• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

Vingança dá o tom à quinta temporada de ‘The Handmaid’s Tale’

Novos episódios da série 'The Handmaid’s Tale', disponível no Brasil pelo serviço de streaming Paramount+, centra na busca da protagonista por sua filha e na insurreição de ex-aias contra seus algozes.

porPaulo Camargo
23 de setembro de 2022
em Televisão
A A
Vingança dá o tom à quinta temporada de 'The Handmaid’s Tale'

June (Elizabeth Moss) é agora movida pela sede por Justiça. Imagem: Hulu/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O primeiro episódio da quinta temporada da série The Handmaid’s Tale já está disponível no Brasil pelo serviço de streaming Paramount+. A produção, que toma como base o romance O Conto da Aia, da escritora canadense Margaret Atwood, tem como ponto de partida um golpe teocrático que transforma boa parte do território dos Estados Unidos em uma nação ultraconservadora chamada Gilead. Novos episódios são lançados todos os domingos.

Nesse país fictício, a maior parte das mulheres se tornou infértil e aquelas que ainda têm a capacidade reprodutiva preservada são transformadas em aias, responsáveis por produzir herdeiros para as famílias que as recebem, mantendo relações forçadas com os generais de alta patente no país. São transformadas em escravas sexuais numa ordem social autoritária, machista e misógina.

Nesta nova temporada, a trama é retomada após a protagonista, vivida por Elizabeth Moss, vencedora do Emmy de melhor atriz pelo papel, conseguir colocar em prática seu plano de vingança contra o comandante Waterford (Joseph Fiennes, de Shakespeare Apaixonado), que a violentou repetidas vezes. O primeiro episódio é perturbador e anuncia o surgimento de uma espécie de guerrilha de ex-aias contra Gilead, com a participação de novos e inesperados aliados.

Na quarta temporada, June havia conseguido finalmente sair de Gilead e reencontrado o marido, Luke (OT Fagbe) e uma das filhas, concebida já como aia em Gilead, no Canadá, mas essa “libertação” não conseguiu aplacar sua sede de vingança.

A julgar pelo primeiro episódio, esta quinta temporada promete vastas emoções, embora a série já apresente sinais de cansaço.

Após o brutal assassinato de Waterford, muito bem encenado, a personagem, em visível estado de desequilíbrio emocional, tentará recuperar a filha, Hannah, tirada de seus braços e dada para adoção a uma família de Gilead.

Luke estará ao lado dela nessa empreitada, que, de certa forma, afasta a série ainda mais do livro que a originou, base apenas para o primeiro e premiadíssimo ano da série.

Mas, como Atwood é produtora executiva, a integridade do universo de O Conto da Aia, não tanto o enredo, está preservado.

Também terá grande destaque nesta quinta temporada a ambígua Serena Joy (Yvonne Strahovski, de Dexter), mulher de Waterford, que agora terá de lidar com o luto e se reinventar – tudo isso enquanto espera um filho. Ela passará a ser a grande antagonista de June, ao mergulhar de cabeça no ideário fascista e reacionário de Gilead.

A julgar pelo primeiro episódio, esta quinta temporada promete vastas emoções, embora a série já apresente sinais de cansaço. June, a despeito de toda a sua complexidade, se tornou unidimensional, movida quase unicamente por sua sede por Justiça. Por conta disso, se tornou um tanto previsível. Ainda assim, The Handmaid’s Tale, por conta da escalada conservadora em muitos países do mundo, inclusive no Brasil, segue instigante e suscitando discussão muito pertinentes.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Crítica de TVDistopiaElizabeth MossGileadMargaret AtwoodO Conto da AiaResenhaSeriadoSérieSériesteocraciaThe Handmaid's TaleTVTV Review

VEJA TAMBÉM

Julia Dalavia e Jaffar Bambirra protagonizam a adaptação do Globoplay para obra de Raphael Montes. Imagem: Globoplay / Divulgação.
Televisão

‘Dias Perfeitos’ expõe a violência obsessiva e confirma Raphael Montes como cronista do horror brasileiro

3 de setembro de 2025
Podcast de Chico Felitti foi adaptado para minissérie documental da Prime Video. Imagem: Coiote / Divulgação.
Televisão

‘A Mulher da Casa Abandonada’ traz a vítima no centro da narrativa

29 de agosto de 2025

FIQUE POR DENTRO

O escritor marfinense GauZ. Imagem: Alexandre Gouzou / Reprodução.

No sensacional ‘De Pé, Tá Pago’, GauZ discute as relações entre capitalismo e imigração

5 de setembro de 2025
Chris Evans, Dakota Johnson e Pedro Pascal protagonizam novo filme de Celine Song. Imagem: A24 / Divulgação.

‘Amores Materialistas’ e a nova cara da comédia romântica

5 de setembro de 2025
Shirley Cruz protagoniza o novo longa-metragem de Anna Muylaert. Imagem: Biônica Filmes / Divulgação.

‘A Melhor Mãe do Mundo’ combina melodrama e realismo cru

4 de setembro de 2025
Julia Dalavia e Jaffar Bambirra protagonizam a adaptação do Globoplay para obra de Raphael Montes. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Dias Perfeitos’ expõe a violência obsessiva e confirma Raphael Montes como cronista do horror brasileiro

3 de setembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.