De hoje, 7, até o próximo dia 8 de dezembro, 78 cidades brasileiras poderão acompanhar in loco e gratuitamente sessões da 19ª edição do Festival de Cinema Italiano, incluindo 17 títulos inéditos, como Eu, Capitão, longa-metragem vencedor do Leão de Prata em Veneza e indicado ao Oscar 2024 e ao Globo de Ouro 2024 na categoria de melhor filme estrangeiro. Criado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, o evento também contará com programação disponível via streaming para todo o país.
Entre os inéditos, destaque para Toquinho: encontros e um violão, documentário dirigido por Erica Bernardini, que repassa e celebra os mais de 50 anos de carreira do músico brasileiro, incluindo imagens raras de shows, entrevistas e depoimentos de amigos do artista. O título foi a escolha da Embaixada da Itália, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no país.
Na seleção também está Nascida Para Você, cinebiografia de Luca Trapanese, homem solteiro, católico e homossexual, que ao tentar obter a guarda de uma criança recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital, viu sua história tomar conta da mídia italiana. Dirigido por Fabio Mollo, o filme tem roteiro coescrito por Furio Andreotti e Giulia Calenda, responsáveis pelo texto de Ainda Temos o Amanhã, obra com a maior bilheteria italiana de 2023.
Rir em italiano
O cinema de humor italiano do século XX, especialmente representado pela commedia all’italiana, é um gênero que não apenas arrancou risadas, mas também ofereceu uma crítica social mordaz, refletindo as mudanças e complexidades da sociedade italiana, especialmente no pós-guerra. “É surpreendente pensar que a comédia nacional conseguiu competir e atrair tantos ou mais espectadores do que os filmes hollywoodianos”, afirma Fernanda Stucchi, mestre em Cinema pela Università di Bologna em artigo publicado na Revista de Italianística XXXIX.
A commedia all’italiana é um gênero que não apenas arrancou risadas, mas também ofereceu uma crítica social mordaz.
De acordo com a pesquisadora, uma das razões para o feito é que os filmes retratavam melhor o cotidiano dos italianos. “[Eles] podiam ver suas histórias, tragédias e particularidades contadas por meio da característica comicidade italiana, marcada, muitas vezes, por ser amarga”, explica. Tendo como marco o período pós-Mussolini e o fim da censura, a partir dos anos 1950, o humor italiano atinge o auge nas décadas de 1960 e 1970, marcado por personagens falhos e situações absurdas que ironizavam costumes e tabus, como o patriarcado, a obsessão pela honra e as desigualdades de classe.
No 19º Festival de Cinema Italiano, a Sessão Retrospectiva ganhou o nome de “O Humor do Cinema Italiano: de Totò a Roberto Benigni”. Ela conta com 12 filmes que marcaram distintas épocas, a partir de 1950. Filmes como O Ouro de Nápoles (1954), de Vittorio De Sica, Confusões à Italiana (1954), de Mario Mattoli, e Guardas e Ladrões (1951), de Mario Monicelli e Steno, longa-metragem vencedor do Festival de Cannes em 1952, dividem espaço com Abismo de um Sonho (1952), de Federico Fellini, A Viagem do Capitão Tornado (1990), de Ettore Scola, e O Pequeno Diabo (1988), dirigido e estrelado por Roberto Benigni.
O recorte permite ao espectador perceber a evolução do gênero ao longo do tempo, partindo de uma base neorrealista – da qual herdou a representação de personagens comuns e temas sociais –, até incorporar um tom mais irreverente e cínico, algo que o diferenciou das comédias puramente escapistas da época.
Programação de filmes
FILMES INÉDITOS
- A ALMA EM PAZ (L’ANIMA IN PACE), 2023 – Direção: Ciro Formisano
- CARACAS (CARACAS), 2024 – Direção: Marco D’Amore
- E SE O MEU PAI (E SE MIO PADRE), 2024 – Direção: Solange Tonnini
- ÉRAMOS CRIANÇAS (ERAVAMO BAMBINI), 2024 – Direção: Marco Martani
- LAF (PALAZZINA LAF), 2023 – Direção: Michele Riondino
- MIA (MIA), 2023 – Direção: Ivano De Matteo
- NASCIDA PARA VOCÊ (NATA PER TE), 2023 – Direção: Fabio Mollo
- O PENITENTE (THE PENITENT), 2023 – Direção: Luca Barbareschi
- ROMEU É JULIETA (ROMEO È GIULIETTA), 2024 – Direção: Giovanni Veronesi
- TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, 2024 – Direção: Erica Bernardini
- UM MUNDO À PARTE (UN MONDO A PARTE), 2024 – Direção: Riccardo Milani
- EM BUSCA (À LA RECHERCHE, 2023 – Direção: Giulio Base
- POSSO ENTRAR? UMA ODE A NÁPOLES (POSSO ENTRARE? AN ODE TO NAPLES), 2023 – Direção: Trudie Styler
- MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA (UN ALTRO FERRAGOSTO), 2024 – Direção: Paolo Virzí
- PARECE BASTANTE PARIS (PERE PARECCHIO PARIGI), 2024 – Direção: Leonardo Pieraccioni
- ADEUS, GAROTO (CIAO, BAMBINO), 2024 – Direção: Edgardo Pistone
- THE CAGE – NA GAIOLA (THE CAGE – NELLA GABBIA), 2023. Direção: Massimiliano Zanin
Homenagem a Matteo Garrone
- EU, CAPITÃO (IO CAPITANO), 2023 – Direção: Matteo Garrone
FILMES RETROSPECTIVA
- ABISMO DE UM SONHO – Direção: Federico Fellini (1952)
- A DUPLA EXPLOSIVA – Direção: Marcello Fondato (1974)
- CONFUSÕES À ITALIANA – Direção: Mario Mattoli (1954)
- GUARDAS E LADRÕES – Direção: Mario Monicelli e Steno (1951)
- NÁPOLES MILIONÁRIA – Direção: Eduardo De Filippo (1950)
- O COMUM SENTIDO DO PUDOR – Direção: Alberto Sordi (1976)
- O HOMEM DA CAIXINHA – Direção: Carlo Ludovico Bragaglia (1950)
- O OURO DE NÁPOLES – Direção: Vittorio De Sica (1954)
- ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS? – Direção: Alberto Sordi, Mauro Bolognini, Luciano Salce (1978)
- O PEQUENO DIABO – Direção: Roberto Benigni (1988)
- A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO – Direção: Ettore Scola (1990)
- TOTÒ A COLORI – Direção: Steno (1952)
- UM AMERICANO EM ROMA (UN AMERICANO A ROMA) – Direção: Steno (1954)
- OS ETERNOS DESCONHECIDOS (I SOLITI IGNOTI) – Direção: Mario Monicelli (1958)
SERVIÇO | 19º Festival de Cinema Italiano
Onde: São Paulo – Reag Belas Artes (R. da Consolação, 2423) e Centro Cultural do Banco do Brasil (R. Álvares Penteado, 112); para demais cidades, conferir o site do festival;
Quando: de 7 de novembro a 8 de dezembro – confira os horários dos filmes nos sites do Reag e do CCBB, ou no site do festival;
Quanto: ingressos gratuitos retirados com uma hora de antecedência.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.