• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: O ‘Homem-Carro’ e o passado de um homem que é a personificação de nosso futuro – Olhar de Cinema

O 'Homem-Carro', filme de Raquel Valadares exibido no Olhar de Cinema, e o passado de um homem que é a personificação de nosso futuro.

porAndy Jankowski
19 de junho de 2015
em Cinema
A A
O 'Homem-Carro' e o passado de um homem que é a personificação de nosso futuro

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

banner-patrocinio

Nesta graciosa obra de Raquel Valadares, temos a oportunidade de conhecer seu Anísio. Anísio Campos é um designer de carros responsável pela produção artesanal de mais de 15 automóveis dos anos 1960 a 1990. Este artista automobilístico, já por volta dos seus 80 anos, está ficando louco com a bagunça de seu apartamento, pois não sabe mais onde enfiar tantos arquivos que armazena desde o início de sua carreira, e sua filha, Raquel, diretora do filme, decide ajudá-lo a organizar e a jogar fora o que não tem mais valor. Inicia assim, uma jornada pelo passado desde senhor que, em meio a papéis amassados e desenhos antigos, revive seus tempos de glória.

Homem-Carro é o tipo de filme gostoso. Não há outra palavra que possa definir tão precisamente este documentário nostálgico. Colocar um homem que já nada esquecido perante fotos de sua juventude, de carros que fez com as próprias mãos, recortes de jornais e imagens dos próprios filhos pequenos, estimulam sua memória e sua necessidade de criar novamente.

Mais que uma obra de memórias pessoais, Homem-Carro é um filme sobre a relação de Raquel com seu pai.

Mais que uma obra de memórias pessoais, Homem-Carro é um filme sobre a relação de Raquel com seu pai. A admiração dela e a decisão de documentar a vida do homem que a criou é um retorno aos dias de garotinha, em que seu pai era seu herói (talvez nunca tenha deixado de sê-lo). Junto a seu Anísio, o espectador sente saudade de momentos que não viveu, faz uma viagem aos seus próprios dias de sonho e pais gigantes.

Como mencionado anteriormente, é gostosa a sensação de vida vivida que o filme passa. Sentimo-nos em casa, o apartamento de Anísio passa a ser nosso, a bagunça também começa a incomodar, queremos colocar todas aquelas histórias em ordem como um dia faremos com as nossas. A poesia está nas mãos firmes deste velhinho de pernas já um tanto desconjuntadas, que na hora de desenhar nunca erra as medidas… ou quase. Cabelinhos brancos, meiões, óculos de grau, manias e reclamações bobas sobre problemas facilmente resolvíveis, acompanhamos o passado de uma pessoa que é a personificação de nosso próprio futuro.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Anísio CamposCinemaCrítica de CinemaFestival Internacional de CuritibaHomem-CarroOlhar de CinemaOutros OlharesRaquel Valadares

VEJA TAMBÉM

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.
Cinema

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.
Cinema

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Brad Pitt está bastante confortável em cena. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘F1: O Filme’ acelera com estilo, mas nunca sai totalmente do piloto automático

1 de julho de 2025
A escritora francesa Anne Pauly. Imagem:  Édition Verdier / Divulgação.

‘Antes Que Eu Esqueça’ traz uma abordagem leve e tocante sobre o luto

30 de junho de 2025
Jon Hamm volta à boa forma com Coop. Imagem: Apple TV+ / Divulgação.

‘Seus Amigos e Vizinhos’ trata o privilégio com cinismo e humor ácido

30 de junho de 2025
Longa de Babenco foi indicado em quatro categorias no Oscar, levando a de melhor ator. Imagem: HB Filmes / Divulgação.

‘O Beijo da Mulher Aranha’, de Hector Babenco, completa 40 anos como marco do cinema latino-americano

27 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.