• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Depressão protagoniza ‘Em um Pátio de Paris’

Entre o drama e a comédia, 'Em um Pátio de Paris' parece não se decidir por um gênero ou outro, e dependendo do espectador, isso pode ser um problema. Essa "indecisão", no entanto, parece ser a grande força do filme, o aproximando do paladar agridoce da vida real.

porPaulo Camargo
24 de abril de 2015
em Cinema
A A
Depressão protagoniza 'Em um Pátio de Paris'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Há um mérito inegável em um filme que consegue discutir um tema tão espinhoso quanto a depressão com delicadeza e humor, mas sem banalizá-lo. Em um Pátio de Paris, mais um bom filme que fez passagem relâmpago pelos cinemas de Curitiba, o diretor Pierre Salvadori (de Uma Doce Mentira), a doença, embora não seja dissecada, é peça fundamental da trama.  Está por trás do comportamento errático do protagonista, Antoine (Gustave Kervern), que abandona sua banda de rock em meio a uma apresentação. Sem dinheiro ou um teto para chamar de seu, ele acaba indo trabalhar como zelador em um prédio habitado por moradores tão pitorescos quanto ele próprio.

Nesse microcosmos da capital capital francesa, sintetizado no espaço do pátio do edifício, por onde todos passam com suas mazelas particulares, Antoine tenta lidar como pode com seu próprio drama, que o colocou à deriva.  Encontra como aliada Mathilde (Catherine Deneuve, esplêndida),  espécie de síndica do condomínio que também passa por uma crise psicológica e existencial. O surto é desencadeado por uma rachadura na parede de seu apartamento, espécie de metáfora para o estado em que se encontra sua vida, prestes a desabar como a de Antoine.

Em um Pátio de Paris, o diretor Pierre Salvadori (de Uma Doce Mentira), a depressão, embora não seja dissecada, é peça fundamental da trama.

Unidos pelo esgotamento mental que ambos enfrentam, Antoine e Mathilde desenvolvem uma amizade que, em certa medida, torna suas vidas mais toleráveis. Mas não assista ao longa de Salvadori se você está em busca de uma história redentora escapista. Fica aqui a dica.

Entre o drama e a comédia, Em um Pátio de Paris parece não se decidir por um gênero ou outro, e dependendo do espectador, isso pode ser um problema. Essa “indecisão”, no entanto, parece ser a grande força do filme, o aproximando do paladar agridoce da vida real. As grandes atuações Kervern e Deneuve fazem toda a diferença. Enquanto ele consegue personalizar com sutileza a imobilidade emocional do seu personagem, prisioneiro da depressão, a grande dama do cinema francês encara seu papel com enorme coragem e despojamento.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Catherine DeneuveCinemaCríticaCrítica de CinemadepressãoEm um Pátio de ParisGustave KervernParisPierre Salvadori

VEJA TAMBÉM

Imagem: Reprodução.
Cinema

Na 49ª Mostra Internacional de Cinema, São Paulo volta a ser capital mundial das imagens

15 de outubro de 2025
'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.
Cinema

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Imagem: Reprodução.

Na 49ª Mostra Internacional de Cinema, São Paulo volta a ser capital mundial das imagens

15 de outubro de 2025
Remake chega ao final na próxima sexta-feira. Imagem: TV Globo / Divulgação.

‘Vale Tudo’ é um reflexo embaçado do Brasil

15 de outubro de 2025
'O Último Episódio': angústia adolescente. Imagem: Filmes de Plástico / Divulgação.

‘O Último Episódio’ aposta na nostalgia para falar sobre as dores do crescimento

9 de outubro de 2025
Autor húngaro recebeu a premiação da Academia Sueca em 2025. Imagem: Niklas Elmehed / Reprodução.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

9 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.