• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Cloudy Times’ e ‘Ela Volta na Quinta’: somos pais e filhos – Olhar de Cinema

Análise dos filmes 'Cloudy Times' e 'Ela Volta na Quinta', ambos exibidos durante a 4ª edição do Olhar de Cinema.

porAline Vaz
17 de junho de 2015
em Cinema
A A
'Cloudy Times' e 'Ela Volta na Quinta': somos pais e filhos

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em Cloudy Times (Arami Ullon; 2014), Arami Ullon, vive na Suíça há alguns anos. Sua mãe, que sofre de epilepsia e Parkinson, vive no Paraguai. A saúde de sua mãe tem se deteriorado, Arami precisa voltar para a casa da infância e enfrentar seu passado.

No filme Ela Volta na Quinta (André Novais Oliveira; 2014), Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, sofrem uma crise conjugal, que afeta toda a família.

O primeiro filme é um documentário, que assemelha-se à forma narrativa ficcional. O segundo é uma ficção, que por muitas vezes parece um documentário. São filmes do cotidiano que narram fatos rotineiros dos personagens e remetem ao ideal “tudo é documentário, tudo é ficção”.

Filmes que contam histórias diferentes, países vizinhos, com suas peculiaridades, conflitos e experiências culturais diversas, trazem um ponto em comum: as relações entre pais e filhos. Filmes que retratam uma inversão de papéis, filhos preocupados com o futuro dos pais. Em Cloudy Times, a filha única precisa escolher entre abandonar a vida na Suíça para cuidar da mãe no Paraguai ou colocá-la em uma casa de repouso.

Em Ela Volta na Quinta, os filhos adultos percebem o relacionamento em ruínas dos pais e não sabem como lidar com a situação. Maria José tem problemas de saúde e o filho preocupa-se com a sua pressão. Pais que precisam ser olhados pelos filhos, pais que deveriam saber tudo, resolver tudo, estão perdidos, não sabem ou não podem mais tomar decisões.

Em ambos os filmes, a fotografia tem espaço diegético, e lembra o que foram. Lembranças que ecoam as incertezas de um futuro que não pode ser visto com a segurança das imagens congeladas no tempo do clique.

Narrativas de ritmos lentos, que compõem a mostra Outros Olhares do 4.º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, Cloudy Times e Ela Volta na Quinta, remetem ao passado, o primeiro com as lembranças da filha que guarda culpa e mágoa da infância; o segundo, com as fotografias iniciais que retratam, linearmente, o relacionamento de Maria José e Norberto até a infância dos filhos.

Em ambos os filmes, a fotografia tem espaço diegético, e lembra o que foram. Lembranças que ecoam as incertezas de um futuro que não pode ser visto com a segurança das imagens congeladas no tempo do clique.

Metáforas da fragilidade e imperfeição humana, todos são pais e também filhos, Maria José, narra as lembranças que tem do pai, Arami é chamada de Mama pela sua mãe, percebe-se que os laços são fortalecidos no movimento dos papéis familiares.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: André Novais OliveiraArami UllonCloudy TImesCrítica de CinemaEla volta na quintaOlhar de CinemaOutros Olhares

VEJA TAMBÉM

Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.
Cinema

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Espaço antigo da Cinemateca de Curitiba, hoje Casa da Memória. Imagem: Marcos Campos / Acervo Casa da Memória / DPC / FCC / Reprodução.
Cinema

A Cinemateca de Curitiba e os filmes que nunca terminam

28 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.