• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘O Estranho Caso de Ezequiel’: entre o fantástico e o terror – Olhar de Cinema

Novo filme do cineasta cearense Guto Parente, 'O Estranho Caso de Ezequiel' o reafirma como um dos expoentes do cinema de gênero no Brasil.

porPaulo Camargo
11 de junho de 2016
em Cinema
A A
'O Estranho Caso de Ezequiel': entre o fantástico e o terror - Olhar de Cinema

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Ano passado, o cineasta cearense Guto Parente saiu da quarta edição do Olhar de Cinema com uma menção honrosa do júri, concedida a seu longa anterior, o sexto em sua carreira, com o intrigante A Misteriosa Morte de Pérola, rodado na França. Ele volta a Curitiba hoje, e à mostra competitiva do festival, com O Estranho Caso de Ezequiel, mais uma incursão no cinema fantástico, no qual ele também dialoga com o gênero terror, mas sempre de forma muito sutil, plástica.

Hábil na construção de atmosferas, Parente retorna ao território do invisível, da ameaça à espreita, mas que não se anuncia por completo e é sugerida ao poucos, envolvendo o espectador, e de certa forma manipulando sua percepção, o enredando. Essa é uma marca do cinema do diretor.

Desta vez seu protagonista é Ezequiel, um homem que, como Pérola, também está imerso na solidão, em uma quase alienação, que parece ser decorrência do esfacelamento de seu estado emocional: sua mulher morreu e a perda o tornou extremamente vulnerável. Esse estado nos faz duvidar de sua sanidade.

Hábil na construção de atmosferas, Parente retorna ao território do invisível, da ameaça à espreita, mas que não se anuncia por completo e é sugerida ao poucos, envolvendo o espectador aos poucos, de certa forma manipulando sua percepção, o enredando.

É por conta dessa instabilidade psicológica, que se materializa de forma surpreendente na estética muito original, e algo onírica dos filmes de Parente, que se estende da direção de arte à fotografia.

É sempre difícil estabelecer um limite entre o que é real e o que pode ser projeção da subjetividade do Ezequiel, vivido por um impressionante Euzébio Zloccowick. Seu desempenho é peça fundamental no filme, construído muito em torno de sua expressividade contida, e ambígua, em certa medida.

Há uma reviravolta na trama, que altera o rumo da vido do personagem. O que não pode de forma alguma ser revelado aqui, mas vale dizer que Parente, não está apenas a brincar com o destino de seu personagem central. Somos um pouco Ezequiel– o diretor sabe muito bem o que está fazendo. Seu filme é uma experiência estética.

O Estranho Caso de Ezequiel tem sua primeira exibição hoje, às 19h30, no Espaço Itaú.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaEuzébio ZloccowickGuto ParenteO Estranho Caso de EzequielOlhar de CinemaResenhaterror

VEJA TAMBÉM

Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.
Cinema

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Chris Sarandon vive um vampiro memorável em 'A Hora do Espanto'. Imagem: Columbia Pictures / Divulgação.
Cinema

‘A Hora do Espanto’ segue vivo como clássico do “terrir” dos anos 1980

26 de novembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Casal na vida real, Mary Steenburgen e Ted Danson fazem par romântico na nova temporada. Imagem: Dunshire Productions / Divulgação.

Nova temporada de ‘Um Espião Infiltrado’ aposta no conforto e perde o peso emocional

4 de dezembro de 2025
Músico trouxe a turnê do novo álbum ao Brasil em 2025. Imagem: Divulgação.

‘Hurry Up Tomorrow’ é a apoteose de um artista à beira do próprio mito

3 de dezembro de 2025
Iniciativa é a primeira novela vertical do grupo Globo. Imagem: Divulgação.

‘Tudo por uma Segunda Chance’ cabe no bolso, mas some da memória

3 de dezembro de 2025
Emma Stone retoma parceria com o cineasta grego em 'Bugonia'. Imagem: Focus Features / Divulgação.

‘Bugonia’ é desconfortável, áspero, excessivo, mas relevante

2 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.