• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘A Grande Aposta’ é engenhosa (e esquecível) comédia sobre crise de 2008

Indicado a cinco Oscars, 'A Grande Aposta', dirigido por Adam McKay, pode levar a estatueta de melhor filme por tratar de um tema pertinente.

porPaulo Camargo
28 de janeiro de 2016
em Cinema
A A
'A Grande Aposta' é engenhosa (e esquecível) comédia sobre crise de 2008

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A menos de um mês da cerimônia de entrega do Oscar, A Grande Aposta, comédia dramática de Adam McKay (de Tudo por um Furo), desponta como um inesperado favorito ao prêmio de melhor filme, depois de ter vencido o prêmio do Sindicato dos Produtores na última semana, forte indicador da direção em que os ventos da indústria cinematográfica estão soprando. O longa-metragem pode acabar ultrapassando, na reta final, favoritos como Spotlight – Segredos Revelados, O Regresso e Mad Max: Estrada da Fúria por vários fatores: tem um roteiro afiado, seu elenco é excelente, é um sucesso de bilheteria e, sobretudo, aborda um tema urgente. Revela, com generosas doses de inteligência, humor e bem-vindas pitadas de cinismo e ironia como se desenhou a crise de 2008, que colocou no chão não apenas a economia norte-americana, mas as de quase todo o planeta.

McKay, em vez de adotar um tom grave, heroico ou catastrofista, acerta em cheio ao revelar em sua narrativa, muito bem construída e encenada, o que houve de farsesco e tragicômico na crise financeira, iniciada em 2007, que fez muita gente perder economias de toda um vida, emprego, casa e a crença no futuro. O filme, sem resvalar no maniqueísmo, tem a audácia de mostrar que houve, sim, quem tenha conseguido prever a implosão do crédito hipotecário norte-americano e, aproveitando-se da desgraça de muitos, fazer muito dinheiro.

Muitos desses anti-heróis são os protagonistas de A Grande Aposta, um filme que pode ser bastante frustrante para o espectador que não tenha o mínimo de conhecimento sobre o que ocorreu na década passada, e não seja minimamente iniciado em assuntos relacionados ao mercado financeiro e imobiliário.

A Grande Aposta pode ser um filme bastante frustrante para o espectador que não tenha o mínimo de conhecimento sobre o que ocorreu na década passada.

Baseado em fatos reais, A Grande Aposta, adaptação do livro-reportagem de Michael Lewis, faz o que pode para traduzir, na medida do possível, o “economês”, recorrendo inclusive à quebra da quarta parede com personagens falando para a câmera. Mas, com o objetivo de não parecer didático, e resultar monótono ou impenetrável demais, aposta no potencial dramático das histórias que conta, todas entrelaçadas com muita habilidade pelo roteiro bem construído e por uma edição primorosa.

Entre os personagens, que têm em comum o fato de serem em maior ou menor medida um tanto patéticos, prisioneiros que são do absurdo mundo das finanças, destaca-se o excêntrico Dr. Michael Burry (Christian Bale, em brilhante atuação indicada ao Oscar de melhor ator coadjuvante), um dos primeiros investidores a prever a hecatombe financeira que se anunciava desde o início dos anos 2000. São dele os momentos mais interessantes do filme.

Como trata de um tema nevrálgico na história recente dos Estados Unidos, e o faz com destreza e frescor, A Grande Aposta, ainda que não seja um filme catártico, transcendente, pela própria natureza do assunto que trata, pode, sim, ser o grande vencedor do Oscar 2016. Tem a seu favor a pertinência, mas temo que esteja fadado a ser esquecido com rapidez, ainda que tenha inegável valor histórico. Falta-lhe transcendência.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Grande ApostaAdam McKayChristian BaleCinemacrise econômicamercado imobiliárioOscarOscar 2016Ryan GoslingSindicato dos ProdutoresSteve Carell

VEJA TAMBÉM

'Guerreiras do K-Pop' desponta como favorito na categoria de melhor canção original no Oscar 2026. Imagem: Sony Pictures Animation / Divulgação.
Cinema

O fenômeno ‘Guerreiras do K-Pop’

4 de fevereiro de 2026
Rose Byrne brilha em 'Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria'. Imagem: A24 / Divulgação.
Cinema

‘Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria’: a maternidade em ruínas

29 de janeiro de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'Guerreiras do K-Pop' desponta como favorito na categoria de melhor canção original no Oscar 2026. Imagem: Sony Pictures Animation / Divulgação.

O fenômeno ‘Guerreiras do K-Pop’

4 de fevereiro de 2026
Rhea Seehorn encarna Carol Sturka diante de um mundo em uma violenta transformação. Imagem: High Bridge Productions / Divulgação.

‘Pluribus’ faz da felicidade obrigatória uma forma de violência

3 de fevereiro de 2026
A escritora argentina Samanta Schweblin. Imagem: Alejandra Lopez / Divulgação.

Em ‘O Bom Mal’, Samanta Schweblin mostra que o horror mora ao lado

30 de janeiro de 2026
Adam Scott e Britt Lower mergulham mais nas entranhas da Lumen durante a segunda temporada de 'Ruptura'. Imagem: Fifth Season / Divulgação.

‘Ruptura’ cresce sem se explicar e se torna mais perturbadora

30 de janeiro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.