• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘O Passageiro’ é thriller à la Hitchcock

'O Passageiro' oferece ao espectador um intrigante jogo narrativo, no qual o protagonista é um herdeiro dos inocentes úteis de Alfred Hitchcock.

porPaulo Camargo
15 de março de 2018
em Cinema
A A
'O Passageiro' é thriller à la Hitchcock

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O cineasta espanhol Jaume Collet-Serra vem construindo, sem grande alarde, uma obra que merece ser acompanhada mais de perto e já anuncia o surgimento de um autor. Transitando entre o terror (A Órfã) e o suspense (Águas Rasas), seus filmes não são nem um pouco genéricos, embora, na superfície, aparentem ser formulaicos e até descartáveis. O Passageiro, em cartaz no Brasil desde a semana passada, não escapa a essa regra.

Liam Neeson, mais uma vez, vive o papel de um pai de família que, meio a contragosto, assume o papel de herói em uma trama de ação. Acontece que, em O Passageiro, a escolha de seu nome para viver o protagonista parece ser uma opção quase metalinguística. Collet-Serra, cinéfilo inveterado que é, se apropria da imagem sedimentada do ator irlandês, astro da franquia Busca Implacável e com quem já trabalhou em Desconhecido, para brincar com o imaginário do público. Neeson, neste novo filme, é quase uma citação a si mesmo.

Michael McCauley, personagem central da trama, é um ex-policial que hoje sustenta a família como agente de seguros. Aos 60 anos, ele ainda lida com dificuldades financeiras e reluta em admiti-las para a mulher, Karen (Elizabeth McGovern), e o filho, Danny (Dean-Charles Chapman), prestes a ingressar na universidade e aumentar ainda mais as despesas. Nascido na Irlanda, ele se digladia com um ideal de honra e virilidade masculinas que trouxe de sua cultura ancestral.

Liam Neeson, mais uma vez, vive o papel de um pai de família que, meio a contragosto, assume o papel de herói em uma trama de ação.

Tudo muda quando recebe do chefe, mais jovem do que ele, a notícia de que está demitido. É o início de um longo dia de cão. McCauley, humilhado, teme assumir o fracasso e, relutante, toma o trem que a levará de Nova York para casa, sem saber como dará a notícia a Karen e Danny.

Durante o trajeto, o personagem é surpreendido por uma mulher misteriosa (Vera Farmiga), que lhe faz uma proposta tentadora em troca de US$ 100 mil: identificar no trem um passageiro que carrega uma bolsa, para nela colocar um rastreador. Algo simples, aparentemente.

Ao fraquejar, e aceitar a proposta, McCauley desencadeia uma série de acontecimentos absurdos que, pensados à luz da razão, fazem pouco ou nenhum sentido. Desafiam a verossimilhança.

Acontece que Collet-Serrat tem admirável talento na condução da narrativa, com uma mise-en-scène afiada, imprimindo uma atmosfera ao mesmo tempo frenética e claustrofóbica. Assim como o espectador, McCauley não sabe quem procura, e por quê. E quando se arrepende, é tarde demais: o pacto está feito.

O Passageiro guarda evidentes semelhanças com alguns clássicos de Alfred Hitchcock, como 39 Degraus e O Homem Que Sabia Demais. São filmes sobre homens comuns, com vidas aparentemente triviais, que acabam sendo aprisionados por teias de forças que não conseguem decifrar, conspiratórias, algo diabólicas. Resta-lhes sair da passividade e confrontar o obscuro, o mal. Trata-se, aqui, de uma jornada interna, principalmente. McCauley enfrenta, sobretudo, seus medos. A ameaça de não ser o homem que sempre pretendeu ser.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Alfred HitchcockCinemaCrítica CinematográficaDean-Charles ChapmanElizabeth McGovernjaume collet serraliam neesonmasculinidadeMovie ReviewO PassageiroResenhaReviewSuspenseterrorthrillerVera Farmiga

VEJA TAMBÉM

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.
Cinema

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.
Cinema

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.