• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘O Abutre’ vai além de crítica ao jornalismo sensacionalista

'O Abutre', longa-metragem de estreia de Dan Gilroy, é muito mais que uma corrosiva crítica ao jornalismo sensacionalista.

porPaulo Camargo
22 de dezembro de 2014
em Cinema
A A
Jake Gyllenhaal O Abutre

Jake Gyllenhaal em um desempenho corajosíssimo. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A leitura mais simplista que pode ser feita de O Abutre é que o intenso longa-metragem de estreia de Dan Gilroy é uma crítica corrosiva do jornalismo sensacionalista. Não deixa de sê-lo, mas o filme vai bem além do mero comentário sobre a atual banalização de violência nos veículos de comunicação de massa, que tudo fazem para conquistar audiência.

A potência de O Abutre, ao meu ver, vem muito mais da jornada delirante empreendida pelo protagonista, Lou Bloom (Jake Gyllenhaal, em um desempenho corajosíssimo), um sujeito à margem do (ilusório) “sonho americano”. Ele não mede esforços para conquistar fama, fortuna e reconhecimento.

As falas do personagem são um dos trunfos de O Abutre, assim como a intimidade com a qual a câmera se apropria da perspectiva alucinada do protagonista, nos tornando um pouco cúmplices de seus pecados.

Para isso, assume um papel parasitário, alimentando-se do mundo-cão, ao qual é patologicamente indiferente. Nele, enxerga a oportunidade de se descolar da invisibilidade, tornando-se um cinegrafista freelancer, que mercantiliza a tragédia alheia. Sobretudo se as vítimas forem brancas e mais abastadas.

O engenhoso roteiro de Gilroy (irmão do cineasta Tony Gilroy, de Conduta de Risco) aos poucos nos deixa penetrar na subjetividade alterada de Bloom, cuja obsessão por emergir do anonimato, e se tornar “um vencedor”, é traduzida em verborragia e petulância oportunista – as falas do personagem são um dos trunfos de O Abutre, assim como a intimidade com a qual a câmera se apropria da perspectiva alucinada do protagonista, nos tornando um pouco cúmplices de seus pecados.

Gyllenhaal, indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, e Rene Russo (ex-mulher de Gilroy fora das telas), no papel de uma editora de tevê decadente e sedenta por pontos de audiência, brilham em um filme original, vigoroso.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: bannerCinemaCríticaDan GilroyJake GyllenhaalNightcrawlerO AbutreOscarOscar 2015Rene RussoTony GilroyVideo

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.