• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘O Monstro Submarino’ repete clichês de ‘O Monstro do Mar’

Em 'O Monstro Submarino', o cineasta francês Eugene Lourié recria algumas das principais cenas de seu primeiro filme. Efeitos visuais foram supervisionados por Willis O’Brien.

porRodolfo Stancki
16 de fevereiro de 2022
em Espanto
A A
O Monstro Submarino, de 1959

Cena do filme 'O Monstro Submarino'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Depois do sucesso de O Monstro do Mar (1953), o cineasta Eugène Lourié passou a receber ofertas de projetos semelhantes com monstros gigantes. A estreia de Godzilla (1954) ajuda a solidificar o gênero no imaginário do público, o que gerou uma demanda ainda maior dos estúdios por uma nova narrativa kaiju no Ocidente.

O diretor francês até que tentou se aventurar em outras obras, como O Monstro de Nova York (1958), mas sem o mesmo sucesso. No fim da década, executivos ofereceram a Lourié um enredo sobre uma grande bolha radioativa que atacava Londres. O conceito o atraiu para o projeto que logo se tornaria O Monstro Submarino (1959).

O roteiro da obra foi assinado pelo próprio cineasta, ao lado de Daniel Lewis James – este só receberia os devidos créditos pelo texto nos anos 90, pois nos anos 50 estava com o nome na lista negra de Hollywood por vínculos com o partido comunista. Por pressão dos estúdios da Allied Artists, o monstro precisou ser reformulado e passou a ser um dinossauro marinho.

 O stop motion é supervisionado pelo veterano Willis O’Brien, que faz o que pode com os recursos que dispõe. O resultado parece inacabado.

A transformação do monstro em uma criatura pré-histórica tornou O Monstro Submarino uma cópia barata de O Monstro do Mar. Um desavisado facilmente pode confundir as duas produções, especialmente levando em conta as similaridades dos títulos nacionais.

O que diferencia o segundo do primeiro é a gravidade dos efeitos do dinossauro radioativo. Por onde passa, a criatura provoca mortes que são graficamente mostradas na tela. Nem mesmo crianças estão a salvo do rastro de destruição do bicho. Na maior parte do tempo, o público apenas observa os estragos. O monstro mesmo só aparece depois de quase uma hora de projeção.

A falta de orçamento também afasta O Monstro Submarino do primeiro filme de Eugène Lourié. Se em O Monstro do Mar os efeitos eram assinados por um inspirado jovem Ray Harryhausen, aqui o stop motion é supervisionado pelo veterano Willis O’Brien, que faz o que pode com os recursos que dispõe. O resultado parece inacabado. A ponto de a produção usar marionetes estáticas ao estilo de Reptilicus (1961) em determinados momentos, precárias mesmo para os padrões da época.

No Brasil, O Monstro Submarino chegou aos cinemas em janeiro de 1960. Não impressionou a crítica. Em uma edição do Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, um jornalista associa o filme a uma corrente de produções “plagiárias de King Kong”. Também destaca a participação de Gene Evans no elenco, “o único bem conhecido entre os atores, que nada precisam fazer porque a inépcia da equipe faz tudo”.

Lourié lançaria mais uma obra de monstro gigante, Gorgo (1961). Desta vez, porém, deixaria de lado o stop motion para se inspirar no suitmation usado pelos japoneses em Godzilla.

VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?

Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.

Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cinema KaijuEugenè Louriéfilme de monstro giganteGodzillaGorgomonstro giganteO Monstro do MarO Monstro Submarinostop motionThe Giant BehemothWillis O'Brien

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.