• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Vingadores – Era de Ultron’ é uma experiência incompleta sem as referências do universo cinematográfico da Marvel

'Vingadores - Era de Ultron' coloca o time de heróis do universo cinematográfico da Marvel Studios para enfrentar um robô com inteligência artificial. Embora seja divertido, o filme não funciona como experiência completa para o público sem referências de outros filmes, séries e histórias em quadrinhos. 

porRodolfo Stancki
23 de abril de 2015
em Cinema
A A
Vingadores – Era de Ultron é uma experiência incompleta sem as referências do universo cinematográfico da Marvel

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Se o pesquisador norte-americano Henry Jenkins atualizasse seu livro A Cultura da Convergência este ano, certamente haveria um longo capítulo sobre o universo cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). A estratégia do estúdio, braço da Walt Disney desde 2009, é criar uma narrativa transmídia que se estende por produtos televisivos, filmes e quadrinhos.

Quem vai ao cinema conferir Vingadores – Era de Ultron (2015) sem referências prévias desses outros produtos – se é que isso é possível –, pode ficar perdido. A obra é composta por recortes, oferecendo pouco como estrutura isolada. Conhecer o universo e o material de onde ela se origina enriquece a experiência como espectador.

De que outra maneira seria possível saber que o filme de Joss Whedon está, na verdade, construindo as fundações de pelo menos outros quatro lançamentos no futuro? Enquanto o robô Ultron (James Spader), uma inteligência artificial criada por Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner (Mark Ruffalo), planeja destruir a humanidade, o estúdio costura referências e personagens para Pantera Negra (2017), Thor 3: Ragnarok (2017) e Vingadores – Guerra Infinita (lançado em duas partes, em 2018 e 2019).

Quem se sobressai no filme é o vilão Ultron, cujas motivações tem contornos existencialistas e repleta de contradições provocadas por uma sobrecarga de informações acessadas na internet.

A relação mais gritante do longa-metragem é com Capitão América: Guerra Civil, planejado para 2016. Na trama, adaptada da série de hqs homônimas de 2006, Tony Stark e Steve Rogers (Chris Evans) são colocados de lado opostos de um conflito ideológico que separa a comunidade de super-heróis. Aqui, os dois adiantam essa rivalidade em embates físicos e verbais.

Sozinho, Vingadores – Era de Ultron é uma experiência incompleta. Personagens antigos, como Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) surgem na tela com dilemas que só funcionam a partir de outros filmes. O mesmo vale para os novatos, como Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Betany), que ainda deverão ser melhores trabalhados no futuro.

Sobra para o longa-metragem, ansiosamente aguardado pelos fãs desde que foi anunciado em 2012, Spader como o vilão Ultron. Atuando por meio de captura de movimentos, o personagem age de forma cínica e desequilibrada. Suas ideias lembram as de Rust Cohle (Matthew McConaughey) no seriado True Detective. O homem faz mal ao planeta e aos outros seres vivos, por isso precisa deixar de existir.

Com tanta gente na tela disputando o papel de protagonista, Ultron ganha os melhores momentos da trama. A cena em que sua inteligência artificial é concebida é particularmente bem trabalhada por Whedon, que recria os dilemas existencialistas de uma das antagonistas de Surpreendentes X-Men, hq que roteirizou no início dos anos 2000.

Embora tenha bons momentos, Vingadores – Era de Ultron é uma obra cheia de imperfeições. Como a Marvel Studios está de olho no futuro, as pontas soltas da narrativa podem frustrar quem deseja conferir o filme pelo que é. E essa moda de universos expandidos está se espalhando para outras franquias, como nos super-heróis da DC Comics, na saga Star Wars e na cinessérie Harry Potter. Quem perde é o público, que corre o risco de se isolar nesse tipo de consumo cultural, que requer bastante esforço para ser acompanhado com plenitude.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCríticaCultura da ConvergênciafilmeJess WhedonVingadores - Era de Ultron

VEJA TAMBÉM

Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.
Cinema

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Documentário é mais uma produção de 2025 a abordar a história da cantora. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.
Cinema

‘Ritas’ é autorretrato caleidoscópico de uma artista indomável

7 de julho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
O escritor estadunidense Kurt Vonnegut. Imagem: Matthias Rietschel / AP Photo / Reprodução.

‘Um Homem Sem Pátria’: o provocador livro de memórias de Kurt Vonnegut

7 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.