• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

Renascida do Inferno traz algum vigor ao horror moderno

porRodolfo Stancki
7 de outubro de 2015
em Espanto
A A
Cena de Renascida do Inferno. Imagem: Reprodução.

Cena de Renascida do Inferno. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A historiografia clássica do cinema de horror costuma pensar o gênero a partir de ciclos de consumo limitados tematicamente em quadros temporais específicos. Dessa forma, a década de 1920, na Alemanha, foi marcada pelos títulos do Expressionismo Alemão. Nos Estados Unidos, os monstros da Universal dominaram entre 1930 e 1940. No auge da contracultura, por volta de 1960, a onda era valorizar as produções baratas e ousadas, cujo maior defensor era o diretor Roger Corman.

O pensamento cíclico, de um modo geral, é bastante restritivo e até conservador. Serve a alguns propósitos, como auxiliar na compreensão de certos movimentos artísticos e na própria indústria hollywoodiana, mas corre o risco de generalizar demais e excluir obras que fogem à regra.

Renascida do Inferno (The Lazarus Effect, 2015), primeiro longa-metragem de ficção do documentarista David Gelb, parece ser um ponto fora da curva nos ciclos de horror de Hollywood nos últimos anos, que tem privilegiado refilmagens, sequências e a estética dos found footages. O filme foi realizado com US$ 3 milhões, quantia baixa para os padrões da indústria, mas bem longe dos orçamentos do cinema independente, que abrigam muitas das obras mais legais do gênero.

A câmera de David Gelb não tem muito a mostrar ao público, pois todo suspense do filme é construído pelo diálogo dos cinco protagonistas. Essa característica evidencia o potencial para uma adaptação ao teatro de Renascida do Inferno.

A trama é a típica narrativa de horror de laboratório. Uma equipe de cientistas participa de um experimento que dá errado e, um a um, eles são mortos pelo resultado da ousadia de brincar de Deus. Receita seguida a risca em produções como Shakma: a Fúria Assassina (1990), Do Fundo do Mar (1999) e O Homem Sem Sombra (2000), entre outros.

No caso de Renascida do Inferno, a tal experiência é um soro capaz de ressuscitar os mortos. A personagem de Olivia Wilde, que vive uma das pesquisadoras, morre durante um teste com o produto e é revivida pelos colegas. Com a segunda chance, vem também um comportamento psicótico e telecinético, fruto de uma possível passagem pelo inferno.

Filme é uma colcha de retalhos de outras produções. Imagem: reprodução.
Filme é uma colcha de retalhos de outras produções. Foto: Reprodução.

A trama é uma colcha de retalhos de outras obras, pois empresta ideias de Carrie – A Estranha (1976), do clássico das madrugadas Linha Mortal (1990) e de O Exorcista (1973). O subtexto tensiona a relação entre ciência e religião de forma incisiva, mas sem muito a explorar visualmente, Gelb decide focar os debates nos diálogos dos personagens. Cheio de planos fechados e tomadas escuras, o suspense também acaba nas mãos dos atores. Essa escolha do cineasta evidencia o potencial teatral do roteiro da dupla Luke Dawson e Jeremy Slater.

Com mais coisa a dizer do que a narrativa permitia, Renascida do Inferno acabou massacrado pela crítica norte-americana (e pela brasileira). Uma pena, pois acho a produção uma tentativa louvável de trazer originalidade do horror. Não é nada como fez o surpreendente A Corrente do Mal (2014), mas vale dar uma conferida.

Quem produziu o filme, aliás, foi a Blumhouse Productions, a mesma de Sobrenatural (2011), A Entidade (2012) e Uma Noite de Crime (2013). Só por esses títulos, o estúdio tem créditos por inovar no gênero, apesar de dar muita força aos ciclos de consumo vigentes, com exaustivas sequências da série Atividade Paranormal, a mais famosa franquia de found footages.

Trailer de Renascida do Inferno

https://www.youtube.com/watch?v=h_xZ0j0stAg

Tags: Blumhouse PicturesCríticaCrítica de CinemaDavid GelbHorrorOlivia WildeRenascida do InfernoThe Lazarus Effect

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.