• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

A Copa do Mundo das garotas

Contrariando as expectativas, o número de espectadores nos cinemas do Brasil cresceu durante o Mundial: público infantil, teen e majoritariamente feminino tem sido o responsável pelo ótimo desempenho.

porPaulo Camargo
1 de julho de 2014
em Cinema
A A
Malévola, com Angelina Jolie, é um dos grandes sucessos da temporada

Malévola, com Angelina Jolie, é um dos grandes sucessos da temporada. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O site norte-americano Variety, referência internacional na cobertura de assuntos relacionados à indústria do entretenimento, publicou no último domingo, 29, uma reportagem intitulada “Copa do Mundo faz brasileiros encher os cinemas”. Segundo a matéria, assinada pela jornalista Alexandra Cheney, as salas de exibição do país, contrariando as expectativas, têm recebido um público, em grande parte formado por crianças, adolescentes e mulheres, bem superior às expectativas.

Steven Bunnell, executivo responsável pela área de programação da rede internacional Cinemark, a maior em operação no país, com 69 complexos (531 salas), disse que “todos estão surpresos” com esse desempenho. “Esperava-se um impacto negativo, com a redução do número de lançamentos e de sessões em decorrência dos jogos.” Mas não é isso que parece ter ocorrido.

A reportagem da Gazeta do Povo ouviu a diretora de marketing do Cinemark no Brasil, Bettina Boklis, que confirmou todas as informações veiculadas pela Variety. Segundo ela, havia uma expectativa de retração durante o período e a rede chegou a fazer, em maio passado, uma promoção chamada Ingresso Campeão: foram distribuídos cupons, dizendo que, durante a Copa, cada ingresso comprado daria direito a outro grátis. “Nem era necessário”, afirmou a diretora.

“Esperava-se um impacto negativo, com a redução do número de lançamentos e de sessões em decorrência dos jogos.” Mas não é isso que parece ter ocorrido.

A matéria da Variety cita como exemplo de sucesso comercial dois filmes distribuídos no Brasil pela Fox, o drama romântico teen A Culpa É das Estrelas e a animação Como Treinar o Seu Dragão 2, que até a publicação da reportagem da Variety haviam arrecadado juntos o equivalente a US$ 25 milhões no Brasil. Ambos têm forte apelo junto aos jovens.

Segundo o presidente da Fox International, Chris Aronson, “o Brasil não joga todos os dias” e os feriados ou dias considerados facultativos, somados às férias escolares, que se iniciaram antes por conta da Copa, têm beneficiado muito o setor.

Bunnell, da rede Cine­mark, calcula que, em comparação ao mesmo período no ano passado, o número de ingressos vendidos teve um incremento de 25%, “muito mais do que o esperado”. Na Copa de 2006, realizada na Alemanha, foi registrada uma queda de 40%, em comparação ao mesmo mês em 2005.

Outro filme que alcançou enorme êxito comercial durante os jogos foi Malévola, da Disney, que, sozinho, fez US$ 24 milhões até semana passada – os números referentes ao último fim de semana serão fechados hoje. Mas nem todos os títulos têm conseguido a mesma sorte, diz a reportagem da Variety: a ficção científica No Limite do Amanhã, estrelada por Tom Cruise, havia arrecadado apenas US$ 4,2 milhões. Provavelmente, por ter o público masculino como alvo.

Mulheres

Para Aronson, da Fox, os filmes que atingiram melhor desempenho, como A Culpa É das Estrelas e Malévola, atraíram um expressivo público feminino, menos interessado nas partidas do Mundial – o primeiro arrecadou, apenas no seu fim de semana de estreia, US$ 5,2 milhões, bem mais do que os primeiros longas das franquias Crepúsculo, Jogos Vorazes e Divergente, também de forte apelo junto às garotas.

Bettina Boklis, da rede Cinemark, disse que muitos distribuidores se intimidaram e resolveram esperar para lançar seus filmes. “Os que se arriscaram, se deram bem.” Ela também cita A Culpa É das Estrelas e Malévola, e acrescenta à lista o brasileiro Os Homens São de Marte e É para Lá Que Eu Vou, estrelado e escrito por Mônica Martelli, outro filme de forte apelo feminino que está fazendo sucesso durante a Copa e já acumulou quase 2 milhões de espectadores.

Transmissão de jogos

Embora tenha conseguido autorização para exibir os jogos da Copa do Mundo muito em cima da hora, a rede Cinemark vem obtendo bons resultados com as projeções, sobretudo das partidas do Brasil. Além dela, os complexos das redes UCI e Cinépolis também têm mostrado os jogos.

Bettina conta que o resultado tem sido melhor do que o esperado e que grande parte do público é composto por famílias. A iniciativa será estendida a todas as partidas das quartas de final, semifinais e ao jogo decisivo da Copa, no dia 13 de julho.

 TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL GAZETA DO POVO EM 01/07/2014.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: A Culpa É das EstrelasChris AronsonCinemaComo Treinar Seu Dragão 2CrepúsculoCríticaDisneyDivergenteFoxFox InternationalJogos VorazesMalévolaMônica MartelliNo Limite do AmanhãTom CruiseVariety

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.