• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

O texto de Shakespeare é o protagonista em ‘Macbeth: Ambição e Guerra’

'Macbeth - Ambição e Guerra', de Justin Kurzel, é visualmente sombrio e coloca a ação a serviço dos diálogos da peça teatral que o inspirou.

porPaulo Camargo
24 de dezembro de 2015
em Cinema
A A
O texto de Shakespeare é o protagonista em 'Macbeth: Ambição e Guerra'

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O cinema, desde que começou a falar, no fim da década de 1920, sempre buscou inspiração na obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, universal e atemporal. Por isso, as adaptações de seus textos para a tela grande, além de muitas, são diversas em todos os aspectos, menos ou mais fiéis aos originais.

O cineasta australiano Justin Kurzel, em sua versão de Macbeth, que estreou hoje nos cinemas brasileiros, optou por um caminho corajoso: colocar todas as possibilidades que o cinema dispõe a serviço da tragédia de Shakespeare, centrada na busca desenfreada do protagonista e de sua esposa pelo poder, mantendo no centro nervoso de seu filme o precioso texto do bardo.

Para isso, escalou para os papéis centrais o teuto-britânico Michael Fassbender (de Shame) e a francesa Marion Cotillard (de Piaf – Hino ao Amor), atores consagrados, mas sobretudo equipados para enfrentar o desafio.

A versão de Kursel, no Brasil intitulada Macbeth – Ambição e Guerra, é corajosa, porque não procura facilitar a experiência do espectador, adaptando demais, ou simplificando o texto original. Visualmente, o filme materializa a atmosfera sombria, soturna até, do texto shakespeariano, por meio de um tratamento que reforça esse clima sem o intuito de buscar o belo mais óbvio, o que seja agradável aos olhos. Opta por cores escuras, pelas sombras, por uma direção de arte nada suntuosa, dando à trama e aos diálogos a ambientação necessária para que assumam o protagonismo. A ação está a serviço do texto, e não o contrário, como costuma ocorrer em boa parte das adaptações mais recentes de peças de Shakespeare.

A ação está a serviço do texto, e não o contrário, como costuma ocorrer em boa parte das adaptações mais recentes de peças de Shakespeare.

Essa opção, sem dúvida ousada, pode se tornar árida demais para o espetador desavisado que for ao cinema em busca de uma história medieval, aos moldes da série Game of Thrones, com o qual Macbeth tem várias conexões temáticas e históricas, ainda que a super popular obra de George R. R. Martin se utilize de referências medievais para recriá-los em um espaço-tempo drástico, não realista.

Com 41 anos, Kurzel, que não possui uma obra muito extensa, mostra-se destemido. Macbeth já foi levado ao cinema por mestres como Orson Welles (1948), Akira Kurosawa (em Trono Manchado de Sangue, de 1957), Roman Polanski (1971), e ele não parece intimidado. Aproxima-se da obra com rigor e vigor.

E a experiência com Fassbender e Cotillard deu tão certo que ele os convidou para estrelar seu próximo filme, Assassin’s Creed, baseado no videogame homônimo.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaJustin KurzelMacbethMarion CotillardMichael FassbenderTeatrotragédiaWilliam Shakespeare

VEJA TAMBÉM

Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.
Cinema

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Espaço antigo da Cinemateca de Curitiba, hoje Casa da Memória. Imagem: Marcos Campos / Acervo Casa da Memória / DPC / FCC / Reprodução.
Cinema

A Cinemateca de Curitiba e os filmes que nunca terminam

28 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.