• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
27 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Central de Cinema

‘O Passageiro’ é thriller à la Hitchcock

'O Passageiro' oferece ao espectador um intrigante jogo narrativo, no qual o protagonista é um herdeiro dos inocentes úteis de Alfred Hitchcock.

Paulo Camargo por Paulo Camargo
15 de março de 2018
em Central de Cinema
A A
'O Passageiro' é thriller à la Hitchcock

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O cineasta espanhol Jaume Collet-Serra vem construindo, sem grande alarde, uma obra que merece ser acompanhada mais de perto e já anuncia o surgimento de um autor. Transitando entre o terror (A Órfã) e o suspense (Águas Rasas), seus filmes não são nem um pouco genéricos, embora, na superfície, aparentem ser formulaicos e até descartáveis. O Passageiro, em cartaz no Brasil desde a semana passada, não escapa a essa regra.

Liam Neeson, mais uma vez, vive o papel de um pai de família que, meio a contragosto, assume o papel de herói em uma trama de ação. Acontece que, em O Passageiro, a escolha de seu nome para viver o protagonista parece ser uma opção quase metalinguística. Collet-Serra, cinéfilo inveterado que é, se apropria da imagem sedimentada do ator irlandês, astro da franquia Busca Implacável e com quem já trabalhou em Desconhecido, para brincar com o imaginário do público. Neeson, neste novo filme, é quase uma citação a si mesmo.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Michael McCauley, personagem central da trama, é um ex-policial que hoje sustenta a família como agente de seguros. Aos 60 anos, ele ainda lida com dificuldades financeiras e reluta em admiti-las para a mulher, Karen (Elizabeth McGovern), e o filho, Danny (Dean-Charles Chapman), prestes a ingressar na universidade e aumentar ainda mais as despesas. Nascido na Irlanda, ele se digladia com um ideal de honra e virilidade masculinas que trouxe de sua cultura ancestral.

Liam Neeson, mais uma vez, vive o papel de um pai de família que, meio a contragosto, assume o papel de herói em uma trama de ação.

Tudo muda quando recebe do chefe, mais jovem do que ele, a notícia de que está demitido. É o início de um longo dia de cão. McCauley, humilhado, teme assumir o fracasso e, relutante, toma o trem que a levará de Nova York para casa, sem saber como dará a notícia a Karen e Danny.

Durante o trajeto, o personagem é surpreendido por uma mulher misteriosa (Vera Farmiga), que lhe faz uma proposta tentadora em troca de US$ 100 mil: identificar no trem um passageiro que carrega uma bolsa, para nela colocar um rastreador. Algo simples, aparentemente.

Ao fraquejar, e aceitar a proposta, McCauley desencadeia uma série de acontecimentos absurdos que, pensados à luz da razão, fazem pouco ou nenhum sentido. Desafiam a verossimilhança.

Acontece que Collet-Serrat tem admirável talento na condução da narrativa, com uma mise-en-scène afiada, imprimindo uma atmosfera ao mesmo tempo frenética e claustrofóbica. Assim como o espectador, McCauley não sabe quem procura, e por quê. E quando se arrepende, é tarde demais: o pacto está feito.

O Passageiro guarda evidentes semelhanças com alguns clássicos de Alfred Hitchcock, como 39 Degraus e O Homem Que Sabia Demais. São filmes sobre homens comuns, com vidas aparentemente triviais, que acabam sendo aprisionados por teias de forças que não conseguem decifrar, conspiratórias, algo diabólicas. Resta-lhes sair da passividade e confrontar o obscuro, o mal. Trata-se, aqui, de uma jornada interna, principalmente. McCauley enfrenta, sobretudo, seus medos. A ameaça de não ser o homem que sempre pretendeu ser.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Alfred HitchcockCinemacrítica cinematográficaDean-Charles ChapmanElizabeth McGovernjaume collet serraliam neesonmasculinidademovie reviewO PassageiroresenhareviewSuspenseterrorthrillerVera Farmiga
Post Anterior

Fantasma

Próximo Post

Segunda temporada de ‘Mozart in the Jungle’ é apenas mediana

Posts Relacionados

'Jurassic World: Domínio' é genérico e sem qualquer personalidade

‘Jurassic World: Domínio’ é genérico e sem qualquer personalidade

23 de junho de 2022
'Jesus Kid' está no limite entre a paródia e o surrealismo

‘Jesus Kid’ está no limite entre a paródia e o surrealismo

17 de junho de 2022

‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

13 de junho de 2022

Festival Varilux 2022; confira guia completo

7 de junho de 2022

‘Top Gun: Maverick’: espetáculo cinematográfico ou exaltação ao militarismo americano?

31 de maio de 2022

‘O Homem do Norte’ é um espetáculo para a tela grande

17 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In