• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Os Pássaros Estão Distraídos’: a estagnação do espaço fílmico – Olhar de Cinema

'Os Pássaros Estão Distraídos', filme de João Torres e Diogo Oliveira, é uma história sobre o tempo que não passa dentro de uma casa.

porAline Vaz
11 de junho de 2016
em Cinema
A A
'Os Pássaros Estão Distraídos': a estagnação do espaço fílmico - Olhar de Cinema

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O longa Os Pássaros Estão Distraídos, filme de João Torres e Diogo Oliveira, é uma história sobre o tempo que não passa dentro de uma casa, um tempo anacrônico que será rompido, a mudança será necessária e o morador mais antigo da casa, o pai da família, sofre com a espera da partida.

O filme é uma realização autobiográfica do diretor Diogo Oliveira, que teve sua infância vivida neste espaço que agora se faz cinematográfico. Filmam-se de maneira sutil os conflitos que existem entre o filho e o pai. Diogo já não vive mais nesta casa, mas tem seu retorno no momento da fratura do tempo e do espaço. Ele volta para ajudar na mudança, na mesma casa vivem mundos diferentes, movimentam-se de maneira diversa, enquanto Diogo dança Madonna, José Mauro movimenta-se lentamente, quase não sai da cama.

Esta casa que está prestes a acabar, acolhe uma família que é sustentada pela empregada doméstica. Hilda, que mais parece a mãe da casa, mantém a rotina, cria o elo entre Diogo e José Mauro, é mais dona da casa do que qualquer outro; é a mais necessária e a mais querida por todos.

Apesar dos pressupostos à primeira vista serem instigantes, no filme nada acontece, mesmo que intencionalmente.

Apesar dos pressupostos à primeira vista serem instigantes, no filme nada acontece, mesmo que intencionalmente, o tédio se torna filmável, mas não se torna reflexivo, é o tédio pelo tédio, tornando-se desagradável e, de fato, entediante. O movimento circular da câmera, na intenção de mostrar corpos estáveis, de início pode parecer uma boa escolha estética, mas seu uso exaustivo faz com que se torne cansativo e angustiante.

Os pássaros estão distraídos é um filme sobre barreiras construídas pelas paredes e objetos imóveis da casa, tornando o filme também imóvel, o elo que não existe entre as coisas da casa também não existe entre o olhar da câmera e o espectador. A câmera que parece buscar um olhar reflexivo das coisas, apenas mostra essas coisas.

Os Pássaros Estão Distraídos tem mais uma exibição, hoje, às 21h30, no Espaço Itaú.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCrítica de CinemaDiogo OliveiraJoão TorresOlhar de CinemaOs pássaros estão distraídosOutros OlharesResenha

VEJA TAMBÉM

Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.
Cinema

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Espaço antigo da Cinemateca de Curitiba, hoje Casa da Memória. Imagem: Marcos Campos / Acervo Casa da Memória / DPC / FCC / Reprodução.
Cinema

A Cinemateca de Curitiba e os filmes que nunca terminam

28 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Retrato da edição 2024 da FIMS. Imagem: Oruê Brasileiro.

Feira Internacional da Música do Sul impulsiona a profissionalização musical na região e no país

4 de junho de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.