• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Os paralelos entre ‘Relatos do Mundo’ e ‘Central do Brasil’

Produção da Netflix, 'Relatos do Mundo', protagonizado por Tom Hanks e dirigido por Paul Greengrass, retrata uma jornada de redenção pelo Velho Oeste americano que se assemelha à retratada pelo longa-metragem de Walter Salles.

porPaulo Camargo
25 de fevereiro de 2021
em Cinema
A A
Relatos do Mundo, de Paul Greengrass

Caitão Kidd e Johanna: destinos unidos pelo acaso em enfrentamento com o Oeste selvagem e inóspito. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É inevitável, para quem assistiu a Central do Brasil, encontrar paralelos entre o longa-metragem de Walter Moreira Salles e Relatos do Mundo, filme do diretor britânico Paul Greengrass (de Voo United 93 e Capitão Phillips), coproduzido e lançado pela Netflix. Ambos têm premissas semelhantes. Adultos próximos da velhice, algo à deriva, atropelados por crianças desamparadas, que deles passam a depender em uma busca de alguma estrutura familiar que os proteja.

Como Dora, a professora vivida por Fernanda Montenegro em Central do Brasil, o protagonista de Relatos do Mundo, Capitão Kidd (Tom Hanks), ganha a vida por meio da comunicação. Enquanto ela escreve e lê cartas para analfabetos em trânsito pela estação de trem no Rio de Janeiro, ele, veterano confederado da Guerra Civil americana, sobrevive da leitura itinerante de jornais, percorrendo o Velho Oeste, mais precisamente o Texas.

A natureza exuberante do Oeste, assim como o agreste nordestino em Central do Brasil, se em alguns momentos impregna o filme de beleza, também é hostil e fonte de terror.

Josué (Vinicius de Oliveira), o garoto que vê a mãe ser atropelada e conta com Dora para reencontrar o pai e os irmão no drama brasileiro, é Johanna (a alemã Helena Zengel), que perde a família duas vezes em Relatos do Mundo. Primeiro, seus pais biológicos são assassinados por índios kiowa, com quem ela passa a viver até eles serem mortos por brancos. Cabe a Kidd, levá até os tios, seus únicos parentes vivos. Ela é, portanto, duplamente órfã.

O que se segue é uma jornada de travessia do deserto (sempre no Texas). Se em Central do Brasil, a viagem de Dora e Josué é uma mergulho pelo Nordeste, onde vive a família do menino, a busca pelos parentes de Johanna tem muito a ver com a tradição de filmes sobre o desbravamento do Oeste americano, um dos temas fundamentais do western.

Dora e Josué: busca pela família pelo Nordeste
Dora e Josué: busca pela família pelo Nordeste. Imagem: Divulgação.

A forma de Paul Greengrass retratar essa paisagem tão mítica no cinema americano clássico é diferente, talvez em razão de o diretor não ser norte-americano. Sua visão tanto da geografia física quanto humana é mais árida. Tom Hanks, paradigma da virtude com seus personagens em Hollywood, vive um herói nuançado, algo melancólico, mas bem intencionado. Mas se ele é determinado em sua missão de conduzir Johanna a seus familiares, o que preserva elementos tradicionais da narrativa épica do western, como a moralidade e o heroísmo, quase todos os demais personagens representam um mundo cruel, em desalinho.

A Guerra Civil deixou uma ressaca, um saldo desolador de violência contra os índios e racismo, o tráfico de pessoas, a usurpação da terra, o abuso sexual normalizado.

A natureza exuberante do Oeste, assim como o agreste nordestino em Central do Brasil, se em alguns momentos impregna o filme de beleza, também é hostil e fonte de terror: há escassez de água, tempestade de areia, animais peçonhentos. O mundo natural é ao mesmo tempo fonte de vida e de morte. Isso é muito interessante em um filme que transita entre a luz e a sombra, mas, por fim, revela-se esperançoso, na figura de Johanna, que ganha um futuro, como Josué, em Central do Brasil. Capitão Kidd e Dora, por sua vez, se irmanam nas suas tocantes redenções pessoais.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Central do BrasilCinemaCinema BrasileiroCríticaCrítica de CinemaMovie ReviewNetflixPaul GreengrassRelatos do MundoResenhaTom HanksWalter Salles

VEJA TAMBÉM

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.
Cinema

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.
Cinema

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.