O Festival do Rio é, indiscutivelmente, uma joia da coroa da cena cinematográfica latino-americana. Anualmente, ele ergue suas cortinas para revelar uma rica tapeçaria de narrativas e perspectivas, e este ano não é diferente. A Première Brasil, a maior janela do cinema brasileiro, está pronta para impressionar as plateias de 5 a 15 de outubro, com 91 produções nacionais, entre longas e curtas, que prometem cativar, intrigar e inspirar.
Em seu 25º aniversário, o Festival do Rio mostra não apenas maturidade, mas também uma profunda ressonância com a evolução do cinema brasileiro. Com mais de mil inscrições, incluindo curtas e longas-metragens, o evento atraiu cineastas de todos os cantos do país, destacando a vitalidade da indústria cinematográfica brasileira. A seleção cuidadosamente escolhida para a Première Brasil é um testemunho da diversidade de perspectivas, vozes e estilos que nosso cinema tem a oferecer.
Este ano, a Première Brasil traz uma seleção que reflete a diversidade e a criatividade do cinema nacional. Desde produções consagradas até as estreias mais aguardadas, o evento proporciona um olhar abrangente sobre o estado atual do cinema brasileiro. Com 40 estreias mundiais, 54 longas e 38 curtas-metragens, os espectadores podem esperar uma celebração cinematográfica sem precedentes.
Este ano, a Première Brasil traz uma seleção que reflete a diversidade e a criatividade do cinema nacional.
O Festival do Rio não se limita apenas à exibição de filmes. Ele vai além, criando um ambiente de diálogo entre cineastas e o público, com sessões e debates presenciais que permitem aos espectadores mergulhar mais profundamente na arte e no processo por trás das telas. É uma oportunidade única de conhecer os rostos por trás das lentes e entender a paixão que impulsiona o cinema brasileiro.
Além disso, a Première Brasil não se restringe a produções recentes. Ela também inclui clássicos brasileiros restaurados, permitindo que o público contemporâneo aprecie o rico legado cinematográfico do país. Esses filmes, lado a lado com as mais recentes criações, oferecem uma visão abrangente do passado e do presente do cinema brasileiro.
A Première Brasil no Festival do Rio 2023 promete ser uma celebração extraordinária do cinema brasileiro, um testemunho da riqueza e diversidade das histórias que nossa nação tem a contar. Em sua 25ª edição, o festival continua a moldar o cenário cinematográfico latino-americano e a inspirar gerações de cineastas e entusiastas do cinema. Confira, a seguir, todos os filmes selecionados para a referida mostra.
Conheça a seleção completa de filmes da PREMIÈRE BRASIL 2023
Première Brasil – Competição
Competição Longas de Ficção
- Ana, de Marcus Faustini (RJ) – Première Mundial
- A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito (SP) – Première Mundial
- A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo (RJ) – Première Mundial
- As Polacas, de João Jardim (RJ) – Première Mundial
- Até Que a Música Pare, de Cristiane Oliveira (RS) – Première Mundial
- Cinco da Tarde, de Eduardo Nunes (RJ) – Première Mundial
- Estranho Caminho, de Guto Parente (CE) – Première Mundial
- Levante, de Lillah Halla (SP) – Première Nacional
- O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira (MG) – Première Mundial
- O Mensageiro, de Lúcia Murat (RJ) – Première Mundial
- Onoff, de Lírio Ferreira (RJ) – Première Mundial
- Pedágio, de Carolina Markowicz (SP) – Première Nacional
- Sem Coração, de Nara Normande e Tião (PE) – Première Nacional
Competição Longas Documentários
- Assexybilidade, de Daniel Gonçalves (RJ) – Première Nacional
- Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos (RJ) – Première Mundial
- Helô, de Lula Buarque de Hollanda (RJ) – Première Mundial
- Línguas da Nossa Língua, de Estevão Ciavatta (RJ) – Première Mundial
- O Coro do Te-Ato, de Stella Oswaldo Cruz Penido (RJ) – Première Mundial
- Othelo, o Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos (RJ) – Première Mundial
- Utopia Tropical, de João Amorim (DF) – Première Mundial
Hors Concours
- A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (Brasil/Portugal)
- A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho (RJ) – Première Mundial
- Leme do Destino, de Julio Bressane (RJ) – Première Mundial
- Meu Nome é Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi (SP) – Première Mundial
- Meu Sangue Ferve Por Você, de Paulo Machline (SP) – Première Mundial
- Mussum, o Filmis, de Sílvio Guindane (RJ)
- O Diabo da Rua no Meio do Redemunho, de Bia Lessa (RJ) – Première Mundial
Premiere Brasil – Gala de Encerramento
- O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini (SP)
Competição Curtas
- A Lama da Mãe Morta, de Camilo Pellegrini (RJ)
- Bença, de Mano Cappu (PR)
- Cabana, de Adriana de Faria (PA)
- Cassandra, de Paula Granato (SP)
- Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
- Diamantes de Acayaca, de Francisco Nora Franco e Fernanda Roque (MG)
- Engole o Choro, de Fábio Rodrigo (SP)
- Mergulho, de Marton Olympio e Anderson Jesus (RJ)
- Nina e o Abismo, de Alice Name-Bontempo (SP)
- Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury (SP)
- Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RJ)
- Pequenas Insurreições, de William de Oliveira (PR)
- Quarto de Hotel, de Marcelo Ribas Grabowsky e Mauro Pinheiro Jr. (RJ)
- Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando, de Aida Harika Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami (SP)
- Tudo o Que Cresce e Voa, de Maria Fanchin (SP)
- Vão das Almas, de Edileuza Penha e Santiago Dellape (DF)
Première Brasil – Competição Novos Rumos
Competição Novos Rumos Longas
- Atmosfera, de Paulo Caldas (SP) – Première Mundial
- Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão (RJ) – Première Nacional
- Eu sou Maria, de Clara Linhart (RJ) – Première Mundial
- Iracemas, de Tuca Siqueira (PE) – Première Mundial
- Nada Será Como Antes, de Ana Rieper (RJ) – Première Mundial
- Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges (BA) – Première Mundial
- Termodielétrico, de Ana Costa Ribeiro, 72′ (RJ) – Première Mundial
- Tudo Que Você Podia Ser, de Ricardo Alves Jr (MG) – Première Mundial
Competição Curtas Novos Rumos
- A Alma das Coisas, de Douglas Soares e Felipe Herzog (RJ)
- As Miçangas, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor (DF)
- Castanho, de Adanilo (AM)
- Dependências, de Luísa Arraes (RJ)
- Erva de Gato, de Novíssimo Edgar (SP)
- Jaguanum, de Samuel Lobo (RJ)
- Queime Este Corpo, de Denis Cisma e Mauricio Bouzon (SP)
- Se Precisar de Algo, de Mariana Cobra (SP)
Premiere Brasil Retratos
Longas Retratos
- Aretha no Everest, de Roberta Estrela D’Alva e Tatiana Lohmann (RJ) – Première Mundial
- Dois Sertões, de Caio Resende e Fabiana Leite (BA) – Première Mundial
- Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria (RJ) – Première Mundial
- Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema, de Ivelise Ferreira e Aída Marques (RJ) – Première Nacional
- Peréio, Eu Te Odeio, de Tasso Dourado e Allan Sieber (RJ) – Première Mundial
- Rio da Dúvida, de Joel Pizzini (RJ) – Première Nacional
- Roberto Farias – Memórias de um Cineasta, de Marise Farias (RJ)
- Samuel Wainer, de Dario Menezes (RJ) – Première Mundial
Curtas Retratos
- A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza (RN)
- Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco, de Chico Serra (RJ)
- Celebrazione, de Luís Carlos Lacerda (RJ)
- Macaléia, de Rejane Zilles (RJ)
- Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades (RJ)
Premiere Brasil O Estado das Coisas
Longas O Estado das Coisas
- Aqui en la Frontera, de Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi (RR)
- Bye, Bye Amazônia, de Neville de Almeida (RJ)
- Corpos Invisíveis, de Quézia Lopes (RJ) – Première Mundial
- Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai (RJ)
- Rapacidade, de Julia de Simone e Ricardo Pretti (RJ)
- Rejeito, de Pedro de Filippis (SP)
- Toda Noite Estarei Lá, de Tati Franklin e Suellen Vasconcelos (ES)
Curtas O Estado das Coisas
- Quarta-Feira, de Bárbara Santos e João Pedro Prado (Brasil/Alemanha)
- Camorim, de Renan Barbosa Brandão (RJ)
- Por Favor Leiam Para Que Eu Descanse Em Paz, de Anna Costa e Silva e Nanda Félix (RJ)
- Yãmî Yah-Pá – Fim da Noite, de Vladimir Seixas (RJ)
Exibição Especial de Curtas
- Aquela Mulher, de Cristina Lago e Marina Erlanger (RJ)
- Ficção Suburbana, de Rossandra Leone (RJ)
- Helena de Guaratiba, de Karen Black (RJ)
- Noturna, de Gabriela Poester (RJ)
- O Chá de Alice, de Simone Spoladore (RJ)
Sessões Especiais
- Fala, Tu, de Guilherme Coelho (aniversário 20 anos)
- Quantos dias quantas noites, de Cacau Rhoden
Itinerários Únicos
- Egili – Rainha Retinta do Carnaval, de Carolina Reucker (RJ) – Première Mundial
- Mulheres Radicais, de Isabel Nascimento Silva (RJ) – Première Mundial
- Raoni, Uma Amizade Improvável, de Jean-Pierre Dutilleux (RJ) – Première Mundial
Coproduções com o Brasil
- Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno (Brasil/Argentina/Luxemburgo/Chile)
- Los de Abajo / Os de Baixo, de Alejandro Quiroga Guerra (Brasil/Argentina/Bolívia/Colômbia)
- Posto Avançado, de Edoardo Morabito (Brasil/Itália)
- Puan, de Benjamín Naishtat e María Alché (Brasil/ Argentina/França/Itália/Alemanha)
- Scab Vendor: The Life and Times of Jonathan Shaw, de Mariana Thomé, Lucas de Barros (Brasil/EUA)
- Somos Guardiões, de Edivan Guajajara, Chelsea Greene e Rob Grobman (Brasil/EUA)
- The Ballad of a Hustler (Sem Pátria), de Heitor Dhalia (Brasil/EUA)
- The Human Surge 3 (O Auge do Humano 3), de Eduardo “Teddy” Williams (Brasil /Taiwan/Argentina/Portugal/Holanda/Peru/Hong Kong/Sri Lanka)
- Nas Pegadas de Mengele, de Alejandro Venturini e Tomás de Leone (Brasil/Argentina)
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