• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

Crítica: ‘Prison System 4614’: homens enclausurados em suas insatisfações diárias – Olhar de Cinema

Em 'Prison System 4614', o diretor, roteirista e produtor Jan Soldat, faz um retrato documental, sobre uma prisão autoconstruída.

porAline Vaz
12 de junho de 2015
em Cinema
A A
'Prison System 4614': homens enclausurados em suas insatisfações diárias

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

banner-patrocinio

O que você faz quando quer se desligar? Alguns procuram um novo lugar para conhecer, férias no exterior, alguns preferem a praia, outros o campo. Em Prison System 4614 (Sistema Prisional 4614), o diretor, roteirista e produtor Jan Soldat, faz um retrato documental, sobre uma prisão autoconstruída, em que homens podem ser encarcerados e torturados voluntariamente. O homem submetido à tortura diz que uma vez por ano vai à prisão para esquecer a vida difícil. O chefe que tortura diz que esses homens passam por um período de férias da rotina diária.

Nenhum preso é obrigado a estar nesse local, é uma escolha, um fetiche. Os encarcerados sentem-se excitados quando apanham, são algemados e impostos a provas de dor e sacrifício. Após o gozo, tornam-se vulneráveis e logo pedem para deixar a prisão.

Para alguns um jogo, para outros uma punição. Para nós o choque de uma dita realidade que não impõe limites para a dor.

Exibido na 4ª edição do Festival Internacional de Curitiba – Olhar de Cinema, compondo a mostra Outros Olhares, o documentário expulsou alguns espectadores da sala de exibição e manteve a atenção de outros. Mas certamente, antes de encontrar a simples resposta, ‘é um fetiche’, é possível que muitos tenham indagado: afinal, quem são esses homens? Quando suas vidas tornaram-se mais dolorosas do que a tortura física? É preciso sentir tanta dor, colocar-se em posição de submissão, para sentir prazer na vida, que fora dessa prisão é tão difícil?

Para alguns um jogo, para outros uma punição. Para nós o choque de uma dita realidade que não impõe limites para a dor. E de qual dor falamos? Qual prazer buscamos?

Com uma câmera parada que não coloca o espectador como participante da mise en scène, mas como observador, que se coloca em posição de privilégio, apequenando o sujeito na tela como aquele de quem se fala e a quem se vê, o olhar dá a sentença: Prison System 4614 representa homens e seus prazeres, oprimidos pelas grades de uma sociedade que tortura indivíduos em suas rotinas diárias.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CríticaCrítica de CinemaFestival Internacional de CuritibaJan SoldatOlhar de CinemaPrison System 4614

VEJA TAMBÉM

Um dos registros de 'One to One: John & Yoko'. Imagem: Mercury Studios / Divulgação.
Cinema

‘One To One’ revela detalhes do engajamento político de John Lennon e Yoko Ono

9 de março de 2026
Josh O'Connor e Paul Mescal dão vida aos personagens da história criada por Ben Shattuck. Imagem: Film4 / Divulgação.
Cinema

‘A História do Som’ transforma silêncio e música em gesto de amor contido

3 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
'(Um) Ensaio sobre a Cegueira' na montagem do Grupo Galpão. Imagem: Maringas Maciel.

Crítica: ‘(Um) Ensaio sobre a Cegueira’: Quando a cegueira atravessa a porta do teatro – Festival de Curitiba

2 de abril de 2026
Gioavana Soar e Fabíula Passini falam com exclusividade à Escotilha. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Festival de Curitiba reforça papel para além do palco e aposta em memória, abertura e acessibilidade

1 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.