiada.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: 7 CaixasCinemacinema paraguaiCinema paraguaioCríticacrítica cinematográficacrítica de cinemaJuan Carlos ManegliaParaguairesenharesenha cinematográficaresenha de cinemareviewTana Schembori
Post Anterior

Curitiba fria

Próximo Post

Gabriela Aguerre fala sobre identidade, luto e pertencimento em ‘O quarto branco’

Posts Relacionados

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022
Em 'Eneida', Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

Em ‘Eneida’, Heloísa Passos nos coloca diante de seu espelho familiar

11 de maio de 2022

Cinema made in Hong Kong

9 de maio de 2022

Nos três andares de ‘Tre Piani’, Nanni Moretti encontra um universo de relações sociais e afetivas

5 de maio de 2022

‘Cidade de Deus’ completa 20 anos sem perder o vigor

28 de abril de 2022

Magnífico, ‘O Traidor’ é estudo político sobre a Cosa Nostra

19 de abril de 2022
  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 25 anos de ‘Xica da Silva’, uma novela inacreditável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Matt Damon brilha como pai atormentado de ‘Stillwater’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘O Nome da Morte’ usa violência crua em história real de matador de aluguel

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In